Pular para o conteúdo principal

Hospital Universitário Antônio Pedro precisa de doadoras de leite

A amamentação é o primeiro passo para a vida saudável de um bebê. Porém, nem todas as mães conseguem realizar essa importante atividade e, por isso, elas necessitam de doações voluntárias de leite humano. De acordo com dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite, no Rio de Janeiro há 22 locais que oferecem o serviço.   
Uma opção viável para quem quer ajudar e reside no Leste Fluminense, é o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), em Niterói. Segundo a coordenadora de Assuntos Externos do Huap, Bertilla Ricker, o Banco de Leite Humano da unidade precisa de doações urgentes. 
“Neste momento necessitamos repor os estoques de leite humano, pois estamos com arrecadação de menos da metade que comumente receberíamos neste período do ano. Precisamos de doadoras de leite humano”, relata. 
Ainda de acordo com Bertilla, o leite humano doado passa por um processo de controle de qualidade, visando proteger a saúde dos recém-nascidos. 
“O leite quando chega ao BLH, doado, ele passa por um processo de controle de qualidade e pasteurização para depois ser distribuído. O leite humano é o melhor alimento e o mais completo para atendimento das necessidades dos recém-nascidos, principalmente os prematuros que precisam de proteção imunológica”, ressalta.
A doação do leite humano é de suma importância para atender à demanda dos bebês prematuros que são tratados na UTI Neonatal. Esse é o caso de Lucélia Santos, de 36 anos, que iniciou o processo de doação para a sua filha recém-nascida.
“Comecei porque a minha filha está na UTI Neonatal. Eu faço a doação de leite para a minha filha”, disse.
No Huap, os profissionais avaliam alguns exames do último trimestre da gestação e orientam como fazer a coleta e armazenamento. A partir disso, a unidade oferece o material para a coleta de leite humano e, posteriormente, recolhimento do leite congelado.  
Cadastro - Segundo Bertilla, é simples de realizar a doação ao Banco de Leite. Basta a voluntária entrar em contato com o Huap.
“Geralmente, a voluntária telefona para o Banco de Leite Humano e nós agendamos uma visita à casa dela e realizamos o cadastro”, explica.
Interessadas em agendar uma visita podem entrar em contato pelo telefone (21) 2629-9234. Ou, quem preferir, pode visitar pessoalmente, o endereço do BLH do Huap, na Avenida Marquês do Paraná, 303, Centro, Niterói. O atendimento acontece diariamente das 8h às 17h.
Fonte: O Fluminense

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada