Pular para o conteúdo principal

Conheça detalhes do transtorno de Asperger, que afeta Benê de ‘Malhação’

A personagem Benê (Daphne Bozaski), de “Malhação”, contou ao seu pai, na última sexta-feira, que tem Aspenger. O transtorno é um tipo leve de autismo e suas principais características não estão ligadas ao comprometimento das habilidades cognitivas e comunicacionais. O problema aparece mais na dificuldade de interagir socialmente.
— Muitas vezes, o diagnóstico só é dado quando a criança tem entre 7 e 11 anos. É que, antes disso, dificilmente alguém observa comportamentos de tendência ao isolamento e interesses repetitivos. É diferente do autismo clássico, que é descoberto entre 3 e 5 anos — explica Clay Brites, pediatra e neurologista infantil do Instituto NeuroSaber.
Os sintomas de Asperger ficam mais evidentes na fase escolar, quando a criança apresenta dificuldades para criar amizades. Mas, quem sofre do transtorno possui um alto grau de inteligência e sempre explica o que sabe com riqueza de detalhes, sendo visto como um “pequeno professor”.
Durante a temporada da novelinha, que está chegando ao fim, Benê chorava e corria para debaixo da cama todas as vezes que aconteciam situações com as quais ela não sabia lidar. Ter crises de ansiedade diante da dificuldade de interações sociais é recorrente para quem tem Asperger.
— Nesses casos, os pais devem deixar seu filho chorar, ficar no canto dele. Quando a criança se acalmar, devem conversar tranquilamente, perguntar o que aconteceu e se oferecer para ajudar — orienta Clay. — Quem tem Asperger precisa de ajuda, mas não sabe pedir ajuda.
Tratamento deve ser feito com psicólogo
Estabelecer amizades é muito importante para quem tem Asperger. De acordo com o neurologista, essa é uma troca muito benéfica, já que é com o amigo que o Asperger vai treinar suas habilidades sociais.
Apesar de não ter cura, Asperger tem tratamento. Diferentemente do autismo severo — que necessita de uma equipe multidisciplinar para tratar não apenas as questões sociais, mas também de comunicação — quem tem esse transtorno precisa se consultar com psicólogos.
— Com autistas leves pode ser feita uma terapia que com foco comportamental. Isto já vai ser o suficiente para trabalhar o treinamento de habilidades sociais — explica Ellen Moraes Senra, psicóloga e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.
Segundo Ellen, muitos pacientes com Asperger são inicialmente diagnosticados, equivocadamente, com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
— É importante não aceitar o primeiro diagnóstico e fazer uma investigação mais profunda — aconselha.

Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial