Pular para o conteúdo principal

Estudo mostra que aumentaram os casos de AVC em pessoas com menos de 45 anos

O número de casos de acidente vascular cerebral (AVC) aumentou entre os mais jovens nos últimos anos. Um estudo realizado em Joinville, Santa Catarina, mostra que, de 2005 a 2015, os casos em pessoas com menos de 45 anos cresceram 62%. Neste período, o grupo de pesquisadores registrou quase 2.500 ocorrências das quais 7,5% aconteceram em pessoas nesta faixa etária. Para Norberto Cabral, professor do departamento de medicina da Univille e responsável pelo estudo, a causa desta mudança pode ser a alimentação:
— Uma das explicações pode ser a obesidade. No mundo inteiro as pessoas morrem mais por excesso de comida do que pela falta dela — afirmou o neurologista.
Outros fatores como ter colesterol alto, doenças cardiovasculares (arritmia ou pressão alta), diabetes, ser sedentário, fumar e beber em excesso podem também aumentar as chances de ocorrer um AVC. Por isso, destes aspectos da saúde é fundamental para evitar que o problema aconteça.
Existem dois tipos de AVC, o isquêmico — quando ocorre um entupimento da artéria que leva sangue para o cérebro — que é o mais comum, e o hemorrágico — quando a artéria se rompe e extravasa sangue para o cérebro. Os dois casos apresentam sintomas característicos (veja abaixo).
— É importante identificar os sintomas e levar o paciente o mais rápido possível para um hospital — alerta André Gustavo Lima, membro do Departamento Cientifica de Acidente Vascular Cerebral da Academia Brasileira de Neurologia.
O tempo é fundamental para evitar a morte ou sequelas muito graves ao paciente. Quando o sangue, que contém nutrientes e oxigênio, não chega a determinadas áreas do cérebro, os neurônios começam a perder suas funções provocando, por exemplo, perdas de movimentos.
Sintomas
Enfraquecimento ou paralisia do rosto, braço ou perna de apenas um lado do corpo e de forma abrupta
Dificuldade para falar ou entender frases simples
Perda do campo de visão ou tontura com visão dupla
Dor de cabeça forte e abrupta
Teste rápido
Peça para a pessoa que está com sintomas de AVC sorrir, levantar os braços e falar um frase simples. Caso ela não consiga realizar uma destas tarefas, leve-a imediatamente a uma emergência
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial