Pular para o conteúdo principal

O sarampo está de volta no Brasil?


Vacina contra sarampo são aplicadas em venezuelanos que vivem em Boa Vista após caso confirmado da doença Sarampo, Caxumba, Rubéola, Difteria, Tétano e Coqueluche não são doenças frequentemente incidentes nos nossos dias. Médicos formados há pouco tempo muito provavelmente nunca examinaram crianças com um destes diagnósticos. Ainda bem! Isso significa que nossa cobertura vacinal está eficiente e abrangente. Todas estas doenças são prevenidas por vacinas que estão contidas no Calendário Nacional de Imunizações.

A varíola foi a primeira doença erradicada do mundo, graças à vacina. O vírus que a transmite não circula mais. Existe apenas em laboratórios autorizados, ultra específicos, cercados de toda a segurança, para que possam ser utilizados em casos excepcionais. A poliomielite segue firme em seu caminho para erradicação e está quase extinta do planeta. A vacina Sabin teve um papel central e decisivo neste processo.

Conseguimos, aqui no Brasil, uma excelente cobertura vacinal contra o sarampo. Para que se tenha uma ideia, desde 2001 não temos registro de sarampo autóctone, isto é, adquirido dentro de nosso país. Em 2016 a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) conferiu ao Brasil o certificado de eliminação do sarampo. Isso é motivo para comemoração.

No entanto, nas últimas semanas, em Roraima, reportou-se o caso de um bebê venezuelano, de 7 meses, que foi diagnosticado com sarampo. Há outras pessoas com suspeita e que ainda estão em investigação. Importante salientar que estes casos foram importados e não adquiridos aqui no Brasil. Imediatamente iniciou-se na região um mutirão de vacinas, para bloquear a transmissão do vírus.

No dia 19 de fevereiro a Organização Mundial de Saúde (OMS) constatou que, de 2016 para 2017, o número de casos de sarampo quadruplicou na Europa. Foram exatos 21315 casos diagnosticados, com 35 óbitos. Muito certamente este aumento do número de casos deveu-se à diminuição da cobertura vacinal.

O sarampo é uma doença de alta contagiosidade e potencialmente grave. Pode evoluir para complicações, principalmente em crianças. A pneumonia causada pelo sarampo não tem tratamento específico. Outra complicação grave é denominada panencefalite esclerosante sub aguda, que frequentemente leva ao óbito.

O sarampo não está de volta no Brasil. No entanto, o vírus do sarampo segue pelo mundo. Não está extinto. Pessoas viajam e transitam por todos os cantos mais remotos. Por isso, mesmo que o sarampo não seja uma doença do cotidiano, comum a muitos, é preciso vacinar. Não se pode descuidar.

As vacinas podem ser consideradas como um dos grandes avanços da ciência. Salvam milhares de vidas e evitam sequelas perenes como a poliomielite, por exemplo. Manter a cobertura vacinal alta é dever de todas as autoridades de saúde e de todos nós, em todas as faixas de idade: crianças, adolescentes, adultos e idosos devem estar com as respectivas vacinas em dia.

Fonte: G1

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial