Pular para o conteúdo principal

Diagnóstico de câncer infantil aumentou 13% em vinte anos; conheça os sintomas

O câncer afeta pessoas em qualquer idade. Nos últimos 20 anos, por exemplo, o diagnóstico da doença aumentou 13% em crianças menores de 14 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para Sérgio Perlamagna, oncologista pediátrico da Central Clinic, clínica do Grupo Oncologia D’Or, isso ocorreu porque os pediatras passaram a considerar alguns sintomas (veja abaixo) como sinais de um possível câncer em seus pequenos pacientes.
Levar uma vida saudável, se alimentando bem e praticando atividades físicas, diminui as chances de os adultos desenvolverem o mal, mas crianças não possuem a mesma alternativa. Por isso, os pais devem ficar atentos aos sintomas, pois o diagnóstico precoce eleva a possibilidade de cura.
— A melhor prevenção ainda é conhecer e ficar atento aos sinais precoces da doença, diferentemente do câncer do adulto, não se conhece os fatores desencadeantes, o que não permite medidas de prevenção eficazes. A detecção precoce é capaz de aumentar as chances de cura em até 75% — diz Sérgio.
Como muitos dos sinais se assemelham aos de doenças comuns e benignas na infância, às vezes, apenas um especialista será capaz de diferenciá-los.
Agressivo e de rápida progressão
O câncer infantil, em geral é agressivo, de rápida progressão na maioria dos casos. Por isso, levar a criança regularmente ao pediatra ou assim que apresentarem possíveis sinais da doença é necessário.
— Nem sempre é possível diagnosticar a doença em apenas uma consulta, então esse acompanhamento é indispensável — afirma a coordenadora pediátrica do Quinta D’Or, Elza Matos.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), os tipos de câncer mais comuns na infância são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), tumores no sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático). Além deles, também tem grande incidência o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico), o tumor de Wilms (tipo de tumor renal), a retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), o tumor germinativo (das células que vão dar origem aos ovários ou aos testículos), o osteossarcoma (tumor ósseo) e os sarcomas (tumores de partes moles).
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

Outubro Rosa

O mês de outubro está acabando, mas a luta continua! Amanhã é o último dia do Outubro Rosa e você também pode ajudar vestindo-se de rosa no dia 28/10/11. Este foi o mês para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença. O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. A marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na França. No

COREMU 2012

Concurso de seleção para residência multiprofissional Período de inscrições: 17/10/2011 a 24/10/2011 Data da prova: 06/11/2011 ESPECIALIDADES   NÚMERO DE VAGAS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENFERMAGEM FARMÁCIA EDUCAÇÃO FÍSICA ATENÇÃO EM SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA 03 02 03 ATENÇÃO EM ONCOLOGIA 04 02 01 ATENÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA 04 01 02 Site do curso: http://www.coseac.uff.br/coremus.htm COSEAC - tel: (21)2629-2805 ou (21)2629-2806 COREMU - tel: (21)2629-9330 ou (21)2629-9414 ou (21)2629-9415

Você sabia?