Pular para o conteúdo principal

Dislexia: dificuldade de aprender pode não ser preguiça das crianças



A dificuldade em ler, escrever e copiar do quadro pode não ser sinal de que seu filho tem preguiça de estudar. Esses são alguns sintomas da dislexia, transtorno de natureza neurobiológica que leva crianças inteligentes a não conseguirem ter a desenvoltura normal nessas habilidades quando comparadas a colegas de sua idade e seu nível de escolaridade.
— Essas pessoas, desde muito pequenas, apresentam atrasos de fala, problemas para lembrar e identificar letras e palavras. Evoluem, mesmo em boas condições escolares, com atrasos no vocabulário, na soletração e na memorização de processos verbais. Elas apresentam também dificuldades psicomotoras e espaciais — explica Clay Brites, pediatra e neurologista infantil do Instituto NeuroSaber.
O transtorno é identificado quando a família ou a escola observa os sintomas apresentados pelas crianças. Os sinais normalmente aparecem nas fases pré-escolar e escolar, mas nada impede que eles sejam observados antes dos 6 anos.
— O diagnóstico é multidisciplinar, feito por um grupo composto de psicólogos, pedagogos e médicos. O transtorno é identificado clinicamente, ou seja, não existe um exame que aponte uma alteração no cérebro ou um marcador biológico — afirma a psicopedagoga Luciana Brites.
De acordo com os especialistas, o tratamento é multidisciplinar e deve envolver suporte fonoaudiológico, psicológico e psicopedagógico, além de adoção de estratégias diferenciadas na escola, com modificações na didática, nas avaliações e na forma com que a criança precisa lidar para compreender conteúdos.
— Os professores devem conhecer profundamente a dislexia e tomar medidas adequadas de acordo com as características da criança e da disciplina que ministra. Nos primeiros anos de vida, devem ser adotadas intervenções de remediação e de correção de atrasos de linguagem fonológica — diz Clay.
Reconheça os sintomas
Alguns sinais na pré-escola
Dispersão
Fraco desenvolvimento da atenção
Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem
Dificuldade de aprender rimas e canções
Fraco desenvolvimento da coordenação motora
Dificuldade com quebra-cabeças
Falta de interesse por livros impressos
Alguns sinais na idade escolar
Dificuldade na aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita
Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras)
Desatenção e dispersão
Dificuldade em copiar de livros e do quadro da sala de aula
Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.)
Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences
Confusão para nomear entre esquerda e direita
Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc
Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas
Fonte: Associação Brasileira de Dislexia
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada