Pular para o conteúdo principal

Entenda o que é cateterismo, procedimento ao qual Galvão Bueno foi submetido

O narrador da Rede Globo Galvão Bueno

O narrador Galvão Bueno sentiu um mal-estar na manhã desta quinta-feira e foi submetido a um cateterismo. O procedimento foi realizado em Lima, no Peru, onde ele narraria a final da Libertadores entre Flamengo e River Plate , no próximo sábado, às 17h. Os médicos que o atenderam afirmaram que, apesar ter dado entrada no hospital com sintomas de enfarte, não foi encontrada nenhuma obstrução nas artérias e por isso não foi preciso colocar um stent (um tubo perfurado feito de aço inoxidável).
cateterismo é um exame que pode ser eletivo — para pesquisar obstruções nas artérias e avaliar o funcionamento do coração — ou de emergência — quando, no diagnóstico, observa-se uma obstrução de mais de 80% do vaso sanguíneo e é preciso colocar um stent.
— A obstrução ocorre porque uma placa de gordura se rompe. Ao tentar cicatrizar, forma-se um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo — explica Fernando Bassan, presidente do Departamento de Doença Coronária da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro.
O acúmulo de placas de gordura nas artérias do corpo é caracterizado como aterosclerose. Os principais fatores de risco para esta condição são hipertensão, sedentarismo, colesterol alto, tabagismo e histórico familiar.
No cateterismo uma artéria é pulsada nos braços ou nas pernas, e um cateter é passado por ela até chegar à artéria do coração. As imagens de dentro do vaso sanguíneo são geradas por um aparelho semelhante ao de raio-X somado ao uso de contraste iodado. Pessoas que apresentem algum tipo de alergia a iodo precisam passar por uma preparação antes de serem submetidos ao exame, como uma maneira de evitar uma possível reação alérgica durante o procedimento.
É por meio das imagens que o diagnóstico é feito. O procedimento dura até uma hora, dependendo das obstruções encontradas no paciente.
— Quando não é preciso desobstruir nenhuma artéria, o paciente faz o exame e sai no mesmo dia do hospital. Se o procedimento for feito pelo pulso, é colocado um curativo de pressão e o paciente sai uma hora depois. Caso seja feito pela virilha, é preciso esperar de quatro a seis horas antes de receber alta — afirma Cyro Rodrigues, cardiologista e coordenador do setor de Hemodinâmica do Hospital São Vicente de Paulo.
Nos casos em que o paciente é submetido a uma desobstrução arterial, é preciso ficar internado para observação durante um período de três a cinco dias. Após uma desobstrução da artéria do coração, o paciente precisa manter o repouso e evitar esforços, estresse e fortes emoções.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada