Pular para o conteúdo principal

Intolerância à lactose: entenda o que é, os sintomas e como tratar

 

Jarra e copo de leite

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com intolerância à lactose circunstancial. A informação foi dada pela coluna Retratos da Vida, do EXTRA. Por conta disso, ele vai precisar adaptar sua dieta. A intolerância à lactose é a incapacidade do organismo de digerir a lactose — o açúcar do leite presente no líquido e em seus derivados.

Esse problema pode ter origem genética — a criança nasce com deficiência na produção da lactase, enzima responsável por transformar a lactose em carboidratos menores para a melhor digestão — ou então ser circunstancial, ou seja, surgir ao longo da vida devido à diminuição na produção da lactase em consequência de doenças intestinais ou do envelhecimento.

O presidente Lula tem 77 anos.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, por exemplo, pode ser um fator que aumenta o risco de inflamações intestinais que prejudicam a absorção de nutrientes e a produção de lactase para a digestão de lactose.

Os principais sintomas da intolerância à lactose são:

  • Diarreia;
  • Dor abdominal;
  • Distensão abdominal;
  • Cólica;
  • Gases;
  • Náuseas
Os sintomas podem levar de alguns minutos até muitas horas para aparecer.

A intolerância à lactose não é uma doença, mas uma carência do organismo que pode ser controlada com dieta e medicamentos, segundo o Ministério da Saúde. Pode-se fazer o uso de cápsulas de lactase para ajudar na digestão.

No entanto, o ideal é mudar os hábitos alimentares, evitando o consumo de leite de vaca e seus derivados (queijos, iogurtes, requeijão). Recomenda-se também evitar o consumo de açúcar e bebidas alcoólicas, pois estas substâncias favorecem a inflamação do intestino, prejudicando a digestão da lactose.

O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue e análise dos sintomas do paciente. O tratamento ajuda a evitar o surgimento dos sintomas, que apesar de não serem graves, são desconfortáveis.

A intolerância à lactose afeta 70% da população mundial em algum grau, aponta um levantamento do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH).

Um estudo brasileiro conduzido pelo Departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná descobriu que uma variação genética presente em populações negras aumenta a propensão desse grupo de pessoas a desenvolver uma intolerância à lactose. O trabalho foi publicado na revista científica Frontiers in Genetics.

Os pesquisadores avaliaram em 25 populações de 12 países latino-americanos, com ênfase em negros e quilombolas, a presença do alelo (parte do gene que dá as coordenadas) responsável pela persistência da lactase — enzima essencial para a digestão do leite e derivados.

A ausência dessa enzima, que já é alta entre os povos latino-americanos, se mostrou ainda mais sensível nas populações negras e quilombolas, segundo o estudo.

Intolerância x alergia

Não se deve confundir intolerância com alergia à lactose. Segundo o Ministério da Saúde, a alergia é uma reação imunológica adversa às proteínas do leite, que se manifesta após a ingestão de uma porção, por menor que seja, de leite ou derivados. A mais comum é a alergia ao leite de vaca, que pode provocar alterações no intestino, na pele e no sistema respiratório (tosse e bronquite, por exemplo).

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar de serviç

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/