Pular para o conteúdo principal

Novo prédio do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer é inaugurado


Na presença do governador e do secretário de saúde, novo prédio do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer é inaugurado - Luis Alvarenga/Governo do Estado
Foram inauguradas, neste sábado (18), as novas instalações do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN), no Centro do Rio. Única unidade pública especializada em neurocirurgia do país, o IECPN passou por intervenções que ampliaram e modernizaram o espaço.

O evento contou com a presença do governador Cláudio Castro, do secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, e do diretor da unidade, Paulo Niemeyer.

"É uma grande entrega não só para o estado do Rio de Janeiro, mas também para o Brasil inteiro. É uma unidade única no país, que conta com o trabalho formidável de uma equipe altamente capacitada, comandada pelo Dr. Paulo Niemeyer. Um hospital com padrão internacional de qualidade e atendimento especializado. É um orgulho para o nosso estado e para todos os fluminenses", afirmou o governador Cláudio Castro.

A obra inclui uma nova UTI pediátrica, enfermarias, ginásio de reabilitação com uma casa funcional, brinquedoteca, além de equipamentos de ponta no atendimento de neurocirurgia.

"Esta ampliação vai possibilitar dobrar a capacidade de cirurgias para atender a população do estado do Rio de Janeiro. É um equipamento de excelência e temos o desafio de trazer toda a rede de saúde do estado para o padrão deste instituto. O novo Instituto Estadual do Cérebro vai salvar milhares de vidas. Vamos ter um atendimento diferenciado, com a reabilitação, e com acesso aos melhores equipamentos de neurocirurgia do mundo. Temos também aqui uma das melhores equipes de pesquisa, atendimento e inovação do mundo", disse o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.

Após as mudanças, foram abertos 49 novos leitos de enfermaria (39 leitos adultos e 10 pediátricos) e mais dez leitos de CTI infantil (3 neonatais e 7 pediátricos). Eles se somam aos 44 leitos de UTI adulto já existentes. O novo edifício de seis andares foi interligado ao antigo prédio.

Criado em 2013, o IECPN é referência internacional em neurocirurgia de alta complexidade e atende exclusivamente a pacientes do SUS. Em nove anos de existência, a unidade realizou mais de 11 mil atendimentos, 9 mil cirurgias e 95 mil exames.

"O Instituto faz aproximadamente 120 cirurgias cerebrais por mês. A expectativa é que consigamos realizar 240 por mês, o que daria mais de 2 mil cirurgias anuais. São cirurgias eletivas, programadas, de casos complexos. Com esse aumento, vamos também ampliar os diagnósticos. Vamos aumentar o escopo do instituto, mas sempre voltados para doenças mais complexas, que são mais difíceis de serem referenciadas", explicou Paulo Niemeyer.

Os equipamentos médicos do IECPN são de última geração. Desde abril de 2022, o instituto conta com um eletroencefalógrafo 24 horas para mapeamento cerebral de pacientes com diagnóstico de epilepsia. O aparelho, que filma em HD, é o modelo mais atualizado do mercado.

O Gamma Knife, aparelho que realiza radiocirurgias no cérebro com extrema precisão e sem necessidade de incisões, recebeu uma atualização de ponta. Com o upgrade, o equipamento, que realiza em média 22 cirurgias por mês, passou a fazer o tratamento de várias doenças até então não atendidas. No Brasil, existem quatro equipamentos Gamma Knife, e o IECPN é o único hospital público do país a possuir um. Além disso, é o hospital que faz o maior número de procedimentos com essa máquina.

O IECPN atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e é a única unidade do país voltada ao tratamento de doenças neurocirúrgicas, como tumores, doenças vasculares e doença de Parkinson. Além disso, é uma importante instituição de ensino e pesquisa, com mais de 200 artigos publicados, inclusive com parcerias internacionais com países como Portugal, França e Reino Unido. A unidade conta com quatro salas de centro cirúrgico e mais de 800 profissionais, sendo mais de 170 médicos.

O Instituto Estadual do Cérebro conquistou, em 2017, a Certificação Internacional da World Federation of Neurosurgical Societies (Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia), que reconhece a unidade como centro de referência internacional para pós-graduação em neurocirurgia.

Fonte: O Dia

Comentários

Populares

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Câncer de próstata mata 48 homens por dia no Brasil; atendimento por causa da doença cresce entre jovens

                        Administrador de empresas, Luciano foi diagnosticado com câncer de próstata em 2022 — Foto: Arquivo Pessoal Luciano Ferreira, de 50 anos, só foi ao médico porque estava prestes a perder o plano de saúde. Procurava resolver um problema no estômago, mas saiu do consultório com outro pedido de exame: o PSA, marcador usado para rastrear o câncer de próstata. O tumor foi descoberto em 2022, ainda no início e, poucos meses depois, Luciano passou por cirurgia para retirar a próstata, a prostatectomia radical. Não precisou de quimioterapia nem radioterapia. “Tive sorte e diagnóstico precoce. Estou há três anos em remissão (sem sinal da doença). Hoje entendo que exame de rotina não é exagero, é cuidado com a vida”, resume. Crescimento entre homens mais jovens 📊 Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de atendimentos por câncer de próstata em homens com até 49 anos cresceu 32% entre 2020 e 2024, passand...

Anvisa suspende lote de paracetamol e de outros 3 remédios de laboratório

Quatro medicamentos produzidos pelo Laboratório Teuto Brasileiro S.A. tiveram lotes suspensos por determinação da Anvisa, entre eles o Paracetamol 500 mg, indicado para febre e alívio de dores. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (20). O lote 1998101 do Paracetamol 500 mg, com validade em 11/2015, foi suspenso depois que um consumidor contatou o Procon para denunciar  que havia um parafuso no lugar de um dos comprimidos, em uma das cartelas do medicamento. Após notificação do Procon, o laboratório já iniciou o recolhimento voluntário do lote, que foi distribuído em Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. O medicamento Cetoconazol 200 mg, indicado para tratamentos de infecções por fungos ou leveduras, teve suspenso o lote 1048105, com validade em 6/2015.  O motivo da suspensão foi uma queixa de um consumidor feita ao SAC do laboratório. Ele afirmou que encontrou um outro medicamento, o Atenolol 100 mg, na cartela do Cetocona...

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...