Pular para o conteúdo principal

Informações Gerais


A biblioteca Setorial da Faculdade de Medicina (BFM), sistema SDC/UFF, fundada em 1962, localiza-se no prédio anexo ao Hospital Antônio Pedro, sendo seu acervo voltado exclusivamente para a área médica.
  • Missão

    Disseminar e disponibilizar a informação científica na área médica, aos alunos dos cursos de graduação, de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, aos professores e funcionários da UFF, objetivando maior presteza e qualidade nos serviços de atendimento aos seus usuários.

    Objetivo

    Fornecer informações e recursos bibliográficos aos professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação na realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela Universidade Federal Fluminense.

    Usuários

    Professores, alunos e funcionários da Universidade e comunidade em geral. Atendemos aos cursos de graduação e especialização em medicina, residência médica e cursos de mestrado e doutorado nas diversas especialidades da área médica.

    Inscrições: documentos necessários

         
    Alunos de Graduação: Confirmação no IdUFF da inscrição do aluno ou plano de curso ou declaração da Coordenação de curso que comprove sua matrícula em disciplinas, CPF e identidade;

    Alunos de Pós-Graduação: Declaração que comprove que o aluno está regularmente matriculado e constando a validade do curso ou que na listagem fornecida pelas Coordenações dos cursos seja localizado o nome do aluno, identidade, CPF para cadastro;

    Estagiários: Declaração da chefia imediata constando o prazo do estágio;

    Residentes: Caso a listagem de residentes ainda não tenha sido entregue à biblioteca, o aluno deverá trazer uma Declaração da COREME constando o prazo e a especialidade da residência;

    Funcionários e Docentes: Último contracheque, identidade e CPF para cadastro;

    Professores Substitutos: Declaração da Coordenação com data de início e fim do contrato;

    * Comunidade externa: Está restrita à consulta local, e só poderá fazer a retirada do material bibliográfico para cópia mediante apresentação de identidade para arquivar junto à ficha do livro até a devolução do mesmo.

     OBS: A validade da inscrição permanece durante o tempo de vinculação do inscrito com a Universidade.

    Empréstimo de livros:

    → O limite / usuário é de 3 livros e o prazo é de 7 dias.
    → Os livros com tarja vermelha (consulta) são emprestados somente na sexta-feira, a partir das 12h, e devem ser devolvidos na segunda-feira seguinte até 12h.
    → O atraso no prazo de devolução do livro acarretará em suspensão. Para cada dia de atraso serão computados 5 dias de suspensão. Em caso de livros de consulta, para cada dia de atraso, 15 dias de suspensão.
    → Na época da matrícula serão encaminhadas às coordenações dos cursos as listas dos devedores e estes só poderão fazer a matrícula com o "nada consta" da biblioteca.

    Empréstimo de chave (Escaninho):

    É um empréstimo diário cujo usuário requisita uma chave para colocar seus pertences e é permitido para utilização do espaço interno da Biblioteca para estudo, leitura.

    A chave deverá ser devolvida até às 19:45h para que não haja penalidade.

    Extravio:

          O usuário é responsável pela chave em seu poder. Em caso de extravio e/ou dano da chave, o usuário deverá indenizar a biblioteca com outra chave.

     Reservas:

    Os usuários poderão efetuar reservas das obras de seu interesse que estiverem emprestadas, para isto, deverão se dirigir ao balcão de empréstimo, fazer a solicitação ou a própria pessoa pode entrar no sistema pergamum , fazer a reserva e aguardar email de aviso do sistema para retirar o livro, que estará separado  e disponível no prazo de 48 h.

    OBS: Se o usuário não procurar o livro no prazo, a reserva será cancelada e transferida para o próximo usuário da reserva.

    Atraso na devolução:

    Será aplicada suspensão para o usuário que não entregar a obra no prazo previsto.

    * Para cada dia de atraso na devolução da obra emprestada, serão contados 05 (cinco) dias de suspensão.

    * No caso de livros de consulta, serão contados 15 (quinze) dias de suspensão para cada dia de atraso.

    * Será aplicada suspensão de 05 (cinco) dias, vide 01 (um) dia de atraso de devolução de livros, para o usuário que não devolver a chave do escaninho no mesmo dia do empréstimo.

    OBS: O usuário que estiver com obras em atraso não poderá utilizar o serviço de empréstimo em nenhuma outra biblioteca do sistema SDC/UFF.


    Extravio:


          O usuário é responsável pela obra em seu poder. Em caso de extravio, danos, etc., o usuário deverá indenizar a biblioteca com outro exemplar ou obra de valor equivalente, por indicação da biblioteca.

    Consulta

    Não será permitida a entrada de usuários portando bolsas, sacolas, pastas ou similares, na área destinada ao acervo da BFM. O livre acesso às estantes é permitido somente ao acervo de livros, teses, monografias e à sala de referência. Os títulos de periódicos deverão ser solicitados para consulta e xérox ao funcionário responsável. Pede-se ao leitor não colocar a publicação consultada na estante, e sim deixá-la sobre qualquer mesa.

    A Biblioteca oferece

    → Levantamento bibliográfico;
    → Normalização de Documentos;
    → Ficha catalográfica (monografias, dissertações e teses);
    → COMUT - cópia de teses, artigos de periódicos, capítulos de livros etc;
    → CCN - localização de títulos de periódicos em outas instituições;
    → Empréstimo domiciliar;
    → Consulta na Biblioteca;
    → Serviço de referência.

    → Treinamento e orientação de usuários para utilização dos recursos de informação abaixo:

    → Para acessar o Catálogo eletrônico:

    Autenticação Meu Pergamum -<https://app.uff.br/pergamum/catalogo/biblioteca_s/php/login_usu.php?flag=index.php>

    Meu Pergamum Mobile - <https://app.uff.br/pergamum/catalogo/mobile/index.php>

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Janeiro Branco

 Saúde mental em foco aqui na Universidade com o Janeiro Branco. 💙 O movimento criado propositalmente no primeiro mês do ano amplia a perspectiva de discussão sobre saúde mental e reforça a necessidade de ações de prevenção, que estimulem a qualidade de vida de todos.  Aqui na UFF, diferentes ações institucionais corroboram com esse propósito. Confira: ▶ Projeto Gato em teto de zinco quente: voltado para as grandes dificuldades psíquicas apresentadas por estudantes e egressos da UFF, e, também, pelas crianças e jovens do COLUNI. Para marcação, ligar: 2629-2664 ou 998117129. Mais informações: subjetividadefeuff@gmail.com ▶ Projeto Saúde e Bem estar da UFF: disponibiliza escuta psicológica para servidores e estudantes. Saiba mais em (21) 96743-8502 ou sabegra.uff@gmail.com. Siga o perfil @sabegra.uff ▶ SPA da Escola de Psicologia: disponibiliza vagas para atendimento psicoterápico à comunidade de Niterói. Oferece também espaços de cuidado grupal com a Oficina Vivências Negras, somen

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar de serviç