Pular para o conteúdo principal

Amamentação : um ato de amor

O leite humano é um alimento vivo, que funciona como uma vacina natural para o bebê, devido à grande quantidade de anticorpos que são transferidos de mãe para filho durante o ato da amamentação. Além de ter em sua composição propriedades nutricionais específicas para atender as necessidades do bebê, o leite materno atua no fortalecimento do sistema imunológico e é altamente eficaz na prevenção de doenças, como obesidade infantil e hipertensão.

Segundo o coordenador de maternidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Flávio Monteiro, as contra-indicações para a amamentação são raras, mesmo que as mães sejam portadoras de enfermidades ou façam uso de medicamentos.

- Um exemplo de contra-indicação é a contaminação da lactante pelo vírus HIV. Contudo, a maior dificuldade no aleitamento é provocada pela adoção de técnicas incorretas de alimentar o bebê -, destaca.

O trabalho de orientação quanto às técnicas de amamentação correta devem começar no período de pré-natal, para que os problemas recorrentes possam ser combatidos precocemente. A coordenadora do Banco de Leite Humano do HEAPN, Carla Rocha, que irá ministrar a palestra no evento, explica que alguns bebês não nascem sabendo mamar e que o aleitamento materno é uma decisão importante que a mãe precisa tomar, já que demanda paciência e disponibilidade de tempo.

- A amamentação traz incontáveis benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe, atuando como uma poderosa ferramenta de prevenção ao câncer de mama. Além disso, o ato contribui para o estreitamento do vínculo afetivo entre mãe e filho -, resume.

O primeiro passo para a amamentação bem sucedida é a pega correta do seio, que evita rachaduras e permite melhor sucção. Carla explica que isso significa que o bebê deve estar posicionado de frente para o seio, com a barriga encostada na da mãe, e precisa estar com a boca bem aberta e, assim, abocanhar o máximo da aréola e não só o mamilo.

- Se começar a doer, é sinal de que o bebê não está corretamente posicionado. Ao contrário do que muita gente pensa, amamentação não dói -, alerta ela, que ensina que passar o próprio leite na aréola ao final da mamada é uma forma eficaz de se prevenir fissuras.

Há algum tempo, pregava-se que a mãe deveria amamentar o filho de três em três horas. Hoje, especialistas defendem uma maior flexibilidade dessa regra e acreditam que o seio pode ser oferecido com um intervalo menor de tempo ou sempre que o bebê solicitar – livre demanda. O parâmetro ideal para constatar se a criança está sendo adequadamente alimentada é o ganho de peso e a quantidade de fraldas sujas ao longo do dia – aproximadamente oito -, que demonstra se a criança está sendo corretamente hidratada.

- A composição do leite muda ao longo da mamada. Nos primeiros minutos, é mais rico em água e depois, no fim da mamada, passa a ter mais gordura. É por isso que o bebê precisa esvaziar uma mama antes de começar a outra -, ensina Carla.

Para finalizar, Flávio Monteiro explica que não existe leite fraco e que o aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês de vida da criança. Segundo ele, é importante estimular a produção extraindo o leite com frequência e evitando situações de estresse, que podem dificultar a ejeção.

- A circulação de adrenalina, hormônio liberado pelo organismo em momentos de estresse, pode neutralizar a produção da ocitocina, hormônio responsável pela ejeção do leite, e com isso causar o endurecimento da mama -, diz ele, que recomenda a adoção de hábitos como massagear os seios com frequência, manter uma alimentação balanceada e descansar nos períodos de sono do bebê como formas eficazes de prevenção.

Banco de Leite Humano no HEAPN – O Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes completa quatro anos em agosto deste ano como um importante aliado na recuperação de bebês prematuros internados na unidade.

- O propósito é fornecer alimentação de excelente padrão para os bebês internados na UTI, que apresentam seu sistema de defesa ainda imaturo, para auxiliar na recuperação – esclarece Carla.

A unidade coleta leite tanto de pacientes internadas quanto de doadoras externas, que devem apresentar boa saúde e ter leite suficiente para o próprio filho, para que possam doar o excesso. O leite é coletado no local e congelado imediatamente. No caso de doadoras externas, a unidade recolhe o alimento na casa da lactante às terças, quintas e sábados. Além disso, funcionários do local também ficam à disposição para orientar as mães e esclarecer dúvidas sobre amamentação. Mais informações podem ser obtidas através do SOS Amamentação, que funciona no número: 3675-0910.

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Saiba como proteger seus filhos dos perigos da internet

O boato de que o desafio da Momo (boneca virtual que orienta crianças a se machucarem) estava no YouTube Kids e notícias sobre grupos de bate-papos online sobre violência, frequentados pelos assassinos do massacre em Suzano (SP), ligaram sinal de alerta para pais e responsáveis. O que crianças e jovens estão fazendo na internet e como protegê-los? Especialistas garantem que orientá-los sobre como se comportar nestes ambientes é a melhor maneira de defendê-los de conteúdos impróprios. — A mesma postura dos pais, que já orientam a não conversar com estranhos no mundo real, deve ser tomada em relação à internet — explica a educadora Andrea Ramal. A conversa sobre o mundo virtual pode ser uma deixa para reforçar os valores daquela família, mostrar o que é certo e errado e aconselhar os filhos a como se comportar em situações nas quais são desafiados, como no caso da Momo. — São os princípios éticos desenvolvidos desde a infância que asseguram a autoconfiança nos momentos em que ...

Filha de Júnior Lima sofre doença rara; entenda o que é a síndrome nefrótica

  O cantor Junior Lima e a mulher dele, Mônica Benini, publicaram um vídeo em suas redes sociais comunicando que a filha deles, Lara, de 3 anos, foi diagnosticada com síndrome nefrótica, uma condição rara que afeta os rins, levando à perda excessiva de proteínas na urina. “Não costumamos abrir nossa intimidade, ainda mais se tratando de filhos, mas aconteceu algo e julgamos muito importante trazer aqui como um alerta para outras famílias que possam viver algo parecido”. O casal revelou que a doença surgiu na menina como uma alergia no olho que fez a região inchar. Eles procuraram médicos, especialistas e alergistas até chegar ao diagnóstico certeiro de síndrome nefrótica. Na maioria dos casos, a síndrome pode ser congênita (rara) e/ou adquirida por um problema de saúde secundário, por doenças infecciosas, autoimunes, diabetes, hepatite ou doenças sistêmicas, como o lúpus. Além disso, existem casos em que a doença é transmitida geneticamente. Sintomas Inchaço nos tornozelos e nos pé...