Pular para o conteúdo principal

Como lavar frutas e legumes da forma correta?


A má higienização dos alimentos pode causar a transmissão do vírus da hepatite A e do norovírus.

Para minimizar o risco de intoxicação alimentar, você realmente precisa lavar os produtos antes de comê-los, embora não sejam necessárias lavagens especiais.

Lave as mãos antes de manusear qualquer alimento e, em seguida, o enxague em água fria corrente. Geralmente, cinco a 10 segundos são suficientes, desde que você cubra toda a superfície do produto. A lavagem remove a sujeira e quaisquer contaminantes microbianos. Ela também ajuda a remover alguns dos pesticidas que podem estar presentes na superfície, embora as diretrizes sejam geralmente as mesmas para produtos orgânicos e convencionais.

— Sempre há microorganismos na nossa comida, mas há certos tipos que, se ingerirmos, ficamos doentes. Então, lavar é uma prática recomendada para ajudar a mitigar parte desse risco — diz Erin DiCaprio, especialista assistente de extensão cooperativa em segurança alimentar comunitária da Universidade da Califórnia, em Davis.

Em geral, o suprimento de alimentos americano é bastante seguro, mas os especialistas em segurança alimentar ficam de olho em certos patógenos, tanto bactérias quanto vírus, que foram associados a surtos perigosos. Por exemplo, a E. coli O157:H7, uma bactéria encontrada nos intestinos de bovinos e outros animais, também aparece em folhas verdes e, se ingerida, pode causar náuseas, vômitos e diarreia. Certos grupos, como crianças e idosos, são particularmente propensos a desenvolver sintomas graves e insuficiência renal potencialmente fatal.

— Quando falamos de vírus transmitidos por alimentos, nos referimos principalmente ao vírus da hepatite A e ao norovírus. Vemos esses vírus causando vários surtos por meio de frutas, porque muitas vezes elas são colhidas à mão, então nós, como seres humanos, podemos contaminá-las durante a colheita — explica DiCaprio.

Se você vir sujeira, areia ou cascalho em seu produto — em um talo de aipo, por exemplo — você certamente irá remover esse material. Mas também é importante enxaguar a poeira e outros pequenos detritos que você pode não ver, porém podem conter germes nocivos.

As primeiras suposições sobre a possível transmissão do coronavírus por meio de alimentos não foram confirmadas, embora outros vírus possam ser espalhados pelas mãos sujas de clientes. Portanto, lave todas as frutas ou legumes que você retirar das prateleiras ou do estande do mercado, incluindo folhas verdes, frutas inteiras e vegetais crus. Segundo DiCaprio, a lavagem não descontaminará completamente um produto, mas geralmente remove 90% a 99% dos microorganismos. A ingestão de menos micróbios torna menos provável que você fique doente.

Não há necessidade de lavar novamente verduras ou outros itens que dizem “pré-lavados” na embalagem. Na verdade, lavá-los pode aumentar o risco de contaminação cruzada com outros alimentos, como uma carne crua que você pode estar preparando — portanto, sempre que estiver lavando os alimentos, mantenha as superfícies de trabalho limpas.

É importante lavar as frutas independentemente de você comer a pele (como maçãs) ou descascá-las (como bananas, laranjas ou abacates). Enxágue antes de descascar ou cortar. Usar uma escova limpa para esfregar suavemente as superfícies firmes de itens como melões também pode ajudar a remover quaisquer detritos. Porém, DiCaprio não recomenda produtos especiais de lavagem, como alvejantes ou detergentes.

— Na verdade, pode haver impactos negativos na saúde se as pessoas consumirem níveis residuais de sabão ou outros detergentes. O que existe em volta desses produtos é mais um marketing. Eu pessoalmente não gastaria meu dinheiro com eles porque sei que não são mais eficazes do que a água comum — disse ela.

Por último, algumas dicas de temperatura. Embora o calor possa inativar microrganismos, a água quente não parece ser mais eficaz do que a água fria em termos de segurança alimentar. O nível de calor necessário provavelmente seria muito quente para sujeitar suas mãos na pia e poderia afetar a qualidade do produto.

Quanto aos produtos congelados, não há necessidade de enxaguar antes do consumo. No entanto, é importante seguir as instruções de manuseio na embalagem, incluindo quaisquer recomendações de aquecimento.

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Saiba como proteger seus filhos dos perigos da internet

O boato de que o desafio da Momo (boneca virtual que orienta crianças a se machucarem) estava no YouTube Kids e notícias sobre grupos de bate-papos online sobre violência, frequentados pelos assassinos do massacre em Suzano (SP), ligaram sinal de alerta para pais e responsáveis. O que crianças e jovens estão fazendo na internet e como protegê-los? Especialistas garantem que orientá-los sobre como se comportar nestes ambientes é a melhor maneira de defendê-los de conteúdos impróprios. — A mesma postura dos pais, que já orientam a não conversar com estranhos no mundo real, deve ser tomada em relação à internet — explica a educadora Andrea Ramal. A conversa sobre o mundo virtual pode ser uma deixa para reforçar os valores daquela família, mostrar o que é certo e errado e aconselhar os filhos a como se comportar em situações nas quais são desafiados, como no caso da Momo. — São os princípios éticos desenvolvidos desde a infância que asseguram a autoconfiança nos momentos em que ...

Filha de Júnior Lima sofre doença rara; entenda o que é a síndrome nefrótica

  O cantor Junior Lima e a mulher dele, Mônica Benini, publicaram um vídeo em suas redes sociais comunicando que a filha deles, Lara, de 3 anos, foi diagnosticada com síndrome nefrótica, uma condição rara que afeta os rins, levando à perda excessiva de proteínas na urina. “Não costumamos abrir nossa intimidade, ainda mais se tratando de filhos, mas aconteceu algo e julgamos muito importante trazer aqui como um alerta para outras famílias que possam viver algo parecido”. O casal revelou que a doença surgiu na menina como uma alergia no olho que fez a região inchar. Eles procuraram médicos, especialistas e alergistas até chegar ao diagnóstico certeiro de síndrome nefrótica. Na maioria dos casos, a síndrome pode ser congênita (rara) e/ou adquirida por um problema de saúde secundário, por doenças infecciosas, autoimunes, diabetes, hepatite ou doenças sistêmicas, como o lúpus. Além disso, existem casos em que a doença é transmitida geneticamente. Sintomas Inchaço nos tornozelos e nos pé...