Pular para o conteúdo principal

Como faço para me livrar da ‘pele de frango’ nos braços e nas pernas?

 A pele com Queratose pilar


Eu tenho um monte de bolinhas ásperas nos braços e pernas. O que elas são e como posso me livrar delas?

Talvez lembrem a superfície quando sente um arrepio - ou a pele de um frango depenado. Talvez estejam em alto relevo e arranhem como uma lixa.

Esses podem ser sinais de queratose pilar, uma condição cutânea comum que pode causar pequenos caroços indolores nos braços, coxas e nádegas.

As brotoejas podem ter a cor da pele, mas podem ficar vermelhas ou rosadas em tons de pele mais claros e marrom ou preto em tons de pele mais escuros. Embora sua aparência possa ser "perturbadora", conta a dermatologista Amy Freeman, os caroços de queratose pilar são inofensivos e muitas vezes desaparecem por conta própria. No entanto, algumas pessoas podem lidar com a questão por toda a vida.

O que causa a queratose pilar?

A queratose pilar ocorre quando a queratina (uma proteína envolvida na formação de cabelo, pele e unhas) se acumula e, junto com as células mortas da pele, obstrui os folículos pilosos, explica a dermatologista. Essas obstruções são o que causam esses pequenos caroços.

Estima-se que 40% dos adultos e 50 a 80% dos adolescentes tenham queratose pilar. Mas os dermatologistas não têm certeza exatamente do por que de algumas pessoas desenvolvem isso. Uma teoria é que a condição seja causada por uma mutação genética que interfere na capacidade da pele de se hidratar naturalmente, traz a dermatologista da Weill Cornell Medicine, na cidade de Nova York, Shari Lipner. A mutação pode tornar o indivíduo mais propenso a pele seca, o que piora a queratose pilar.

Pessoas que têm eczema, diabetes ou parentes próximos com queratose pilar também são mais propensas à condição, ressalta Lipner. O mesmo é verdadeiro para pessoas com asma, alergias ou excesso de peso corporal, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia, ou A.A.D. Com condição piora com a pele seca, e a possibilidade de ter mais crises durante o inverno ou em momentos em que o clima está muito seco é maior, diz a dermatologista Leslie Baumann.

É possível tratar a queratose pilar em casa?

Prevenir a pele seca é uma das melhores maneiras de reduzir o excesso de bolinhas e melhorar geralmente a aparência da pele, revela Baumann.

Produtos que contêm emolientes (hidratantes) e agentes queratolíticos (uma classe de medicamentos como ácido salicílico, ácido láctico e ureia que removem células mortas da pele e amolecem a queratina que obstrui os poros) são mais eficazes, diz Freeman.

Uma opção conveniente é escolher um hidratante de venda livre que contenha um agente queratolítico, fala Lipner. A AAD também recomenda produtos com outros queratolíticos como ácido glicólico e retinol.

Esses ingredientes ajudam a suavizar as brotoejas e reduzir a vermelhidão, afirma Freeman. E eles serão mais eficazes se forem aplicados logo após o banho, quando a pele ainda está úmida, acrescentou Lipner. Fazer isso ajuda a selar a parte da umidade na pele.

A dermatologista Lipner sugere evitar qualquer coisa que possa irritar a pele, como usar um esfoliante corporal abrasivo ou coçar e cutucar os caroços. No entanto, a AAD diz que você pode usar suavemente uma bucha vegetal ou uma toalha para remover células mortas da pele. Também é melhor evitar produtos com fragrâncias e óleos, que podem irritar a pele e obstruir os poros ainda mais, diz Lipner.

Durante uma crise deve-se usar um hidratante com um agente queratolítico algumas vezes ao dia por alguns meses. Uma vez que a condição melhora, é possível diminuir a quantidade para algumas vezes por semana.

Mas você ainda deve hidratar todos os dias, disse ela; você só não precisa de um produto queratolítico uma vez que o surto estiver sob controle.

É possível prevenir a queratose pilar?

Não dá para prevenir a queratose pilar. Para algumas pessoas, ela pode aparecer na infância e sumir depois de uma certa idade. Outros lidam com isso por toda a vida.

— Mas pode haver períodos da sua vida em que está tão calmo que os caroços são tão pequenos e pouco visíveis que quase não estão lá — conta a dermatologista Lipner.

Quando devo consultar um dermatologista?

— Se sua pele ainda estiver irregular e áspera depois de usar produtos caseiros por alguns meses e você estiver incomodado com a aparência — segure.

— Há pessoas com queratose pilar muito grave, e a hidratação pode não ser suficiente — ressalta. Eles também podem ter episódios em que a pele fica extremamente vermelha, seca e até com coceira. Nesses casos, os médicos podem prescrever um retinoide tópico ou sugerir terapia a laser.

Mas seus sintomas também podem ser de outra coisa. Eczema e psoríase podem se assemelhar à queratose pilar. Essas condições podem causar coceira, inflamação, rachaduras na pele ou infecções, e precisam de seus próprios tratamentos específicos.

Fonte: O Globo

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde