Pular para o conteúdo principal

Como faço para me livrar da ‘pele de frango’ nos braços e nas pernas?

 A pele com Queratose pilar


Eu tenho um monte de bolinhas ásperas nos braços e pernas. O que elas são e como posso me livrar delas?

Talvez lembrem a superfície quando sente um arrepio - ou a pele de um frango depenado. Talvez estejam em alto relevo e arranhem como uma lixa.

Esses podem ser sinais de queratose pilar, uma condição cutânea comum que pode causar pequenos caroços indolores nos braços, coxas e nádegas.

As brotoejas podem ter a cor da pele, mas podem ficar vermelhas ou rosadas em tons de pele mais claros e marrom ou preto em tons de pele mais escuros. Embora sua aparência possa ser "perturbadora", conta a dermatologista Amy Freeman, os caroços de queratose pilar são inofensivos e muitas vezes desaparecem por conta própria. No entanto, algumas pessoas podem lidar com a questão por toda a vida.

O que causa a queratose pilar?

A queratose pilar ocorre quando a queratina (uma proteína envolvida na formação de cabelo, pele e unhas) se acumula e, junto com as células mortas da pele, obstrui os folículos pilosos, explica a dermatologista. Essas obstruções são o que causam esses pequenos caroços.

Estima-se que 40% dos adultos e 50 a 80% dos adolescentes tenham queratose pilar. Mas os dermatologistas não têm certeza exatamente do por que de algumas pessoas desenvolvem isso. Uma teoria é que a condição seja causada por uma mutação genética que interfere na capacidade da pele de se hidratar naturalmente, traz a dermatologista da Weill Cornell Medicine, na cidade de Nova York, Shari Lipner. A mutação pode tornar o indivíduo mais propenso a pele seca, o que piora a queratose pilar.

Pessoas que têm eczema, diabetes ou parentes próximos com queratose pilar também são mais propensas à condição, ressalta Lipner. O mesmo é verdadeiro para pessoas com asma, alergias ou excesso de peso corporal, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia, ou A.A.D. Com condição piora com a pele seca, e a possibilidade de ter mais crises durante o inverno ou em momentos em que o clima está muito seco é maior, diz a dermatologista Leslie Baumann.

É possível tratar a queratose pilar em casa?

Prevenir a pele seca é uma das melhores maneiras de reduzir o excesso de bolinhas e melhorar geralmente a aparência da pele, revela Baumann.

Produtos que contêm emolientes (hidratantes) e agentes queratolíticos (uma classe de medicamentos como ácido salicílico, ácido láctico e ureia que removem células mortas da pele e amolecem a queratina que obstrui os poros) são mais eficazes, diz Freeman.

Uma opção conveniente é escolher um hidratante de venda livre que contenha um agente queratolítico, fala Lipner. A AAD também recomenda produtos com outros queratolíticos como ácido glicólico e retinol.

Esses ingredientes ajudam a suavizar as brotoejas e reduzir a vermelhidão, afirma Freeman. E eles serão mais eficazes se forem aplicados logo após o banho, quando a pele ainda está úmida, acrescentou Lipner. Fazer isso ajuda a selar a parte da umidade na pele.

A dermatologista Lipner sugere evitar qualquer coisa que possa irritar a pele, como usar um esfoliante corporal abrasivo ou coçar e cutucar os caroços. No entanto, a AAD diz que você pode usar suavemente uma bucha vegetal ou uma toalha para remover células mortas da pele. Também é melhor evitar produtos com fragrâncias e óleos, que podem irritar a pele e obstruir os poros ainda mais, diz Lipner.

Durante uma crise deve-se usar um hidratante com um agente queratolítico algumas vezes ao dia por alguns meses. Uma vez que a condição melhora, é possível diminuir a quantidade para algumas vezes por semana.

Mas você ainda deve hidratar todos os dias, disse ela; você só não precisa de um produto queratolítico uma vez que o surto estiver sob controle.

É possível prevenir a queratose pilar?

Não dá para prevenir a queratose pilar. Para algumas pessoas, ela pode aparecer na infância e sumir depois de uma certa idade. Outros lidam com isso por toda a vida.

— Mas pode haver períodos da sua vida em que está tão calmo que os caroços são tão pequenos e pouco visíveis que quase não estão lá — conta a dermatologista Lipner.

Quando devo consultar um dermatologista?

— Se sua pele ainda estiver irregular e áspera depois de usar produtos caseiros por alguns meses e você estiver incomodado com a aparência — segure.

— Há pessoas com queratose pilar muito grave, e a hidratação pode não ser suficiente — ressalta. Eles também podem ter episódios em que a pele fica extremamente vermelha, seca e até com coceira. Nesses casos, os médicos podem prescrever um retinoide tópico ou sugerir terapia a laser.

Mas seus sintomas também podem ser de outra coisa. Eczema e psoríase podem se assemelhar à queratose pilar. Essas condições podem causar coceira, inflamação, rachaduras na pele ou infecções, e precisam de seus próprios tratamentos específicos.

Fonte: O Globo

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Saiba como proteger seus filhos dos perigos da internet

O boato de que o desafio da Momo (boneca virtual que orienta crianças a se machucarem) estava no YouTube Kids e notícias sobre grupos de bate-papos online sobre violência, frequentados pelos assassinos do massacre em Suzano (SP), ligaram sinal de alerta para pais e responsáveis. O que crianças e jovens estão fazendo na internet e como protegê-los? Especialistas garantem que orientá-los sobre como se comportar nestes ambientes é a melhor maneira de defendê-los de conteúdos impróprios. — A mesma postura dos pais, que já orientam a não conversar com estranhos no mundo real, deve ser tomada em relação à internet — explica a educadora Andrea Ramal. A conversa sobre o mundo virtual pode ser uma deixa para reforçar os valores daquela família, mostrar o que é certo e errado e aconselhar os filhos a como se comportar em situações nas quais são desafiados, como no caso da Momo. — São os princípios éticos desenvolvidos desde a infância que asseguram a autoconfiança nos momentos em que ...

Filha de Júnior Lima sofre doença rara; entenda o que é a síndrome nefrótica

  O cantor Junior Lima e a mulher dele, Mônica Benini, publicaram um vídeo em suas redes sociais comunicando que a filha deles, Lara, de 3 anos, foi diagnosticada com síndrome nefrótica, uma condição rara que afeta os rins, levando à perda excessiva de proteínas na urina. “Não costumamos abrir nossa intimidade, ainda mais se tratando de filhos, mas aconteceu algo e julgamos muito importante trazer aqui como um alerta para outras famílias que possam viver algo parecido”. O casal revelou que a doença surgiu na menina como uma alergia no olho que fez a região inchar. Eles procuraram médicos, especialistas e alergistas até chegar ao diagnóstico certeiro de síndrome nefrótica. Na maioria dos casos, a síndrome pode ser congênita (rara) e/ou adquirida por um problema de saúde secundário, por doenças infecciosas, autoimunes, diabetes, hepatite ou doenças sistêmicas, como o lúpus. Além disso, existem casos em que a doença é transmitida geneticamente. Sintomas Inchaço nos tornozelos e nos pé...