Pular para o conteúdo principal

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular tem quinto maior fator de impacto entre as publicações na área


A Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV) atingiu um fator de impacto de 1,239 no 2011 Journal Citation Reports, divulgado pela Thomson Reuters, que avalia os fatores de impacto das principais revistas científicas no mundo.
Em 2010, o fator de impacto da revista, publicada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), era de 0,963. Com o aumento de 30% de seu número médio de citações de artigos científicos publicados no periódico em 2011 em relação a 2010, a RBCCV passou a ser a 5ª publicação com maior fator de impacto na área cardiovascular no mundo.
“Isso se deve à qualidade que a cirurgia cardíaca brasileira alcançou, que é reconhecida hoje no mundo inteiro”, disse Walter Gomes, presidente da SBCCV, à Agência FAPESP.
“A maioria das técnicas e conceitos utilizados na cirurgia cardíaca no mundo hoje, como a cirurgia de revascularização do miocárdio, foi desenvolvida por cirurgiões brasileiros. O reconhecimento da qualidade da cirurgia brasileira e da produção científica dos nossos pesquisadores na área é um dos fatores responsáveis pela projeção que a RBCCV possui internacionalmente”, avaliou Gomes.
As revistas científicas internacionais com maior fator de impacto na área são a Annals of Thoracic Surgery, da The Society of Thoracic Surgeons, com fator de impacto de 3,741; o The Journal of Thoracic and Cardiovascular Surgery, da The American Association for Thoracic Surgery, com fator de impacto de 3,406; e o European Journal of Cardio-Thoracic Surgery, da European Association for Cardio-Thoracic Surgery, com fator de impacto de 2,550.
Entretanto, o conteúdo publicado nessas revistas científicas internacionais é restrito e só pode ser realizado, na maioria dos casos, mediante pagamento.
Como o conteúdo da RBCCV é totalmente aberto e disponibilizado gratuitamente em bases como a da biblioteca eletrônica SciELO, da Bireme/FAPESP, além de no site próprio da revista, de acordo com Gomes, a publicação brasileira vem recebendo parte dos artigos científicos que antes eram destinados às publicações estrangeiras.
“Os pesquisadores querem que seus artigos sejam lidos pelo maior número possível de cientistas de sua área. Como o conteúdo da RBCCV é disponibilizado tanto em bases como a SciELO como em outros endereços na internet, o pesquisador sabe que publicando na nossa revista seu artigo terá maior visibilidade”, estimou Gomes.
Com periodicidade trimestral, a revista é publicada desde 1986 em português e inglês e conta atualmente com uma equipe de 100 revisores, que está em ampliação.
Além da edição on-line, com acesso livre e gratuito e disponibilizado nos formatos PDF, EPUB e FLIP, a revista também tem uma versão impressa, cujo número de exemplares deverá ser reduzido drasticamente nos próximos meses.
“Nós fizemos uma enquete que apontou que menos de 20% dos leitores da RBCCV querem continuar a ler a revista na versão impressa. Em função disso, vamos reduzir a tiragem da edição impressa”, contou Gomes.
De acordo com ele, atualmente o site da revista registra, aproximadamente, 3,5 mil visitas por dia, de pesquisadores de diferentes partes do mundo. E, em breve, a publicação contará como uma nova seção de imagens de cirurgias cardiovasculares.
“Nosso desafio agora é tornar a RBCCV a quarta revista com maior fator de impacto entre os periódicos científicos da área de cirurgia cardiovascular”, afirmou Gomes.
Entre os destaques da última edição da revista estão os artigos “Comparação de parâmetros eletrofisiológicos das estimulações cardíacas endocárdicas septal e apical”, “Fatores de risco para síndrome de baixo débito cardíaco após cirurgia de revascularização miocárdica” e “Uso do balão intra-aórtico no trans e pós-operatório de cirurgia cardíaca: análise de 80 casos consecutivos”. 
 

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar de serviç

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/