Pular para o conteúdo principal

Gripe ou resfriado: quais as diferenças?


Com a chegada do outono, é comum surgirem sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular e cansaço. Gripe e resfriado são comuns, principalmente nessa época. Mas como diferenciar os dois? Muita gente acha que está gripada, mas na verdade é só um resfriado.

A gripe é causada por um vírus mais potente, que causa sintomas mais intensos e por mais tempo. Dá febre, dor forte no corpo, congestão por até 10 dias. Já o resfriado é mais brando, os sintomas são mais leves e duram menos tempo.

Gripe: é causada pelo vírus influenza. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. Entre o segundo e o quarto dias os sintomas do corpo tendem a diminuir enquanto os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com frequência uma tosse seca. Como no resfriado, na gripe a presença de secreções nasais e espirros é comum.

Resfriado: é causado na maioria das vezes por rinovírus. Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.

Cuidados

  • Não espirrar e nem tossir sem proteger a boca
  • Lavar as mãos com água e sabão após tossir, espirrar ou usar o banheiro; e antes de comer e tocar olhos, boca e nariz
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados no período de transmissão
  • Manter o ambiente doméstico arejado e com luz solar
  • Ter hábitos saudáveis - alimentação balanceada, constante ingestão de líquidos e atividade física
  • Repousar
  • Usar álcool gel e lenço de papel descartável
  • Evite antibióticos
  • Tome sol para receber vitamina D
  • Beba chás e sopas
O que fazer? Tomar bastante líquido, ter uma alimentação saudável e ficar de repouso. Tudo isso para ajudar o sistema imunológico a eliminar o vírus mais rapidamente.

O que não fazer? Não estresse seu corpo, não faça atividade física intensa e nem se automedique.

Quando procurar um médico?

  • Tiver febre alta com dificuldade de baixar totalmente
  • Febre persistente por mais de três dias
  • Falta de ar (pode indicar comprometimento do pulmão)
  • Dores fortes pelo corpo (pode ser outra doença, como dengue)
  • Dor de cabeça forte e/ou vômitos (muitas viroses podem evoluir com quadros de meningite)
Fonte: G1

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial