Perto de completar 50 anos de uma das maiores tragédias ocorridas em Niterói,do incêndio no Gran Circus Norte - Americano, a Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário Antonio Pedro (Achuap) irá realizar uma missa, no dia 16 de dezembro, às 10h, celebrada pelo padre Adhemar Pimenta, , na entrada do hospital. A missa será em homenagem aos muitos feridos e cerca de 500 vítimas fatais, em sua maioria crianças.
No dia 17 de dezembro de 1961, o Gran Circus realizava a primeira apresentação e estava lotado, principalmente de crianças. Faltando 20 minutos para o término da apresentação, o incêndio começou, e devido à rapidez com que o fogo se espalhou, muitas pessoas não conseguiram se salvar.
Na época da tragédia, o Huap estava fechado e reabriu para atender às vítimas do incêndio. Na ocasião, o hospital contou com o trabalho do cirurgião Ivo Pitanguy, que iniciava sua carreira, e do especialista na área de queimados, Fortunato Benaim, que veio da Argentina com a equipe do Hospital de Niños Queimados para atender às vítimas do trágico incêndio.
Em maio deste ano, o médico Fortunato Benaim voltou ao Huap pela primeira vez após a tragédia para receber uma placa em homenagem ao grande atendimento realizado as vítimas do circo.
O Huap está localizado na Rua Marques de Paraná, 303, Centro, Niterói.
Fonte : Huap notícias
Comentários
Postar um comentário