Pular para o conteúdo principal

Método inovador, com uso de células-tronco, é usado para tratamento ortopédico no Huap

O tratamento das disfunções do mecanismo de consolidação do esqueleto humano é considerado um dos desafios para o cirurgião ortopédico. O Departamento de Cirurgia Geral e Especializada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolve no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) um novo método, que utiliza células-tronco do próprio paciente para o tratamento de tumores, falhas de próteses e fraturas mal consolidadas (as pseudoartoses), em ossos longos. O método, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFF, foi testado no ano de 2009, atingindo resultados satisfatórios em 100% dos casos.

Na descrição do professor Vinícius Schott Garneiro, coordenador da equipe cirúrgica responsável pelo estudo, o paciente é submetido à aplicação de células mesenquimais – células-tronco - no foco de fraturas, falhas de próteses e tumores, sem qualquer exposição por acesso e como alternativa aos procedimentos cirúrgicos tradicionais. São utilizadas células da medula óssea autóloga - do próprio paciente -, total ou processada. O exame físico e a avaliação radiográfica realizados dois, quatro e seis meses após o procedimento comprovam a consolidação óssea e a ausência de complicações clínicas decorrentes. Constatou-se, ainda, a satisfação dos pacientes e a melhora da qualidade de vida com a observância do calo ósseo no exame radiográfico, franca estabilidade ao exame clínico e ausência de dor com capacidade de sustentação e caminhada, eliminando uma ou duas muletas.

Entretanto, embora bem-sucedida, simples de ser replicada em outras instituições, pouco invasiva e de baixo custo, a terapia celular da pseudoartrose desenvolvida no Huap encontra dificuldades para encontrar pacientes que se enquadrem no perfil da terapia, em razão de questões inerentes às normativas oficiais do Sistema Único de Saúde (SUS).

O estudo da terapia celular da pseudoartrose tem financiamento do CNPq, da Faperj, do Decit/Ministério da Saúde e da Finep.

Fonte : UFF Notícias

Comentários

  1. Boa tarde Srs.

    Com referencia ao tratamento com celulas Tronco, que achei muito importante. Gostaria de mais informações, devido a ter alguem na familia que ca mais ou menos um anos atrás, caiu e fraturou a cabeça do Fêmur, onde colocaram um pino. E infrmaram ao paciente que provavelmente em mais alguns anos teria que passar mpor nova cirurgia para talvez ser colocado uma plaqueta. Seria possivel um tratamento com células Tronco, nessa mesma paciente? Se for possivel, como ela poderá fazer para obtrer esse tipo de tratamento?
    Obrigada pela atenção e aguardo seu retorno com muita ansiedade.
    Cordialmente

    Meu e;mail de contato é
    drasta7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou Maria Neuza, moro no Paraná, e tenho interesse de levar minha mãe para fazer uma consulta com vcs, pois ela sobre com problemas no sistema ósseo,o mais grave, e que está ocorrendo um "desgaste no osso da bacia", o qual foi indicado o implante de placa para diminuir as dores, mas como é um processo cirúrgico bastante delicado gostaria de saber se é possível esse vosso tratamento com as células tronco para reposição da cartilagem??
    Se for possível, como devemos proceder para marcar consulta??
    Aguardo com ansiedade vosso retorno. meu email:
    neusinha_nunes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. O tratamento ortopédico com células tronco realizado pelo professor Vinícius Schott Garneiro está localizado no departamento de cirurgia geral e especializada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. O telefone para contato é 2629-9025.

    ResponderExcluir
  4. ola por favor gostaria de saber se esse tratamento valido para quem sofreu dedo em martelo na ponta do dedo anelar da mao direita ?
    meu e-mail é
    ftatama@yahoo.com
    agradeço

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria q minha mãe fizesse uma avaliação p saber se ela pode se submeter a esse tratamento c células tronco pois ela sofre c muitas dores na região lombar devido a uma fratura ñ consolidada. Talvez ela seja o perfil d paciente q se enquadre ao q vcs procuram. Ela tem osteoporose avançada e ñ pode tomar medicamentos para aliviar a dor pois tem purpura e suas plaquetas são muito baixas, em torno de 20 mil, por isso ela corre o risco d ter uma hemorragia. Eu assisti o programa sem censura e entendi q pode haver um aumento das plaquetas e gostaria d conhecer mais sobre o assunto. Os médicos dizem q o problema d minha mãe ñ tem cura e q ela tem q conviver c a dor, mas minha mãe está c depressão e uma série d outros problemas d saúde devido a essa situação q já dura anos, não acredito q o caso dela seja incurável! Ela merece ser atendida por uma equipe mais especializada, está sendo um sofrimento para toda família vê-la assim, hj 21 de outubro, é aniversário dela...75 anos e ela não consegue se levantar d dor, me ajudem por favor!
    Meu e-mail é babyvnp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Sofro de pseuartrose no femur esquerdo desde 2008, após um acidente de automóvel. Gostaria de saber como é feito o cadastro no projeto. Meu email é andersonneir@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  7. ola boa noite , tenho 40 anos ,e a 3 sofro de osteonecrose na cabaça do femur , gostaria de saber como eu faço p marcar uma consula , onrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Populares

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Câncer de próstata mata 48 homens por dia no Brasil; atendimento por causa da doença cresce entre jovens

                        Administrador de empresas, Luciano foi diagnosticado com câncer de próstata em 2022 — Foto: Arquivo Pessoal Luciano Ferreira, de 50 anos, só foi ao médico porque estava prestes a perder o plano de saúde. Procurava resolver um problema no estômago, mas saiu do consultório com outro pedido de exame: o PSA, marcador usado para rastrear o câncer de próstata. O tumor foi descoberto em 2022, ainda no início e, poucos meses depois, Luciano passou por cirurgia para retirar a próstata, a prostatectomia radical. Não precisou de quimioterapia nem radioterapia. “Tive sorte e diagnóstico precoce. Estou há três anos em remissão (sem sinal da doença). Hoje entendo que exame de rotina não é exagero, é cuidado com a vida”, resume. Crescimento entre homens mais jovens 📊 Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de atendimentos por câncer de próstata em homens com até 49 anos cresceu 32% entre 2020 e 2024, passand...

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Crioablação: Nova técnica em teste para tratar o câncer de mama usa congelamento; entenda

Crioablação, em teste do Hospital de Amor de Barretos, usa congelamento em tumores de até 2 cm na mama — Foto: Reprodução/EPTV O Hospital de Amor em Barretos (SP) é um dos dez centros de saúde no estado de São Paulo a participar de um estudo de fase 3, ou seja, em larga escala, que testa uma nova técnica de combate ao câncer de mama. A pesquisa avalia a eficácia da crioablação, procedimento que utiliza temperaturas extremamente baixas para congelar e destruir as células responsáveis pelo tumor no seio. O Hospital do Coração (HCor), em São Paulo (SP), é o principal responsável pelo estudo e conta com a participação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Hospital da Mulher, Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), Faculdade de Medicina de Jundiaí e Hospital Santa Marcelina, além do Hospital de Barretos, entre outras unidades. Até agora, os estudos anteriores demonstraram resultados promissores e seguros, principalmente para pacientes com tumores ...