Pular para o conteúdo principal

Niterói celebra o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais


O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é celebrado 28 de Julho em todo Brasil.  Lembrando a importância da data, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói está realizando até a sexta-feira (28), das 9 às 17h, a campanha de testagem rápida das hepatites B e C e vacinação de hepatite B nas policlínicas, unidades básicas e módulos do Programa Médico de Família do município. Dentre as ações, estão a intensificação dos testes rápidos, informações sobre cada tipo de hepatite e orientações sobre a vacinação contra a hepatite B nos espaços. Além disso, escolas e salões de beleza próximos das unidades de saúde vão receber atividades educativas. 

As hepatites B e C são doenças infecciosas que afetam o fígado, podendo evoluir para a hepatite crônica, que tem como principais complicações a cirrose hepática e o câncer de fígado. Essas hepatites podem ser transmitidas por transfusão de sangue; compartilhamento de agulhas, seringas, canudos ou cachimbos; exposição percutânea, ou de mucosa, a sangue ou fluidos corpóreos; relações sexuais sem uso de preservativos; uso compartilhado de escova de dente, alicate de unha, barbeadores e lâminas; hemodiálise; transplante; e tratamento dentário.

O uso de preservativo em todas as relações sexuais para a prevenção é fundamental. As diretrizes de prevenção também incluem o não compartilhamento de agulhas e outros objetos que furam, cortam, ou e que entrem em contato com as mucosas e que estejam contaminadas. No caso da hepatite B, a vacinação é a principal forma de prevenção e está disponível em todas as unidades de saúde para indivíduos com idade até 49 anos. Grupos considerados de alto risco de exposição ou alta suscetibilidade também devem ser vacinados nas unidades da rede.

Carlos Henrique Gomes das Neves, 34 anos, esteve na Policlínica Carlos Antônio da Silva na tarde desta segunda-feira (24) para se inscrever no grupo de tabagismo. Quando soube da campanha de testagem, imediatamente realizou o procedimento. “É uma iniciativa muito importante para saber se temos a doença ou não”, afirmou Carlos. 

 Os testes rápidos para hepatites B e C, realizados para diagnosticar possíveis casos das doenças, também são considerados métodos preventivos, principalmente às gestantes durante o pré-natal, e no caso da hepatite C, às pessoas com idade entre 45 e 65 anos.

A secretária municipal de saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, explica que campanhas como essa são importantes para que as pessoas estejam conscientes dos riscos de contrair doenças e as formas de prevenção.  

“Com a campanha, informamos e alertamos a população que a prevenção é o melhor método de combater essas doenças. Por isso, é fundamental que datas como essa estejam inseridas em nosso calendário”, declara a secretária, reforçando que FMS oferece os testes rápidos e a vacina, no caso da hepatite B, gratuitamente nas unidades da rede. 

Outras atividades – Integrando as atividades do Julho Amarelo, haverá também a reinstalação da Frente Parlamentar das  DST/AIDS e HEPATITES VIRAIS de Niterói no Auditório da Câmara Municipal de Niterói, dia 27/7, às 18h. Encerrando as atividades, a ONG Genesis irá promover uma conscientização da população no Campo de São Bento, dia no dia 29, de 9h às 15h.

Fonte: O Fluminense

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Janeiro Branco

 Saúde mental em foco aqui na Universidade com o Janeiro Branco. 💙 O movimento criado propositalmente no primeiro mês do ano amplia a perspectiva de discussão sobre saúde mental e reforça a necessidade de ações de prevenção, que estimulem a qualidade de vida de todos.  Aqui na UFF, diferentes ações institucionais corroboram com esse propósito. Confira: ▶ Projeto Gato em teto de zinco quente: voltado para as grandes dificuldades psíquicas apresentadas por estudantes e egressos da UFF, e, também, pelas crianças e jovens do COLUNI. Para marcação, ligar: 2629-2664 ou 998117129. Mais informações: subjetividadefeuff@gmail.com ▶ Projeto Saúde e Bem estar da UFF: disponibiliza escuta psicológica para servidores e estudantes. Saiba mais em (21) 96743-8502 ou sabegra.uff@gmail.com. Siga o perfil @sabegra.uff ▶ SPA da Escola de Psicologia: disponibiliza vagas para atendimento psicoterápico à comunidade de Niterói. Oferece também espaços de cuidado grupal com a Oficina Vivências Negras, somen

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Destaque UFF

  Mais um projeto da UFF que vem para somar na cidade de Niterói. Com foco no turismo responsável, o Observatório do Turismo de Niterói (ObservaTur Niterói) busca monitorar a atividade turística da região visando à geração de empregos, implementação de políticas públicas e outros investimentos no setor.  O projeto, elaborado pela nossa Universidade em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói e a Fundação Euclides da Cunha (FEC), envolve docentes e estudantes de graduação e pós.  Como destaca o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a cidade sorriso tem um grande potencial turístico. ""A UFF está atuando junto ao município para cooperar neste processo de recuperação dos efeitos da pandemia, para que Niterói avance e se torne referência para todo o estado"". Leia a matéria completa do #DestaquesUFF  no link https://bit.ly/3FaRxBT