Por ano, mais de 200 mil paradas cardiorrespiratórias acontecem no Brasil. Dessas, 50% são registradas fora de ambientes hospitalares, como em ruas e shoppings. Diante desse cenário e da necessidade de conscientizar pessoas leigas sobre como a massagem cardíaca pode salvar uma vida, a Casa de Saúde São José criou a campanha “Amigos pelo Coração”. A iniciativa tem o objetivo de ensinar a técnica ao maior número de pessoas.
O projeto começou com a veiculação na internet de um vídeo com uma demonstração da massagem cardíaca (https://bit.ly/2OtHlKB).Nas imagens, ensina-se o passo a passo para o leigo que se depara com uma situação em que possa agir como socorrista.
A partir de setembro, o hospital também disponibilizará treinamentos gratuitos. As inscrições serão pelo site amigospelocoracao.com.br.
— A massagem cardíaca pode ser feita por qualquer pessoa com treinamento. É uma técnica simples e não há nenhum risco em aplicá-la. Da forma correta, pode salvar a vida de alguém — afirma o cardiologista da Casa de Saúde São José e idealizador da campanha, Gustavo Gouvêa.
Para facilitar o aprendizado da massagem cardíaca, a banda Barão Vermelho regravou o hit “Meus bons amigos” especialmente para o projeto. A canção tem o ritmo adequado (100 bpm) para garantir a taxa correta de compressões durante o procedimento, que deve ser entre 100 e 120 compressões torácicas por minuto.
— Além de seguir a música, outro cuidado é jamais parar a massagem por mais de dez segundos — explica Gustavo.<EP,1>Segundo o médico, a ressuscitação cardiopulmonar feita por leigos treinados para isso pode ser bem-sucedida entre 50% e 75% dos casos.



Fonte: Jornal Extra
Comentários
Postar um comentário