Trocar o copo transparente por um copo colorido, escolher uma toalha que contraste com os pratos brancos, usar uma pasta de dente colorida... algumas pequenas mudanças na casa podem melhorar a vida do idoso.
O idoso quer manter a independência, sentir-se útil e ainda capaz de fazer as atividades simples do dia a dia. Por isso, é muito importante para ele conseguir tomar banho sozinho, colocar a pasta de dente na escova, pegar o próprio remédio, escolher a roupa.
O consultor do Bem Estar Jorge Félix, especialista em questões de envelhecimento, visitou a telespectadora Maria do Carmo, de 60 anos, que está perdendo a visão. Com a ajuda da terapeuta ocupacional Ana Paula Nylander, eles deram dicas para a casa.
Maria do Carmo era diarista e está afastada do trabalho por causa de problemas na coluna. Mas o que mais incomoda é a vista: ela tem degeneração macular e enxerga tudo embaçado. Isso faz com que ela quebre frequentemente as louças. A falta de independência incomoda a diarista. “Eu queria sair sozinha, queria fazer minhas coisas sem pedir ajuda”.
“A solução pode ser usar os contrastes, cores diferentes para enxergar melhor. A parede branca, por exemplo, é da mesma cor da barra. Então, coloque uma fitinha de sinalização colorida para contrastar. Fita antiderrapante para sinalizar o degrau também é importante”, alerta a terapeuta ocupacional.
Na descarga, micro-ondas e TV, a terapeuta colocou botões coloridos. Nos potes de comidas: letras grandes, para não confundir os temperos, o sal com açúcar. Faça a mesma coisa no banheiro - etiqueta nos frascos de shampoo e condicionador.
Anote as dicas:
- No piso claro do banheiro ou da cozinha, coloque um tapete antiderrapante colorido
- Não deixe os remédios na caixinha transparente. Escolha uma caixinha que contraste com a cor do comprimido
- Se os pratos são brancos, escolha uma toalha que contraste
- Prefira copos coloridos. Os idosos têm dificuldade em enxergar louças transparentes
- Escolha uma pasta de dente colorida para contrastar nas cerdas da escova
- Se o sabonete for branco, coloque numa saboneteira colorida e vice-versa
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/N/w/OzWqnSSh2pHgXxvVGIXQ/degeneracao-macular.jpg)
Degeneração macular
A visão do idoso sofre alterações fisiológicas e naturais do envelhecimento. Uma das doenças é a degeneração macular. “Ela é degenerativa e progressiva e acomete a área central da retina. O principal fator de risco é o aumento da idade”, explica a oftalmologista Marcela Cypel.
A degeneração não cega, mas atrapalha muito a visão, principalmente na hora da leitura, de fazer um tricô e de digitar no celular.Veja as causas:
- Envelhecimento (pode aparecer a partir dos 50 anos, mas é mais comum após os 80 anos)
- Herança genética
- Hábitos de vida (fumar piora a oxigenação do corpo e também dos olhos)
Fonte: G1
Comentários
Postar um comentário