Pular para o conteúdo principal

Inverno é a melhor época para fazer cirurgia de varizes

inverno, que começa na próxima sexta, é o período em que especialistas mais indicam para a realização de cirurgias de varizes.
— Recomendamos mais o inverno porque é importante ficar cerca de 3 meses sem tomar sol na região. Mas, hoje em dia, as pessoas têm feito a cirurgia quando possuem mais disponibilidade de tempo, é só ter o cuidado de não expor a área ao sol nesse período — afirma Roberto Sacilotto, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).
Não ter vasinhos aparentes não é garantia de estar livres das varizes. É preciso estar atento aos sinais que vão além das veias aparentes.
— Alguns sintomas devem ser observados, como cansaço ou sensação de peso nas perdas, que podem ser acompanhados de inchaço. Só uma avaliação médica pode dizer se o paciente tem insuficiência venosa crônica. Também avaliamos antecedência da doença na família e a predisposição do paciente vir e desenvolver varizes no futuro — diz o cirurgião vascular Gilberto Narchi Rabahie.
As varizes são mais prevalentes nas mulheres, numa proporção de 8 para cada um homem afetado. O uso de anticoncepcionais pode favorecer o aparecimento da doença.
— O aumento da chance está relacionado aos hormônios presentes na sua fórmula do remédio. O estrogênio altera o relaxamento das paredes das veias. A progesterona também inibe a contratilidade muscular da parede venosa, causando dilatação da veia e aumento do fluxo de sangue que passa por ali. Essas alterações fazem com que as veias trabalhem sob um regime de pressão acima do normal, o que pode resultar no surgimento das varizes — explica Walter Jr. Boim de Araujo, membro da SBACV.

Opções de tratamento


Escleroterapia
É feita através da aplicação de um líquido com produto esclerosante diretamente nos vasos. A substância promove a secagem do vaso e seu desaparecimento. O tratamento é feito por sessões com intervalo em torno de 7 dias.
Laser
Em geral, é utilizada em associação com a escleroterapia líquida ou espuma. O laser trata as varizes por cauterização, enquanto a escleroterapia líquida ou espuma, por inflamação do vaso. O número de sessões depende da quantidade de vasos.
Radiofrequência
Nesse procedimento, semelhante ao Laser, as veias são cauterizadas por meio do aumento da temperatura, mas não removidas. Os médicos inserem um cateter por meio de uma punção, que libera a radiofrequência enquanto percorre a veia doente, que perde sua função.
Escleroterapia com espuma
Consiste em aplicar uma substância esclerosante, em forma de espuma densa, diretamente nas varizes. Pode substituir a cirurgia em alguns casos. Necessita de algumas sessões nos casos em que o paciente apresente grande quantidade de varizes.
Cirurgia convencional
A cirurgia convencional para varizes também evoluiu: agora o tempo de internação é de um dia e, dependendo do caso, pode até ser feita ambulatorialmente. As incisões são estéticas, bem pequenas e quase imperceptíveis, e a recuperação também tem sido mais rápida.

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Janeiro Branco

 Saúde mental em foco aqui na Universidade com o Janeiro Branco. 💙 O movimento criado propositalmente no primeiro mês do ano amplia a perspectiva de discussão sobre saúde mental e reforça a necessidade de ações de prevenção, que estimulem a qualidade de vida de todos.  Aqui na UFF, diferentes ações institucionais corroboram com esse propósito. Confira: ▶ Projeto Gato em teto de zinco quente: voltado para as grandes dificuldades psíquicas apresentadas por estudantes e egressos da UFF, e, também, pelas crianças e jovens do COLUNI. Para marcação, ligar: 2629-2664 ou 998117129. Mais informações: subjetividadefeuff@gmail.com ▶ Projeto Saúde e Bem estar da UFF: disponibiliza escuta psicológica para servidores e estudantes. Saiba mais em (21) 96743-8502 ou sabegra.uff@gmail.com. Siga o perfil @sabegra.uff ▶ SPA da Escola de Psicologia: disponibiliza vagas para atendimento psicoterápico à comunidade de Niterói. Oferece também espaços de cuidado grupal com a Oficina Vivências Negras, somen

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar de serviç