Pular para o conteúdo principal

Artrose: saiba como tratar a dor com a medicina intervencionista

A artrose pode afetar as articulações de várias partes do corpo. Mas tem tratamento


Doença articular das mais conhecidas, principalmente por idosos, a artrose, que afeta o quadril do presidente Luiz Inácio Lula da Silva,é um dos assuntos do livro “Existe vida além da dor”, da médica intervencionista em dor Drª. Amelie Falconi. Na publicação, ela destaca a importância da medicina intervencionista para o tratamento da doença.

— Esses procedimentos representam um degrau importante no tratamento, antes mesmo de se considerar a cirurgia, por darem oportunidade para que o paciente fique mais confortável e consiga realizar uma reabilitação de maneira adequada — comenta a médica.

Amelie explica que tais técnicas aliviam as dores atacando os nervos sensitivos que inervam as articulações e desempenham um papel importante na transmissão da dor. Segundo ela, isso acontece de duas formas: realizando o bloqueio desses nervos (as chamadas infiltrações), visando ao alívio imediato da dor; e através de neurólises ou radiofrequências, ambos procedimentos de alívio mais duradouro.

Tais procedimentos podem ser combinados com outras técnicas, como a viscossuplementação, que é a infiltração de ácido hialurônico, por exemplo. Drª. Amelie diz que este procedimento busca melhorar a viscosidade do líquido que fica dentro das articulações, o chamado líquido sinovial, funcionando como uma lubrificação das articulações.

— Como consequência a inflamação articular diminui e o paciente sente menos dor, diminuindo o inchaço e melhorando a mobilidade da articulação — comenta.

A viscossuplementação oferece ainda melhores resultados, segundo a médica, se for guiada por ultrassom.

— A técnica permite melhor visualização da agulha e seu posicionamento correto durante o procedimento — avisa a especialista.

Além disso, é recomendada aos pacientes por ser uma intervenção pouca dolorosa, que pode ser realizada após anestesia local, caso haja necessidade. Outros tipos de tratamentos, que, se combinados com procedimentos intervencionistas, geram bons resultados para a mitigação da dor resultante da artrose são as terapias biológicas. Elas fazem parte da medicina regenerativa, cujo intuito é regenerar tecidos e órgãos danificados no corpo. Drª. Amelie explica que a terapia biológica consiste no uso de produtos ou células obtidas do próprio paciente ou de pessoas doadoras, visando regenerar ou cicatrizar lesões teciduais por meio da ação reparadora destas células, do controle da resposta inflamatória e do estímulo na formação de novos vasos sanguíneos.

De acordo com a médica, essas células ou produtos biológicos são obtidos com técnicas minimamente invasivas e aplicados nos pacientes por meio de infiltrações locais ou aplicações articulares conforme a dor e/ou lesão do paciente. Dentre as técnicas utilizadas pode-se destacar aquela que aproveita o aspirado da medula óssea (BMA).

— O BMA contém células-tronco mesenquimais, pluripotentes, que possuem a habilidade de se diferenciar em outras células.


Degradação da cartilagem


A artrose ou osteoartrose é uma doença articular degenerativa caracterizada pela degradação da cartilagem articular, esclerose do osso subcondral, inflamação e formação de osteófitos. Segundo a doutora, a doença é uma das principais causas de dor e limitações da população idosa. Sendo assim, uma de suas causas é o próprio envelhecimento, mas não só: traumas articulares, e obesidade (inflamação e excesso de peso) também o são.

— Tanto que pacientes jovens podem apresentar artrose, geralmente em razão de doenças inflamatórias ou traumas secundários ao esporte — alerta ela.


Exercício físico e dieta

No que diz respeito à inflamação como causa da artrose, a médica explica que os mediadores inflamatórios que estão aumentados no paciente com este tipo de doença levam à degradação da cartilagem articular por meio de diversos mecanismos. Portanto, o controle da inflamação crônica é indispensável para o tratamento e prevenção da artrose. E uma das melhores maneiras de fazer esse controle é por meio de modificações no estilo de vida, que incluem exercício físico e dieta. De acordo com a médica, exercícios de fortalecimento muscular, por exemplo, além de protegerem a articulação articular, que evita o desgaste do osso e o surgimento da artrose, são importantes para a manutenção da massa magra, que auxilia no controle do peso e no tratamento da obesidade e da inflamação crônica.

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Saiba como proteger seus filhos dos perigos da internet

O boato de que o desafio da Momo (boneca virtual que orienta crianças a se machucarem) estava no YouTube Kids e notícias sobre grupos de bate-papos online sobre violência, frequentados pelos assassinos do massacre em Suzano (SP), ligaram sinal de alerta para pais e responsáveis. O que crianças e jovens estão fazendo na internet e como protegê-los? Especialistas garantem que orientá-los sobre como se comportar nestes ambientes é a melhor maneira de defendê-los de conteúdos impróprios. — A mesma postura dos pais, que já orientam a não conversar com estranhos no mundo real, deve ser tomada em relação à internet — explica a educadora Andrea Ramal. A conversa sobre o mundo virtual pode ser uma deixa para reforçar os valores daquela família, mostrar o que é certo e errado e aconselhar os filhos a como se comportar em situações nas quais são desafiados, como no caso da Momo. — São os princípios éticos desenvolvidos desde a infância que asseguram a autoconfiança nos momentos em que ...

Filha de Júnior Lima sofre doença rara; entenda o que é a síndrome nefrótica

  O cantor Junior Lima e a mulher dele, Mônica Benini, publicaram um vídeo em suas redes sociais comunicando que a filha deles, Lara, de 3 anos, foi diagnosticada com síndrome nefrótica, uma condição rara que afeta os rins, levando à perda excessiva de proteínas na urina. “Não costumamos abrir nossa intimidade, ainda mais se tratando de filhos, mas aconteceu algo e julgamos muito importante trazer aqui como um alerta para outras famílias que possam viver algo parecido”. O casal revelou que a doença surgiu na menina como uma alergia no olho que fez a região inchar. Eles procuraram médicos, especialistas e alergistas até chegar ao diagnóstico certeiro de síndrome nefrótica. Na maioria dos casos, a síndrome pode ser congênita (rara) e/ou adquirida por um problema de saúde secundário, por doenças infecciosas, autoimunes, diabetes, hepatite ou doenças sistêmicas, como o lúpus. Além disso, existem casos em que a doença é transmitida geneticamente. Sintomas Inchaço nos tornozelos e nos pé...