Pular para o conteúdo principal

Algas transgênicas fazem proteínas que combatem câncer, diz estudo

Algas verdes geneticamente modificadas por biólogos americanos da Universidade da Califórnia, em San Diego, mostraram-se capazes de produzir substâncias complexas e tradicionalmente caras usadas no tratamento contra o câncer.

A descoberta está detalhada na edição desta segunda-feira (10) da revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS).

Os resultados obtidos na espécie de clorófitas Chlamydomonas reinhardtii podem abrir portas para a fabricação de outras proteínas tridimensionais como essas, em quantidade maior, de forma sintética e muito mais barata que atualmente – compostos idênticos em desenvolvimento por empresas farmacêuticas chegam a custar mais de R$ 208 mil.

Alga verde (Foto: Kallista Images/Getty images) 
Alga verde da espécie 'Chlamydomanas reinhardtii' é vista por dentro (Foto: Kallista Images/Getty images)
 
A substância se deteve a matar as células cancerosas e inibiu o desenvolvimento de tumores em roedores. Segundo o professor de biologia Stephen Mayfield, que trabalhou no estudo durante sete anos, não é possível fabricar essas proteínas em bactérias – que são incapazes de dobrá-las em formas trimensionais – nem em mamíferos, pois a toxina os mataria. Como as algas produzem essas proteínas em uma organela chamada cloroplasto, onde é feita a fotossíntese, elas conseguem sobreviver.

O primeiro sucesso da equipe foi obtido há cinco anos, quando os pesquisadores fabricaram uma proteína amiloide de mamíferos em algas. Em 2010, conseguiram que elas produzissem proteínas mais complexas, como o fator de crescimento endotelial vascular humano (VEGF, na sigla em inglês), usado no tratamento de enfisema pulmonar.

Em maio, o grupo de Mayfield, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, conseguiu que as algas gerassem uma proteína ainda mais complexa, para ser usada em uma vacina contra malária que poderia proteger milhões de pessoas contra essa doença infecciosa em todo o mundo.

"Uma vez que fizemos isso, estamos convencidos de que podemos fazer qualquer coisa com algas", disse Mayfield.

Fonte : G1

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde