Pular para o conteúdo principal

Leishmaniose: perigo que cresce com a chegada do verão

Com a chegada do verão, muitas pessoas já começam a pensar nas medidas preventivas para evitar doenças como a Dengue, já que o mosquito Aedes aegypti, responsável pela contaminação, costuma se reproduzir com mais facilidade nas altas temperaturas.

As medidas preventivas anunciadas pelo Ministério da Saúde para evitar as epidemias já são conhecidas, mas o que muita gente ainda não conhece é que um outro mosquito tem matado mais que a Dengue no Brasil. Conhecido como Lutzomyia longipalpis, é uma espécie de mosquito-palha responsável por transmitir a leishmaniose visceral, que de 2000 a 2011 matou mais do que a Dengue em algumas regiões do Brasil.

Um levantamento feito com base em números do Ministério da Saúde mostra que, nos últimos 11 anos, a leishmaniose provocou 2.609 mortes em todo o País, enquanto a dengue foi responsável por aproximadamente 2.847 mortes.

O mesmo levantamento aponta que nesse mesmo período os casos de vítimas da doença quase dobraram no sudeste, região mais populosa do País. De 314 casos registrados em 2000, subiram para 592 no ano passado. O dado mais preocupante é que o número de mortes foi quase seis vezes maior, saltou de 9 para 52.

O Lutzomyia longipalpis é um mosquito noturno, por isso os mesmos inseticidas usados para controlar o Aedes não têm efeito residual. Ou seja, pode até desalojar o vetor da leishmaniose temporariamente, mas não o elimina. 

O biólogo da Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas - ABCVP - Jair Rosa Duarte explica que é preciso eliminar todas as condições de proliferações de insetos nas residências, para diminuir os riscos de contaminação pelo mosquito.

Segundo Jair, não existe nenhum tipo de semelhança morfológica entre o Aedes aegypti e o Lutzomyia longipalpis, pois pertencem a grupos distintos de insetos. 

“Ambos picam e são hematófagos, mecanismo pelo qual ocorre a transmissão de patógenos. Ambos são insetos voadores, o que facilita a dispersão e dificulta seu controle”, esclarece.

Ainda de acordo com o biólogo, os principais sintomas da leishmaniose visceral ou calazar são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.

Fonte : O Fluminense

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde