Pular para o conteúdo principal

Mais leitos de UTI também para Niterói e Baixada

Os hospitais da rede estadual da Baixada Fluminense, de Niterói e adjacências vão ganhar 195 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) até junho de 2013. As novas vagas têm como objetivo diminuir o número de pacientes que saem daqueles municípios para buscar atendimento na capital.

Nada menos do que 45% das pessoas que procuram hospitais da rede estadual do município do Rio de Janeiro não moram na cidade. Destas, a maioria é da Baixada, segundo a Superintendência de Atenção Especializada, Controle e Avaliação da Secretaria de Estado de Saúde.

A oferta dos novos leitos faz parte do projeto ‘SOS Emergência’, feito em parceria com o Ministério da Saúde. Na terça-feira, a secretaria e o ministério anunciaram a abertura de 290 novos leitos de UTI, que estarão disponíveis até o primeiro trimestre de 2013, mas são todos localizados na capital, como O DIA noticiou ontem.

De acordo com a Subsecretária de Atenção à Saúde, Mônica Almeida, o município do Rio, a Baixada Fluminense e a região de Niterói e adjacências, por concentrarem mais de 70% da população do estado, são o foco inicial do ‘SOS Emergência’.

“São 19 cidades contempladas num primeiro momento. “Queremos agilizar e melhorar o atendimento nos hospitais que mais recebem pacientes”, explicou. Ainda segundo Mônica, a previsão é de que os outros municípios do estado recebam os investimentos do projeto até 2014. “As regiões do Médio Paraíba e Centro Sul já estão com projetos aprovados e foram encaminhados para o Ministério da Saúde avaliar e liberar a verba para os investimentos”, garantiu Mônica.

Dos 290 leitos de UTI anunciados terça-feira para a capital, a maioria (163) foram destinados à Zona Oeste, como O DIA mostrou. A subsecretária explicou que a região da cidade recebeu mais leitos por ser a mais carente. “Temos um vazio sanitário muito grande e uma população enorme nesta área”, esclarece.

Cirurgias cardíacas na Tijuca

O Hospital estadual São Francisco de Assis, na Tijuca, começou a fazer este mês cirurgias cardíacas. A unidade — que ganhou 27 novos leitos de UTI e 96 de enfermaria — passa a realizar todos os tipos de operação do coração, exceto a pediátrica.

A dona de casa Vânia Aurora, 56 anos, foi a primeira paciente do serviço. Ela passou mal dia 17 e, da UPA de Campo Grande, onde foi diagnosticado infarto, foi encaminhada ao hospital para receber pontes de safena. “Estamos muito otimistas. Em breve queremos realizar duas cirurgias cardíacas por dia”, diz o cardiologista Hélio Paiva.

Diretor do Into deixa o cargo

O diretor do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Geraldo Motta Filho, anunciou ontem que vai deixar a direção do hospital. Em uma carta aos funcionários, ele relata sua decisão e avisa que sai a partir de 4 de janeiro. Motta não comentou os motivos de seu desligamento. O nome do seu substituto ainda não foi divulgado. Semana passada, o hospital foi notícia após as longas filas na porta, com pessoas tentando agendar, sem sucesso, consultas na unidade.


Fonte : O Dia

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde