Pular para o conteúdo principal

Chia: 3 receitas de como usar o superalimento rico em ômega-3 que previne doenças cardíacas

Geleia, bolo e até mesmo pudim podem ser feitos com a semente que contém proteínas, fibras e carboidratos


As sementes de chia ganharam um lugar no mundo dos superalimentos, já que diversos estudos demonstraram que esta semente contém substâncias como ômega-3, fibras e ácidos graxos. Às vezes é comparada à linhaça por essa característica, além do fato de que se você adicionar água, obterá uma substância gelatinosa ao seu redor, que pode ajudar na digestão e na hidratação diária.


Por outro lado, foram atribuídos benefícios à chia para melhorar as condições cardíacas, o metabolismo das gorduras e a saúde intestinal. As fibras contidas na chia ajudam a sentir-se saciado, evitando que você consuma mais alimentos do que o recomendado.

Especialistas sugerem consumir cerca de 140 calorias de semente de chia por dia, ou seja, 2,5 colheres de sopa. — isto equivale a cinco gramas de proteína, 10 gramas de fibra, nove gramas de gordura e 12 gramas de carboidratos.

Como essas sementes são fáceis de encontrar e podem ser utilizadas em diversas preparações, aqui estão algumas ideias para saborear esse superalimento, segundo a Mayo Clinic.

Bolo de cenoura e aveia

Ingredientes:

½ xícara de aveia em flocos
⅔ xícara de leite desnatado ⅓ xícara de iogurte grego desnatado puro
¼ xícara de cenoura ralada finamente
1½ colher de chá de sementes de chia
Duas colheres de chá de xarope de bordo
½ colher de chá de canela
½ colher de chá de extrato de baunilha
Uma colher de sopa de nozes picadas
Uma colher de sopa de coco ralado, sem açúcar

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, exceto nozes e coco, em uma tigela. Cubra com nozes e cocos e cubra. Leve à geladeira durante a noite e coma frio.

Pudim de chocolate e sementes de chia, para quatro pessoas

Ingredientes:

1½ xícara de leite de amêndoa
⅓ xícara de sementes de chia
¼ xícara de cacau em pó sem açúcar 4 colheres de sopa de xarope de bordo.
½ colher de chá de canela em pó (opcional)
½ colher de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes, exceto as sementes de chia, em uma tigela e bata vigorosamente para incorporar. Junte as sementes de chia até incorporar bem. Deixe descansar, coberto, na geladeira durante a noite.

O pudim pode ser guardado coberto na geladeira por dois ou três dias. Sirva frio com as coberturas desejadas, como frutas ou um bocado de molho batido.

Geleia de semente de chia

Ingredientes:

Duas xícaras de framboesas frescas ou qualquer outra fruta fresca ou congelada.
Uma colher de sopa de água.
Uma colher de sopa de suco de limão.
Três colheres de sopa de sementes de chia.
Três colheres de sopa de xarope de bordo ou agave.

Modo de preparo:

Adicione as framboesas e a água a uma panela e cozinhe em fogo médio-alto por alguns minutos, mexendo ocasionalmente. Amasse as framboesas com a ajuda de um garfo ou de uma prensa.

Adicione o suco de limão, as sementes de chia e a calda, mexa e cozinhe por mais dois ou três minutos. Prove a geleia e adicione mais adoçante se necessário.

Retire do fogo e deixe a geleia esfriar por cinco minutos. Quando esfriar, vai engrossar ainda mais. Dê uma mexida final e sirva imediatamente ou guarde em um recipiente hermético na geladeira por uma semana.

Fonte: O Globo. Saúde.

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

UFF Responde: Tuberculose

  No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, data que reforça a importância da conscientização sobre uma das doenças infecciosas mais antigas e ainda presentes no mundo. Segundo dados do  Ministério da Saúde , o Brasil registrou cerca de 84 mil novos casos em 2025, o maior número das últimas duas décadas. Fatores como a desigualdade social, dificuldade de acesso aos serviços de saúde e   o abandono do tratamento contribuem para o avanço da doença. O problema também é agravado pela disseminação de desinformação sobre vacinas e doenças infecciosas, o que dificulta o enfrentamento da tuberculose e retarda o diagnóstico precoce — essencial para interromper a cadeia de transmissão. Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a enfermidade afeta principalmente os pulmões e pode ser transmitida pelo ar, por meio da tosse, fala ou espirro de pessoas infectadas. Apesar de ter cura e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a tube...

UFF Responde: Sífilis

  Outubro é marcado pela campanha nacional Outubro Verde, que visa combater a sífilis e a sífilis congênita no território brasileiro. Segundo o Boletim Epidemiológico sobre a doença, divulgado pelo Ministério da Saúde, revelou que, entre 2021 e 2022, a taxa de detecção de casos de sífilis cresceu 23%, enquanto a detecção em gestantes aumentou 15%. O aumento dos casos gera preocupação entre os especialistas. Neste UFF Responde, convidamos a professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), Sandra Costa Fonseca, para esclarecer detalhes sobre a doença, meios de prevenção e de tratamento. O que é Sífilis? Como podemos identificar os sintomas? Sandra Costa Fonseca:   A sífilis é uma infecção sistêmica de evolução crônica, causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão é predominantemente sexual e em gestantes pode ocorrer a transmissão vertical para o feto (sífilis congênita). Quando não tratada, progride ao longo dos anos por vários ...

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar ...