Pular para o conteúdo principal

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular tem quinto maior fator de impacto entre as publicações na área


A Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV) atingiu um fator de impacto de 1,239 no 2011 Journal Citation Reports, divulgado pela Thomson Reuters, que avalia os fatores de impacto das principais revistas científicas no mundo.
Em 2010, o fator de impacto da revista, publicada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), era de 0,963. Com o aumento de 30% de seu número médio de citações de artigos científicos publicados no periódico em 2011 em relação a 2010, a RBCCV passou a ser a 5ª publicação com maior fator de impacto na área cardiovascular no mundo.
“Isso se deve à qualidade que a cirurgia cardíaca brasileira alcançou, que é reconhecida hoje no mundo inteiro”, disse Walter Gomes, presidente da SBCCV, à Agência FAPESP.
“A maioria das técnicas e conceitos utilizados na cirurgia cardíaca no mundo hoje, como a cirurgia de revascularização do miocárdio, foi desenvolvida por cirurgiões brasileiros. O reconhecimento da qualidade da cirurgia brasileira e da produção científica dos nossos pesquisadores na área é um dos fatores responsáveis pela projeção que a RBCCV possui internacionalmente”, avaliou Gomes.
As revistas científicas internacionais com maior fator de impacto na área são a Annals of Thoracic Surgery, da The Society of Thoracic Surgeons, com fator de impacto de 3,741; o The Journal of Thoracic and Cardiovascular Surgery, da The American Association for Thoracic Surgery, com fator de impacto de 3,406; e o European Journal of Cardio-Thoracic Surgery, da European Association for Cardio-Thoracic Surgery, com fator de impacto de 2,550.
Entretanto, o conteúdo publicado nessas revistas científicas internacionais é restrito e só pode ser realizado, na maioria dos casos, mediante pagamento.
Como o conteúdo da RBCCV é totalmente aberto e disponibilizado gratuitamente em bases como a da biblioteca eletrônica SciELO, da Bireme/FAPESP, além de no site próprio da revista, de acordo com Gomes, a publicação brasileira vem recebendo parte dos artigos científicos que antes eram destinados às publicações estrangeiras.
“Os pesquisadores querem que seus artigos sejam lidos pelo maior número possível de cientistas de sua área. Como o conteúdo da RBCCV é disponibilizado tanto em bases como a SciELO como em outros endereços na internet, o pesquisador sabe que publicando na nossa revista seu artigo terá maior visibilidade”, estimou Gomes.
Com periodicidade trimestral, a revista é publicada desde 1986 em português e inglês e conta atualmente com uma equipe de 100 revisores, que está em ampliação.
Além da edição on-line, com acesso livre e gratuito e disponibilizado nos formatos PDF, EPUB e FLIP, a revista também tem uma versão impressa, cujo número de exemplares deverá ser reduzido drasticamente nos próximos meses.
“Nós fizemos uma enquete que apontou que menos de 20% dos leitores da RBCCV querem continuar a ler a revista na versão impressa. Em função disso, vamos reduzir a tiragem da edição impressa”, contou Gomes.
De acordo com ele, atualmente o site da revista registra, aproximadamente, 3,5 mil visitas por dia, de pesquisadores de diferentes partes do mundo. E, em breve, a publicação contará como uma nova seção de imagens de cirurgias cardiovasculares.
“Nosso desafio agora é tornar a RBCCV a quarta revista com maior fator de impacto entre os periódicos científicos da área de cirurgia cardiovascular”, afirmou Gomes.
Entre os destaques da última edição da revista estão os artigos “Comparação de parâmetros eletrofisiológicos das estimulações cardíacas endocárdicas septal e apical”, “Fatores de risco para síndrome de baixo débito cardíaco após cirurgia de revascularização miocárdica” e “Uso do balão intra-aórtico no trans e pós-operatório de cirurgia cardíaca: análise de 80 casos consecutivos”. 
 

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Saiba como proteger seus filhos dos perigos da internet

O boato de que o desafio da Momo (boneca virtual que orienta crianças a se machucarem) estava no YouTube Kids e notícias sobre grupos de bate-papos online sobre violência, frequentados pelos assassinos do massacre em Suzano (SP), ligaram sinal de alerta para pais e responsáveis. O que crianças e jovens estão fazendo na internet e como protegê-los? Especialistas garantem que orientá-los sobre como se comportar nestes ambientes é a melhor maneira de defendê-los de conteúdos impróprios. — A mesma postura dos pais, que já orientam a não conversar com estranhos no mundo real, deve ser tomada em relação à internet — explica a educadora Andrea Ramal. A conversa sobre o mundo virtual pode ser uma deixa para reforçar os valores daquela família, mostrar o que é certo e errado e aconselhar os filhos a como se comportar em situações nas quais são desafiados, como no caso da Momo. — São os princípios éticos desenvolvidos desde a infância que asseguram a autoconfiança nos momentos em que ...

Filha de Júnior Lima sofre doença rara; entenda o que é a síndrome nefrótica

  O cantor Junior Lima e a mulher dele, Mônica Benini, publicaram um vídeo em suas redes sociais comunicando que a filha deles, Lara, de 3 anos, foi diagnosticada com síndrome nefrótica, uma condição rara que afeta os rins, levando à perda excessiva de proteínas na urina. “Não costumamos abrir nossa intimidade, ainda mais se tratando de filhos, mas aconteceu algo e julgamos muito importante trazer aqui como um alerta para outras famílias que possam viver algo parecido”. O casal revelou que a doença surgiu na menina como uma alergia no olho que fez a região inchar. Eles procuraram médicos, especialistas e alergistas até chegar ao diagnóstico certeiro de síndrome nefrótica. Na maioria dos casos, a síndrome pode ser congênita (rara) e/ou adquirida por um problema de saúde secundário, por doenças infecciosas, autoimunes, diabetes, hepatite ou doenças sistêmicas, como o lúpus. Além disso, existem casos em que a doença é transmitida geneticamente. Sintomas Inchaço nos tornozelos e nos pé...