Pular para o conteúdo principal

Instituto Vital Brazil comemora sucesso da campanha

O Instituto Vital Brazil (IVB), em parceria com o Hemorio, promoveu ontem a 4ª edição da Campanha de Doação de Sangue “Quem doa sangue, doa vida”. O IVB abriu as portas aos interessados das 9h às 14h e cerca de 71 pessoas compareceram ao local para realizarem a doação, das quais, 44 estavam aptas a doar. 
Fabiana Soares, assistente social do Instituto Vital Brazil, responsável por promover a Campanha, comentou sobre as edições anteriores e sobre a importância da data. 
“Nos últimos três anos tivemos grande adesão à campanha. A nossa meta era de 100 doadores e 80 pessoas compareceram para realizar a doação. A questão da doação de sangue é uma preocupação social, porque o sangue pode funcionar como medicamento para alguns pacientes. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Então anualmente realizamos essa campanha, para quem não pode se deslocar até um centro do Hemorio e tem vontade de ajudar”, falou a assistente social.
Segundo o médico do Hemorio, Roberto Salim, o Brasil inteiro possui uma deficiência no banco de sangue. 
“Estou satisfeito com a campanha. Está tudo correndo bem e as pessoas têm demonstrado interesse em doar e ajudar ao próximo. É fundamental que a gente conscientize a população sobre a importância da doação, pois temos uma necessidade de estoque muito grande, por conta de acidentes, cirurgias e violências. Nós não temos doadores o suficiente e com a Copa do Mundo, a tendência é que a necessidade de doação aumente ainda mais”, disse o médico.
Durante a manhã, a sala de doação do Instituto Vital Brazil estava lotada de pessoas querendo participar da campanha. Foi o caso da funcionária Julyana Tatagiba, de 27 anos, que doava sangue pela terceira vez na vida. 
“Sempre que posso eu dou um jeito de doar, de ajudar. Independente de ser conhecido ou não, sempre há pessoas precisando dessa doação, então eu apoio a iniciativa”, contou Julyana.
A estudante Flávia Milano, de 20, doava sangue pela primeira vez e mesmo com o medo da agulha, demonstrou satisfação em participar da campanha. 
“Tenho um pouco de medo de agulha e essa me assustou bastante pelo tamanho. Mas preciso admitir que a dor vale a pena quando paramos para pensar que podemos beneficiar pessoas que realmente precisam. Estou feliz de estar aqui”.
Doação – O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) está realizando uma campanha de doação de sangue até sexta-feira, das 8h às 12h. Para doar é necessário estar bem de saúde e ter entre 16 (com presença do responsável) e 69 anos, não estar em jejum, pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e portar documento de identidade original com foto. 
O objetivo é garantir estoque para o mês de junho, período com muitos recessos, devido ao feriado de Corpus Christi e à Copa do Mundo. As doações podem ser feitas no Hemocentro do Huap, na Rua Marquês do Paraná, 303, Centro, Niterói. 

Fonte: O Fluminense

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Saiba como proteger seus filhos dos perigos da internet

O boato de que o desafio da Momo (boneca virtual que orienta crianças a se machucarem) estava no YouTube Kids e notícias sobre grupos de bate-papos online sobre violência, frequentados pelos assassinos do massacre em Suzano (SP), ligaram sinal de alerta para pais e responsáveis. O que crianças e jovens estão fazendo na internet e como protegê-los? Especialistas garantem que orientá-los sobre como se comportar nestes ambientes é a melhor maneira de defendê-los de conteúdos impróprios. — A mesma postura dos pais, que já orientam a não conversar com estranhos no mundo real, deve ser tomada em relação à internet — explica a educadora Andrea Ramal. A conversa sobre o mundo virtual pode ser uma deixa para reforçar os valores daquela família, mostrar o que é certo e errado e aconselhar os filhos a como se comportar em situações nas quais são desafiados, como no caso da Momo. — São os princípios éticos desenvolvidos desde a infância que asseguram a autoconfiança nos momentos em que ...

Filha de Júnior Lima sofre doença rara; entenda o que é a síndrome nefrótica

  O cantor Junior Lima e a mulher dele, Mônica Benini, publicaram um vídeo em suas redes sociais comunicando que a filha deles, Lara, de 3 anos, foi diagnosticada com síndrome nefrótica, uma condição rara que afeta os rins, levando à perda excessiva de proteínas na urina. “Não costumamos abrir nossa intimidade, ainda mais se tratando de filhos, mas aconteceu algo e julgamos muito importante trazer aqui como um alerta para outras famílias que possam viver algo parecido”. O casal revelou que a doença surgiu na menina como uma alergia no olho que fez a região inchar. Eles procuraram médicos, especialistas e alergistas até chegar ao diagnóstico certeiro de síndrome nefrótica. Na maioria dos casos, a síndrome pode ser congênita (rara) e/ou adquirida por um problema de saúde secundário, por doenças infecciosas, autoimunes, diabetes, hepatite ou doenças sistêmicas, como o lúpus. Além disso, existem casos em que a doença é transmitida geneticamente. Sintomas Inchaço nos tornozelos e nos pé...