Pular para o conteúdo principal

Futuro já chegou para a Medicina


Há alguns anos, pensar em uma prótese humana feita em uma impressora 3D era algo pouco comum. Lentes de contato que controlam a diabetes eram inimagináveis. O avanço da tecnologia tem aberto novos horizontes para a saúde. Todos os dias, a medicina é beneficiada com novas descobertas tecnológicas. Descobertas essas que favorecem um diagnóstico precoce, um tratamento assertivo e, quem sabe, a cura de doenças hoje incuráveis.

Falar de medicina sem citar tecnologia já é quase impossível. Hoje, dispositivos fazem a diferença nas unidades hospitalares.  

“O uso de tecnologias favorece pelo maior suporte à vida e chance de diagnósticos mais precoces e precisos, que associados a outros fatores, como uso de novas drogas, fizeram com que o mundo ampliasse a expectativa de vida. A tecnologia, se bem aplicada, é igual à longevidade”, comparou a diretora-geral do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), Ilza Boeira Fellows. 

Em Niterói, alguns procedimentos inovadores foram pioneiros no Leste Fluminense. No CHN, a sobrevida de uma paciente grávida e infectada com o vírus influenza A/H1N1 só foi possível graças ao ECMO, um pulmão artificial.  

Sala “inteligente” - O Complexo Hospitalar de Niterói ainda conta com uma sala cirúrgica inteligente, aumentando a segurança das cirurgias e reduzindo o número de complicações. O local dispõe de telas HD e possibilita transmissões externas.  

“O fato de você ter uma sala cirúrgica inteligente 100% digital beneficia os médicos, pois eles têm acesso a todas as informações do paciente just in time, além do comando integral de todos os equipamentos. Isso oferece maior autonomia nas tomadas de decisão durante a cirurgia”, detalhou a médica.  

Menos invasivos - Além de todas essas facilidades, procedimentos menos invasivos, sem a necessidade de cirurgias com corte, têm se tornado cada vez mais frequentes, como o primeiro Mitraclip realizado em Niterói, no Hospital Icaraí.  

Segundo a unidade, em uma cirurgia convencional, a duração seria de seis a oito horas, com a abertura do tórax. No entanto, o grampeamento da válvula mitral com auxílio do ecocardiograma 3D resultou em um procedimento rápido e eficaz.  
Alguns pacientes não eram aptos à cirurgia cardíaca. O ecocardiograma 3D propiciou que algumas técnicas novas de tratamento pudessem ser aplicadas nesses tipos de pacientes, pela idade avançada ou por comorbidades que impediam um procedimento invasivo”, explicou a ecocardiografista do Hospital Icaraí, Arlisa Malheiros. 
Mais eficiência - Os diagnósticos precoces também se tornaram outra vertente possível através da aplicação de aparelhos tecnológicos. Na Clínica de Diagnóstico por Imagem, mais de R$ 10,5 milhões foram investidos na aquisição de equipamentos de última geração.  Segundo o diretor médico da CDPI, Emerson Gasparetto, entre as tecnologias implantadas, está o tomógrafo de 320 canais, o primeiro do Brasil, que produz imagens do coração em alta velocidade. Já a ressonância magnética Prisma 3 Tesla é a primeira da América Latina, chegando a atingir o dobro da capacidade dos aparelhos mais modernos da área. Sua aquisição custou R$ 4 milhões.  
De acordo com o médico e diretor da CDPI, ainda há muito o que avançar no mercado tecnológico e hospitalar, que pode trazer aliados ainda maiores da qualidade de vida.  
“Da mesma forma que avançamos nas técnicas de diagnóstico por imagem e por exames laboratoriais, os outros campos da medicina também se desenvolvem – pela introdução de novos medicamentos com maior efetividade e menos efeitos colaterais, pelo advento de técnicas cirúrgicas em plataforma robótica, ou pelo uso de soluções baseadas na telemedicina para dar mais agilidade e resolubilidade ao atendimento médico”, avaliou Gasparetto. 
Ajuda por um lado, prejuízo de outro 
Ao mesmo tempo em que a tecnologia salva vidas, ela também gera efeitos negativos. Com as pessoas cada vez mais imersas na era digital, a dependência da internet e dos aparelhos tecnológicos têm afetado a saúde.
Falta de memória, náusea digital e ansiedade por estar off-line são alguns dos problemas de saúde mais vistos ultimamente, em decorrência do uso desenfreado das tecnologias. De acordo com a psicanalista Andréa Ladislau, o indivíduo pode chegar a se isolar.
“Temos também a nomophobia, o receio ou pavor de ficar sem celular, movida pelo alto nível de ansiedade de manusear o dispositivo móvel”, acrescenta. 
Há, ainda, a Síndrome do Toque Fantasma, que traz a sensação de que o telefone está vibrando ou tocando a todo momento. Já o Efeito Google, nos vicia na facilidade de informações. 
A longa exposição à tela também pode causar prejuízos à visão. Segundo o oftalmologista do Hospital Oftalmológico Santa Beatriz, Fabricio Vargas, o músculo responsável pelo foco se contrai várias vezes. 
“Períodos longos utilizando este músculo pode resultar em uma dificuldade posterior para este relaxar, assim o paciente que está sob esta condição reclama que a visão de longe está borrada”, avaliou Fabrício.  
Quem nunca sentiu a vista arder ou coçar após ficar horas em frente ao computador? Quem trabalha diariamente com aparelhos eletrônicos e passa por isso pode seguir algumas dicas do especialista.  
“Deve ser estabelecida uma pequena pausa a cada hora, levando o olhar para longe e lembrando de piscar. Há casos, especialmente de usuários de lentes de contato, que requerem o uso de lágrima artificial para melhorar a lubrificação”, recomendou o oftalmologista.
Fonte: O Fluminense

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

UFF Responde: Tuberculose

  No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, data que reforça a importância da conscientização sobre uma das doenças infecciosas mais antigas e ainda presentes no mundo. Segundo dados do  Ministério da Saúde , o Brasil registrou cerca de 84 mil novos casos em 2025, o maior número das últimas duas décadas. Fatores como a desigualdade social, dificuldade de acesso aos serviços de saúde e   o abandono do tratamento contribuem para o avanço da doença. O problema também é agravado pela disseminação de desinformação sobre vacinas e doenças infecciosas, o que dificulta o enfrentamento da tuberculose e retarda o diagnóstico precoce — essencial para interromper a cadeia de transmissão. Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a enfermidade afeta principalmente os pulmões e pode ser transmitida pelo ar, por meio da tosse, fala ou espirro de pessoas infectadas. Apesar de ter cura e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a tube...

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar ...

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia