Pular para o conteúdo principal

Dengue, zika e chikungunya têm sintomas comuns. Saiba como diferenciá-los

Além de serem igualmente temidas pela população, a dengue, zika e chikungunya têm outro denominador comum: seus sintomas. Dor de cabeça, enjoo, febre e dores espalhadas pelo corpo são apenas algumas das semelhanças dessas doenças, que também podem ser confundidas com uma simples gripe. Além de um atendimento médico especializado, é preciso bastante atenção para identificar possíveis sinais desse indesejado trio de doenças.
A dengue comum tem como primeira manifestação a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias. Ela vem acompanhada de dores intensas atrás dos olhos e dores de cabeça, cansaço, dores fortes nos músculos, falta de apetite, abatimento, fraqueza e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos também são comuns. A desidratação é grave em todos os casos e a ingestão de líquido é primordial para a melhora.
A doença é caracterizada por derrubar o número de plaquetas do sangue, o que pode ser verificado após um hemograma. Plaquetas são as responsáveis por evitar sangramentos (hemorragias), e é justamente por isso que a versão mais radical e perigosa, a dengue hemorrágica, pode matar. Ela provoca sangramentos na boca, gengivas e nariz, dificuldade de respiração, fortes dores abdominais, confusão mental, boca seca e sede constante. Não hesite em procurar tratamento especializado quando sentir alguns desses sintomas.
Conheça os sintomas da dengue
Muito temido pelas grávidas, o zika vírus tem como sintomas mais característicos dor de cabeça moderada, coceira intensa pelo corpo, surgimento de manchas vermelhas na pele, dor nos ossos e nos músculos e crescimento dos gânglios. Há a possibilidade de ainda vir acompanhada de uma conjuntivite. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a doença é branda e os sintomas desaparecem espontaneamente em 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, matar.
Além da transmissão por meio do Aedes aegypti, o zika também pode ser passado de mãe para filho durante a gestação – podendo causar a microcefalia –, por transfusão sanguínea ou até via sexual.
Conheça os sintomas da zika
Já a chikungunya provoca sintomas como febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.
Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os sintomas aparecem entre 2 e 12 dias após a picada do mosquito. A doença é caracterizada por abalar o infectado por muito tempo. Há casos de pessoas que foram contaminadas no início do surto e até hoje continuam com dores nas articulações.
Conheça os sintomas da chikungunya
Ao apresentar alguns desses sintomas, procure logo um serviço de saúde e não tome medicamentos por conta própria, como recomenda o Ministério da Saúde. Dor abdominal intensa e vômitos persistentes são sinais de alarme.
Fique atento!
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responde: Sífilis

  Outubro é marcado pela campanha nacional Outubro Verde, que visa combater a sífilis e a sífilis congênita no território brasileiro. Segundo o Boletim Epidemiológico sobre a doença, divulgado pelo Ministério da Saúde, revelou que, entre 2021 e 2022, a taxa de detecção de casos de sífilis cresceu 23%, enquanto a detecção em gestantes aumentou 15%. O aumento dos casos gera preocupação entre os especialistas. Neste UFF Responde, convidamos a professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), Sandra Costa Fonseca, para esclarecer detalhes sobre a doença, meios de prevenção e de tratamento. O que é Sífilis? Como podemos identificar os sintomas? Sandra Costa Fonseca:   A sífilis é uma infecção sistêmica de evolução crônica, causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão é predominantemente sexual e em gestantes pode ocorrer a transmissão vertical para o feto (sífilis congênita). Quando não tratada, progride ao longo dos anos por vários estágios

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a  Política Nacional de Cui

25 de outubro - Dia do Dentista

Comemora-se o Dia do Dentista em 25 de outubro, porque nesta data, em 1884, foi assinado o decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro . Parabéns a todos os dentistas e estudantes de odontologia da Universidade Federal Fluminense!

Você sabia?

 

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar de serviç