Engravidar requer responsabilidades antes mesmo da concepção do bebê. As mulheres que desejam ser mães, devem ficar de olho em sua carteira de vacinação. Colocá-la em dia antes de iniciar a gestação é a melhor maneira de garantir sua própria saúde e a da criança que está por vir.
— É sempre bom checar as vacinas antes de engravidar, principalmente da rubéola, pois ela está associada a muitas malformações fetais graves e inclusive ao aborto — alerta a ginecologista e obstetra Beatrice Nuto Nóbrega.
A tríplice viral e a vacina contra a catapora, por exemplo, devem ser tomadas pelo menos três meses antes da gravidez. Por conterem vírus vivos atenuados, elas podem provocar problemas para a saúde da mãe e do bebê. Mas, a mulher deve esperar a gestação iniciar para tomar outras duas vacinas, como explica Isabel Tavares, infectologista do Hospital Caxias D’Or:
— São as da gripe e a tríplice bacteriana. Assim, a mãe protege o bebê e a si mesma, já que nesse período ela está com a imunidade mais baixa.
Vale lembrar que a gestante não deve se preocupar apenas com sua vacinação.
— Além do acompanhamento pelo obstetra, é muito importante que a futura mamãe aposte numa alimentação balanceada e faça atividades físicas — aconselha Maria Elisa Noriler, ginecologista e obstetra.
Fonte: Jornal Extra
Comentários
Postar um comentário