Pular para o conteúdo principal

Três sinais no sangue que podem revelar o risco oculto de doenças do coração, segundo estudo

 

                                 Níveis elevados de três biomarcadores podem indicar alto risco para doenças cardíacas. — Foto: Freepik

Problemas cardíacos podem ter múltiplas origens (da herança genética ao estilo de vida sedentário), mas um novo estudo aponta que o risco pode ser previsto antes mesmo dos primeiros sintomas.

Pesquisadores apresentaram evidências de que exames de sangue que não costumam ser solicitados nos consultórios podem antecipar, em alguns casos, o diagnóstico de doenças do coração e identificar pessoas sob maior risco de infarto.

➡️Resultados preliminares de um estudo apresentado pela American Heart Association mostraram que uma análise combinada de três biomarcadores sanguíneos pode ajudar a identificar pessoas com maior risco de desenvolver esses problemas.

🩸O QUE SÃO BIOMARCADORES: Os biomarcadores sanguíneos são moléculas biológicas – proteínas, enzimas ou outras substâncias – que podem ser medidas no sangue e dão pistas sobre o funcionamento de partes bem específicas do corpo. Eles servem para monitorar condições de saúde e fazer o diagnóstico precoce de doenças.

De acordo com os pesquisadores, os três biomarcadores que estão relacionados a um potencial de alto risco para doenças cardíacas são:

Lipoproteína (a) ou Lp(a) - tipo de colesterol amplamente herdado, ou seja, com muita influência genética, que reflete anomalias hereditárias no colesterol e pode causar acúmulo de placas nas artérias;
Colesterol residual - partículas de gordura nocivas no sangue que testes de colesterol convencionais podem não detectar, mas que também obstruem artérias;Proteína C reativa (hsCRP) - mede a inflamação no corpo. Níveis elevados podem indicar que o organismo está sob estresse e em risco de danos arteriais.

Para a análise, o grupo utilizou dados de saúde do UK Biobank, um dos maiores do mundo, com mais de 300 mil participantes sem doenças cardíacas no início do estudo. Eles acompanharam as taxas de infarto por um período médio de 15 anos.

📈Os resultados mostraram um padrão progressivo muito claro que relacionava os três biomarcadores ao potencial desenvolvimento de problemas cardíacos:

  • Participantes com três resultados elevados tiveram quase o triplo risco de infarto;
  • Aqueles com dois resultados elevados tiveram mais que o dobro do risco;
  • Pacientes com um resultado elevado apresentaram um aumento de cerca de 45% no risco.
Richard Kazibwe, professor da Faculdade de Medicina da Wake Forest University e um dos autores do estudo, explica que a pesquisa sugere que analisar os três biomarcadores em conjunto pode oferecer uma visão mais completa do risco cardiovascular.

Ele ainda comenta que, mesmo que fatores de risco tradicionais, como colesterol e pressão arterial, estejam controlados, esses exames podem ajudar na identificação de uma inflamação oculta, risco genético e anomalias no colesterol.

Fonte: G1

Comentários

Populares

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

UFF Responde: Tuberculose

  No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, data que reforça a importância da conscientização sobre uma das doenças infecciosas mais antigas e ainda presentes no mundo. Segundo dados do  Ministério da Saúde , o Brasil registrou cerca de 84 mil novos casos em 2025, o maior número das últimas duas décadas. Fatores como a desigualdade social, dificuldade de acesso aos serviços de saúde e   o abandono do tratamento contribuem para o avanço da doença. O problema também é agravado pela disseminação de desinformação sobre vacinas e doenças infecciosas, o que dificulta o enfrentamento da tuberculose e retarda o diagnóstico precoce — essencial para interromper a cadeia de transmissão. Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a enfermidade afeta principalmente os pulmões e pode ser transmitida pelo ar, por meio da tosse, fala ou espirro de pessoas infectadas. Apesar de ter cura e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a tube...

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

Anvisa suspende lote de paracetamol e de outros 3 remédios de laboratório

Quatro medicamentos produzidos pelo Laboratório Teuto Brasileiro S.A. tiveram lotes suspensos por determinação da Anvisa, entre eles o Paracetamol 500 mg, indicado para febre e alívio de dores. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (20). O lote 1998101 do Paracetamol 500 mg, com validade em 11/2015, foi suspenso depois que um consumidor contatou o Procon para denunciar  que havia um parafuso no lugar de um dos comprimidos, em uma das cartelas do medicamento. Após notificação do Procon, o laboratório já iniciou o recolhimento voluntário do lote, que foi distribuído em Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. O medicamento Cetoconazol 200 mg, indicado para tratamentos de infecções por fungos ou leveduras, teve suspenso o lote 1048105, com validade em 6/2015.  O motivo da suspensão foi uma queixa de um consumidor feita ao SAC do laboratório. Ele afirmou que encontrou um outro medicamento, o Atenolol 100 mg, na cartela do Cetocona...