Pular para o conteúdo principal

Alergia é bem diferente de intolerância: saiba o porquê


De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), a alergia alimentar é uma reação adversa a determinado alimento que envolve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica com diversas variações. Contudo, é importante diferenciá-la de outras reações a pratos e ingredientes e, principalmente, de uma delas que a população confunde bastante: a intolerância alimentar.
Dentre os fatores envolvidos na alergia alimentar, é possível citar a predisposição genética, a potência antigênica de alguns alimentos e alterações no intestino. Existem mecanismos de defesa principalmente no trato gastrintestinal que impedem a penetração do alergênico alimentar, o que ocasiona a sensibilização. Estudos também indicam que indivíduos com alergia alimentar possuem histórico familiar da doença, ou seja, se o pai e a mãe apresentam alergia, a probabilidade de terem filhos alérgicos é aumentada.
“A diferença é que a alergia está ligada às proteínas dos alimentos, como as do leite de vaca (caseína e betalactoglobulina). Já a intolerância está relacionada aos açúcares dos alimentos. No caso do leite de vaca, o açúcar importante é a lactose e, portanto, é chamado de intolerância à lactose e não alergia à lactose”, explica a nutricionista Gabriela Marcelino da empresa Congelados da Sônia.
Qualquer alimento pode desencadear uma reação alérgica, no entanto, o leite de vaca (principalmente quando utilizado precocemente como substituto do leite materno), peixe, amendoim, nozes, ovos, crustáceos e soja são os mais comuns. Estes podem provocar reações cruzadas, ou seja, alimentos diferentes podem induzir respostas alérgicas semelhantes no mesmo indivíduo. Por exemplo, quem é alérgico ao camarão pode não tolerar outros tipos de crustáceos.
Uma recente pesquisa internacional, realizada pela ASBAI, mostrou a eficácia da dessensibilização alimentar, também conhecida como imunoterapia oral, no tratamento das alergias alimentares.
“Esse procedimento é realizado com a ingestão do alimento alérgico e tem como objetivo tornar o organismo mais tolerante à substância. É uma espécie de vacina, mas esse tipo de tratamento não cura a alergia definitivamente, porém faz com que o organismo seja mais tolerável e evita reações mais graves. A qualquer sintoma de reação alérgica é importante procurar auxílio médico o quanto antes”, explica a especialista.
Desintoxicar é preciso
Depois do Carnaval, movido a muita cerveja e comidas gordurosas, é necessário fazer uma faxina no organismo. Segundo Cecília Souza, esteticista e gerneticienne da Dan Corps, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, depois de festas como essa, geralmente o corpo fica inchado devido aos excessos de doces, salgados e bebidas alcóolicas. “A junção de toda essa má alimentação resulta em reações orgânicas que dificultam o trabalho do fígado na eliminação das toxinas”, diz a especialista.
O programa chamado de Detox Ortomolecular é composto à base de produtos inteligentes como shakes, chás e outros componentes supernutritivos que, além de limpar o organismo, retirar as toxinas, irão proporcionar um emagrecimento saudável e aparente. 
“Em 20 dias temos resultados muito satisfatórios, com até 5 quilos a menos. Isso sem falar na pele que fica maravilhosa”, diz Cecília, que junto à nutricionista da clínica montou o programa de desintoxicação e emagrecimento com dois tipos de cardápio: um com 1500 calorias e outro com 1200 calorias.
Dieta Detox:
Primeiros 10 dias (desintoxicação):
Tomar em jejum:
50 ml de suco Aloe Vera gel Forever.

Café da Manhã:
250 ml de leite de soja ou suco de soja ou água batido com uma medida de Forever Lite + uma fruta de sua preferência.

Lanche da Manhã:
1 barra de cereal light

Almoço:
Folhas verdes à vontade
1 palmito
1 filé mignon pequeno grelhado 
2 col. (sopa) de purê de batata ou 2 col. (sopa) de arroz integral
1 col. (sopa) de feijão ou lentilha

Sobremesa: 
1 taça de gelatina diet ou 10 morangos peq.

Lanche da Tarde:
1 copo (200 ml) de limonada c/ adoçante 
1/2 pêssego ou 1 tangerina
1 fatia de pão de forma integral
1 fatia de peito de peru
1 colher de requeijão light

Jantar:
Folhas verdes à vontade
3 tomates-cereja
1/2 cenoura crua ralada
1 filé pequeno de salmão grelhado 
1 chuchu cozido

Sobremesa:
1 fatia de abacaxi ou 1 maçã peq. ou se preferir substituir a janta por mais uma dose de Shake Forever Lite.
Ceia (antes de dormir):
50 ml de suco Aloe Vera gel Forever.

Próximos 20 dias (perda de peso - 1200):
Jejum:
100ml do Aloe Berry Nectar Forever

Café da manhã:
1 copo (250 ml) de leite de soja sem sabor batido com 8 morangos e 1 medida do Shake Forever Lite
ou
1/2 papaia com 1 col. (sobrem.) de farinha de linhaça + 1 fatia média de queijo branco + 1 copo (250 ml) de chá

Lanche da manhã:
1 pêra
Almoço:
3 col. (sopa) de arroz integral com brócolis ou couve-flor refogada, tomate e pimentão picados + 1 prato (sobrem.) de filé de peixe grelhado + 1 prato (raso) de folhas verde-escuras, palmito e pepino à vontade + 1 col. (sopa) de azeite de oliva

Lanche da Tarde:
1 pote de iogurte desnatado com 1 colher de sopa de farinha de Chia.
ou
1 fatia de pão integral com 1 colher de sopa de requeijão light
Jantar: 
2 col. (sopa) de purê de batatas + 1 filé de peito de frango grelhado + 1 prato (raso) de folhas verde-escuras, tomate e champignon à vontade + 1 col. (sopa) de azeite de oliva 
Ou
1 copo (250 ml) de leite de soja sem sabor batido com 8 morangos e 1 medida  do Shake Forever Lite

Ceia (antes de dormir):
100ml do Aloe Berry Nectar Forever.

Fonte : O Fluminense


Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial