Pular para o conteúdo principal

Alergia é bem diferente de intolerância: saiba o porquê


De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), a alergia alimentar é uma reação adversa a determinado alimento que envolve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica com diversas variações. Contudo, é importante diferenciá-la de outras reações a pratos e ingredientes e, principalmente, de uma delas que a população confunde bastante: a intolerância alimentar.
Dentre os fatores envolvidos na alergia alimentar, é possível citar a predisposição genética, a potência antigênica de alguns alimentos e alterações no intestino. Existem mecanismos de defesa principalmente no trato gastrintestinal que impedem a penetração do alergênico alimentar, o que ocasiona a sensibilização. Estudos também indicam que indivíduos com alergia alimentar possuem histórico familiar da doença, ou seja, se o pai e a mãe apresentam alergia, a probabilidade de terem filhos alérgicos é aumentada.
“A diferença é que a alergia está ligada às proteínas dos alimentos, como as do leite de vaca (caseína e betalactoglobulina). Já a intolerância está relacionada aos açúcares dos alimentos. No caso do leite de vaca, o açúcar importante é a lactose e, portanto, é chamado de intolerância à lactose e não alergia à lactose”, explica a nutricionista Gabriela Marcelino da empresa Congelados da Sônia.
Qualquer alimento pode desencadear uma reação alérgica, no entanto, o leite de vaca (principalmente quando utilizado precocemente como substituto do leite materno), peixe, amendoim, nozes, ovos, crustáceos e soja são os mais comuns. Estes podem provocar reações cruzadas, ou seja, alimentos diferentes podem induzir respostas alérgicas semelhantes no mesmo indivíduo. Por exemplo, quem é alérgico ao camarão pode não tolerar outros tipos de crustáceos.
Uma recente pesquisa internacional, realizada pela ASBAI, mostrou a eficácia da dessensibilização alimentar, também conhecida como imunoterapia oral, no tratamento das alergias alimentares.
“Esse procedimento é realizado com a ingestão do alimento alérgico e tem como objetivo tornar o organismo mais tolerante à substância. É uma espécie de vacina, mas esse tipo de tratamento não cura a alergia definitivamente, porém faz com que o organismo seja mais tolerável e evita reações mais graves. A qualquer sintoma de reação alérgica é importante procurar auxílio médico o quanto antes”, explica a especialista.
Desintoxicar é preciso
Depois do Carnaval, movido a muita cerveja e comidas gordurosas, é necessário fazer uma faxina no organismo. Segundo Cecília Souza, esteticista e gerneticienne da Dan Corps, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, depois de festas como essa, geralmente o corpo fica inchado devido aos excessos de doces, salgados e bebidas alcóolicas. “A junção de toda essa má alimentação resulta em reações orgânicas que dificultam o trabalho do fígado na eliminação das toxinas”, diz a especialista.
O programa chamado de Detox Ortomolecular é composto à base de produtos inteligentes como shakes, chás e outros componentes supernutritivos que, além de limpar o organismo, retirar as toxinas, irão proporcionar um emagrecimento saudável e aparente. 
“Em 20 dias temos resultados muito satisfatórios, com até 5 quilos a menos. Isso sem falar na pele que fica maravilhosa”, diz Cecília, que junto à nutricionista da clínica montou o programa de desintoxicação e emagrecimento com dois tipos de cardápio: um com 1500 calorias e outro com 1200 calorias.
Dieta Detox:
Primeiros 10 dias (desintoxicação):
Tomar em jejum:
50 ml de suco Aloe Vera gel Forever.

Café da Manhã:
250 ml de leite de soja ou suco de soja ou água batido com uma medida de Forever Lite + uma fruta de sua preferência.

Lanche da Manhã:
1 barra de cereal light

Almoço:
Folhas verdes à vontade
1 palmito
1 filé mignon pequeno grelhado 
2 col. (sopa) de purê de batata ou 2 col. (sopa) de arroz integral
1 col. (sopa) de feijão ou lentilha

Sobremesa: 
1 taça de gelatina diet ou 10 morangos peq.

Lanche da Tarde:
1 copo (200 ml) de limonada c/ adoçante 
1/2 pêssego ou 1 tangerina
1 fatia de pão de forma integral
1 fatia de peito de peru
1 colher de requeijão light

Jantar:
Folhas verdes à vontade
3 tomates-cereja
1/2 cenoura crua ralada
1 filé pequeno de salmão grelhado 
1 chuchu cozido

Sobremesa:
1 fatia de abacaxi ou 1 maçã peq. ou se preferir substituir a janta por mais uma dose de Shake Forever Lite.
Ceia (antes de dormir):
50 ml de suco Aloe Vera gel Forever.

Próximos 20 dias (perda de peso - 1200):
Jejum:
100ml do Aloe Berry Nectar Forever

Café da manhã:
1 copo (250 ml) de leite de soja sem sabor batido com 8 morangos e 1 medida do Shake Forever Lite
ou
1/2 papaia com 1 col. (sobrem.) de farinha de linhaça + 1 fatia média de queijo branco + 1 copo (250 ml) de chá

Lanche da manhã:
1 pêra
Almoço:
3 col. (sopa) de arroz integral com brócolis ou couve-flor refogada, tomate e pimentão picados + 1 prato (sobrem.) de filé de peixe grelhado + 1 prato (raso) de folhas verde-escuras, palmito e pepino à vontade + 1 col. (sopa) de azeite de oliva

Lanche da Tarde:
1 pote de iogurte desnatado com 1 colher de sopa de farinha de Chia.
ou
1 fatia de pão integral com 1 colher de sopa de requeijão light
Jantar: 
2 col. (sopa) de purê de batatas + 1 filé de peito de frango grelhado + 1 prato (raso) de folhas verde-escuras, tomate e champignon à vontade + 1 col. (sopa) de azeite de oliva 
Ou
1 copo (250 ml) de leite de soja sem sabor batido com 8 morangos e 1 medida  do Shake Forever Lite

Ceia (antes de dormir):
100ml do Aloe Berry Nectar Forever.

Fonte : O Fluminense


Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Faculdade de Medicina da UFF celebra 100 anos com nova sede e programação especial

  A UFF celebrou, ontem (1), o centenário da Faculdade de Medicina. O evento, realizado no teatro da universidade, contou com a presença de autoridades acadêmicas e civis, docentes, servidores, estudantes e ex-alunos, reunindo gerações que marcaram a história da unidade. A programação contou com a conferência “ A Medicina nos últimos 100 anos ”, ministrada pela professora Eliete Bouskela, presidente da Academia Nacional de Medicina, além de homenagens a personalidades e ex-professores que contribuíram para a trajetória da unidade e da apresentação do Quarteto de Cordas. Na ocasião, foram entregues medalhas e troféus comemorativos, simbolizando o reconhecimento ao legado de excelência, ética e compromisso social da Faculdade de Medicina ao longo de um século. Quarteto de Cordas durante a solenidade do centenário da Faculdade de Medicina da UFF. Foto: Joaquim Guedes/SCS Com uma trajetória marcada pela excelência na formação de profissionais e pelo compromisso com a saúde pública, a u...

Vacina experimental pode trazer alívio para alergia a amendoim

Um estudo publicado no "Journal of Allergy and Clinical Immunology" nesta quarta-feira (11) demonstra como vacinas podem ser utilizadas com sucesso no tratamento de alergias. Uma boa parte das alergias ocorre quando o sistema imunológico percebe alguns alimentos como "invasores" a serem atacados. Como se o amendoim virasse um vírus, por exemplo. A partir dessa premissa, assim, cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram uma vacina capaz de fazer com que o sistema imune não reaja a substâncias presentes no amendoim como se elas fossem atacar o organismo. Em testes em camundongos, três doses mensais de uma vacina aplicada pelo nariz protegeram ratos de reações alérgicas. Ao todo, a vacina foi desenvolvida após quase duas décadas de estudo. Os ratos responderam às alergias a amendoim de forma similar aos humanos afetados, com sintomas que incluíam coceira na pele e dificuldade para respirar. O estudo avaliou a proteç...

Huap-UFF é o primeiro hospital de Niterói (RJ) a realizar criobiópsia de nódulo pulmonar por meio de ecobroncoscopia

  O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou pela primeira vez um procedimento de criobiópsia de nódulo pulmonar guiado por ultrassonografia endobrônquica radial. O uso da técnica, que é um avanço no diagnóstico precoce do câncer de pulmão, torna o Huap a única instituição a oferecer esse tipo de exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região metropolitana II do Rio de Janeiro. O procedimento, realizado no último dia 22 de agosto, é um marco na modernização do parque tecnológico do Serviço de Endoscopia Digestiva e Respiratória do Huap-UFF e  faz parte das ações do projeto “Integra – uma proposta de integração academia/serviço”,  aprovado pelo edital Nº 15/2023, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, que garantiu o valor de R$4.438.000 (quatro milhões, quatrocentos e trinta e oito mil reais) para 24 m...