Pular para o conteúdo principal

Esperança à vista para as mulheres com câncer no útero

Publicada nesta semana pelo periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, da Academia Americana de Ciências, pesquisa realizada por um grupo de cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, identifica genes ligados ao câncer no endométio (camada que reveste o útero) e abre precedente para a criação de tratamentos novos e personalizados contra a doença. 

Segundo tipo de câncer que mais afeta a população feminina, com previsão de pelo menos 18 mil novos casos para esse ano, de acordo com o Inca, o câncer de colo de útero pode ser evitado. O radioterapeuta da Clínica São Carlos, José Luis Fuser Jr., explica que a doença costuma se desenvolver lentamente, o que facilita o diagnóstico precoce. 

“Esse tipo de câncer passa por uma fase de pré-malignidade que pode durar anos, tempo suficiente para ser descoberto nos exames de rotina antes que se torne agressivo”, explica o médico.

Para Fuser, a mortalidade associada à doença se dá pelo fato de a prevenção ainda não ser totalmente difundida na população brasileira.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as mulheres passem por exames ginecológicos preventivos a cada 3 anos, após ter recebido negativa para o papilomavírus humano (HPV, sigla em inglês) em 2 anos seguidos. Porém, a maioria das mulheres em idade reprodutiva não segue esse calendário”, pontua o oncologista.

A relação com o HPV – Sabe-se que o desenvolvimento de um câncer está atrelado a fatores como predisposição genética, hábitos alimentares e estilo de vida. No entanto, alguns tumores podem nascer a partir de uma infecção viral. Esse é o caso do câncer de colo de útero. Apesar de existirem mais de 100 subtipos do vírus, a OMS considera apenas 13 como oncogênicos. Desses, HPV-16 e HPV-18 estão associados a mais de 70% dos casos de câncer de colo de útero. Vale lembrar que 98% dos casos desse câncer têm relação direta com algum subtipo do vírus. Cânceres de boca, ânus e pênis também podem ser desencadeados pela infecção.

Os números preocupantes reforçam a importância de lembrar que a prevenção deste tipo de câncer pode ser feita com cuidados simples, entre os quais a vacinação.

“Muitas pessoas ainda não sabem que o câncer de colo de útero está relacionado com o vírus do papiloma humano (HPV), transmissível sexualmente e presente na maior parte das lesões pré-cancerígenas. As vacinas aprovadas pelo Ministério da Saúde para uso no Brasil previnem os principais tipos de HPV associados a esse câncer e às verrugas genitais e são recomendadas para mulheres entre 9 e 26 anos”, explica Renato Kfouri, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Isabella Ballai, presidente da regional Rio de Janeiro da SBIm, acrescenta que as vacinas oferecem taxa de soroconversão (capacidade de gerar produção de anticorpos e proteção) que chega a 99%. “São eficazes na prevenção, mas é importante saber que elas não têm ação de tratamento e não previnem todas as infecções causadas por todos os tipos de HPV e nem outras doenças sexualmente transmissíveis”, orienta a médica. “Por isso”, enfatiza Ballalai, “a vacinação, apesar de essencial, não elimina a necessidade de as mulheres realizarem anualmente o exame preventivo Papanicolau, nem dispensa o uso de preservativo durante a relação sexual”.

Medidas preventivas

Existem vacinas eficazes contra os tipos mais oncogênicos, por isso meninas devem ser vacinadas por volta dos 9 anos de idade;

É fundamental o uso de preservativos em todas as relações sexuais;

Mulheres devem passar por consultas periódicas. O exame Papanicolau está disponível na rede pública de saúde e detecta a infecção em estágios iniciais, quando as verrugas ainda não são visíveis a olho nu;

A mulher que descobrir uma infecção pelo HPV deve iniciar imediatamente o tratamento indicado pelo seu ginecologista e informar seu parceiro para que ele também investigue uma possível infecção.


Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial