Pular para o conteúdo principal

Especialistas prometem rosto bonito e sem espinhas


Um rosto bonito com a pele lisinha é um sonho que pode ficar distante com o aparecimento de lesões que geram a famosa e odiada acne. O mais comum é que ela apareça na adolescência, quando há um aumento na produção de hormônios e maior  secreção sebácea, originando as espinhas. É aí que começa a preocupação para acabar com este problema que aflige muita gente. 
A dermatologista Daniela Lemes conta que alguns tratamentos mais modernos são bastante eficientes contra a acne. 
“Aliamos técnicas para realizar o tratamento, como o laser harmony de 420 nm, que tem um comprimento de onda que atua na secreção sebácea e na bactéria da acne; a luz azul do Multiwaves, que é usada para controle da oleosidade da pele; e em alguns casos é preciso medicação oral”, detalha.
A médica também dá algumas dicas de cuidados para o dia a dia: “Usar sabonetes específicos para pele oleosa, filtro solar oil free, não usar água quente e limpar bem o rosto após o uso de maquiagem”.
A designer Juliana Lima, de 26 anos, enfrenta problemas com acne desde os 12 e começou a fazer tratamento aos 15. Usou ácidos durante um bom tempo, o que lhe deixou algumas lembranças. Isso porque quando era mais nova, não se preocupava em associar ácido com sol, o que resultou em sardas no nariz.  
A solução para a acne foi o remédio roacutan (medicação oral), mas que pode provocar com alguns efeitos colaterais. 
“No começo, minha pele ficava ressecada e minha boca seca, mas foi o único remédio que melhorou a acne. Eu tinha muitas lesões”, lembra a jovem. 
Após ter melhorado, Juliana continua se cuidando. Passa ácido e pomada diariamente no rosto. Além disso, toma muito cuidado com o sol e usa sabonete e filtro solar para pele oleosa.
A dermatologista Renata Junqueria enfatiza que o roacutan é um medicamento  muito eficaz, mas deve ser usado com controle, que envolve exames de sangue periodicamente e avaliação cuidadosa do profissional. 
Renata cita, ainda, outras substâncias que são usadas no tratamento da acne: “O tratamento tópico pode ser feito com adapaleno, peróxido de benzoíla, tretinoína, entre outros”, enumera.
A estudante Carolina Vieira, 15, está na fase que as espinhas vêm com tudo e o difícil é se adequar a tratamento. 
“Já comecei vários tratamentos, mas sempre paro porque é complicado ficar sem pegar sol e minha pele fica muito vermelha”, admite Carolina. “Minha pele já esteve pior. Como não espremo as espinhas, o jeito é passar um corretivo”, argumenta.
O combate à acne deve ser iniciado assim que as primeiras espinhas aparecerem. 
“Para evitar as marcas é melhor procurar um dermatologista e começar um tratamento assim que a acne der sinal”, recomenda Daniela Lemes.
Para acabar com as cicatrizes
Mesmo após o tratamento das erupções, a acne pode deixar marcas na pele. Como tratá-las? A dermatologista Daniela Lemes explica: 
“O tratamento varia de acordo com o tipo de cicatriz. Na distensível, quando puxamos a pele, ela desaparece, pode-se fazer laser fracionado e preenchimento. Já nas não distensíveis, ou seja, que não retraem, é preciso fazer subcisão. Em geral, as pessoas têm os dois tipos. Já as manchas são tratáveis com peeling de cristal com ácido retinoico, ou peeling de alfa hidroxiácidos ou Fraxel Dual. É necessário que o dermatologista faça o diagnóstico do paciente”, conclui a médica. 

Fonte : O Fluminense

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial