Pular para o conteúdo principal

Cuidado com a conjuntivite

O verão é a estação favorita de muitos, mas o calor, o aumento da umidade e as aglomerações, comuns em praias e piscinas, fazem da estação a de maior risco para a conjuntivite. Apesar de não haver levantamento oficial de casos no Rio, a Secretaria Municipal de Saúde garante que, nessa época, há um aumento significativo de incidência da doença. 

A conjuntivite pode ser bacteriana, viral ou alérgica. Apesar das causas distintas, ardência, aumento da secreção ocular, coceira e vermelhidão nos olhos são sintomas comuns a todas. De acordo com o oftalmologista André Chechinel, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, um grave erro cometido pela maioria é demorar para procurar um especialista.
“As pessoas costumam passar diastratando os olhos apenas com o colírio normal, o que não é aconselhável”, alerta. “É preciso descobrir exatamente qual é o problema, pois usar o colírio errado pode até piorar a doença”.
Se descoberta no tempo certo, a conjuntivite é de fácil tratamento, mas o tempo varia de acordo com o tipo da doença. Segundo Chechinel, a bacteriana, apesar de produzir muita secreção e inchaço, é a que responde mais rápido ao colírio e costuma melhorar em 72 horas. Já a alérgica leva em torno de 7 dias, e a viral, que causa mais desconforto, dura de duas semanas até um mês.
Quem está contaminado deve evitar proximidade com outras pessoas, pois a conjuntivite se dissemina rapidamente através de telefones, maçanetas, pias e fronhas. Se não houver outra maneira, o uso de óculos dificulta a transmissão.
Medidas de prevenção
Para prevenir a conjuntivite, o Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi) orienta a população a lavar frequentemente as mãos, evitar aglomerações, não compartilhar maquiagem e nem outros produtos de uso ocular.
Como primeira medida em casos de suspeita da doença, é bom lavar bem os olhos por dentro, com água gelada, que funciona como uma espécie de anestésico e alivia o incômodo. Feito isso, deve-se procurar um médico para saber exatamente que tipo de medicamento deve ser utilizado. 

Fonte : O Dia

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial