Pular para o conteúdo principal

Eliminação do álcool é diferente em cada pessoa e pode levar até 12 horas

Dirigir depois de beber é uma atitude extremamente perigosa para si e também para os outros. Dados mostram que uma a cada cinco pessoas envolvidas em batidas de trânsito estava alcoolizada na hora do acidente – e não importa a quantidade já que é suficiente apenas uma lata de cerveja para que o corpo já sofra alterações. A partir da primeira dose, a pessoa já começa a ter perda de sensibilidade de movimento e também dos reflexos.

De qualquer maneira, é bom saber que a eliminação e absorção da bebida depende de cada pessoa e de como o organismo consegue metabolizar o álcool – aproximadamente 90% da substância é absorvida na primeira hora e a eliminação total pode demorar até 12 horas, como explicou o hepatologista Mário. Mas é importante saber que essa eliminação depende da quantidade de álcool ingerida, do peso, do sexo e da capacidade do metabolismo de cada um. Nesse período, não é permitido dirigir e, por isso, a nova Lei Seca está cada mais rígida.

Info álcool (Foto: Arte/G1)

Porém, mesmo quem não ingeriu uma gota de bebida alcoólica pode também ser pego na blitz da Lei Seca. O apresentador Fernando Rocha foi a um bar em São Paulo para ver como outras substâncias do dia a dia podem interferir no resultado do bafômetro.

Entre os testes feitos, a que teve maior concentração de álcool foi o enxaguante bucal, mas essa concentração diminui 15 minutos depois, ao contrário da cerveja e do vinho, que vão aumentando com o tempo. Por isso, quem não bebeu, mas usou enxaguante, comeu um bombom de licor ou tomou algum remédio homeopático, pode pedir para refazer o teste do bafômetro depois de 15 minutos.

Fora os perigos no trânsito, o álcool traz também malefícios para a saúde, principalmente no calor.

Com o tempo quente, o corpo costuma perder mais água por causa do suor e, se a pessoa ingerir alguma bebida, também aumenta a perda de líquido pela urina, o que pode levar a uma desidratação, como explicou a pediatra Ana Escobar. Por isso, no dia seguinte, quando vem a ressaca, a dica é beber muita água, além de comer comidas leves e descansar bem o corpo.

Para saber se o seu consumo de bebida alcoólica é moderado ou exagerado, o psiquiatra Daniel Barros propôs quatro perguntas.

PERGUNTAS SOBRE O CONSUMO DE ÁLCOOL
1. Você já pensou em reduzir o tanto que você bebe?
2. Você se sente culpado pela maneira como bebe?
3. As pessoas criticam o seu modo de beber?
4. Você bebe pela manhã para reduzir o nervosismo?
*Segundo o psiquiatra Daniel Barros, responder ‘sim’ a uma dessas perguntas já é um sinal de alerta; responder ‘sim’ a duas ou mais significa grandes chances de o seu consumo ser problemático.
Segundo o médico, responder ‘sim’ a uma delas já é um sinal de alerta; responder ‘sim’ a duas ou mais significa grandes chances de o seu consumo ser problemático.

Além disso, é bom avaliar o histórico familiar e a idade que a pessoa começou a beber porque tudo isso também interfere. Para o psiquiatra, as pessoas precisam lembrar que o álcool é uma droga e que o uso excessivo também pode causar dependência e conseqüências graves para a saúde.

Entre os problemas que pode causar, a bebida alcoólica pode afetar diversos órgãos, como o estômago, intestino, cérebro, fígado, rim, pâncreas e até mesmo o coração. Ingerir muita bebida pode também provocar doenças, como gastrite, cirrose, hipertensão, anemia, impotência nos homens e até infertilidade nas mulheres.

Fonte : G1

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial