Pular para o conteúdo principal

Hormônios produzidos pela tireoide são responsáveis pelo funcionamento do corpo

Hoje é o dia internacional da tireoide, glândula localizada na base do pescoço. Esta parte do corpo é responsável por produzir os hormônio tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4), que regulam o funcionamento do corpo. Visando esclarecer as dúvidas que envolvem esta glândula, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) criou uma cartilha de mitos e verdades sobre a tireoide.
— É muito importante falar sobre o assunto e divulgar as informações corretas como forma de esclarecer dúvidas e acabar com crendices sobre o funcionamento da glândula — afirma a endocrinologista Renata Sacramento, promotora da campanha.
Entre as doenças mais comuns da tireoide estão o hipertireoidismo, quando a tireoide produz hormônio em excesso, e o hipotireoidismo, quando a glândula não produz hormônio suficiente para as necessidades do corpo.
A alta produção hormonal pode levar a perda de peso, alteração de apetite, taquicardia, fadiga e alteração da menstruação. Já a baixa produção provoca metabolismo mais lento e causa ganho de peso, cansaço, lentidão no funcionamento do intestino, sonolência e anemia.
Doenças têm sintomas inespecíficos
Os sintomas das doenças da tireoide podem ser confundidos com outras enfermidades, alerta Cassandra Lopes, endocrinologista e metabologista da Clínica Soulleve:
— Alguns sinais das disfunções tireoidianas são inespecíficos e muitas vezes podem ser confundidos com fadiga, estresse, depressão e deficiência de vitaminas. Por isso, é importante a realização de exames laboratoriais anuais para o diagnóstico precoce quando sofrer algum dos sintomas, a fim de evitar problemas mais graves gerados por essa disfunção hormonal.
O tratamento é realizado com medicamentos que visam à correção (aumentar ou diminuir) da produção dos hormônios. No caso do hipertireoidismo, uma cirurgia para remover a glândula pode ser recomendada.

Abrangência

O hipotireoidismo é uma doença comum que afeta de 8% a 12% dos brasileiros, principalmente mulheres e indivíduos mais idosos.

Gravidez

Tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo podem afetar a fertilidade e, se não tratados adequadamente, associar-se a complicações da gestação e a problemas para o feto.

Ganho de peso

O hipotireoidismo não tratado gera um ganho leve de peso, em geral por retenção de líquidos, e não obesidade.

Perigo

Não se deve usar hormônios T3 e T4 para emagrecer, pois podem causar arritmias, hipertensão, diarreia e graves manifestações, até fatais.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial