Pular para o conteúdo principal

Usar fio dental todos os dias ajuda a prevenir doenças bucais

O fio dental, apesar de ser frequentemente esquecido na hora da higienização, tem um importante lugar na manutenção da saúde bucal. Este item consegue remover placas bacterianas e restos de comida entre os dentes, local não alcançado pela escovação. Por isso, é necessário manter hábito de usá-lo.
— O uso do fio dental deve fazer parte da rotina de higienização de cada pessoa. Mais importante do que o momento de usar, é realmente usa-lo. Uma dica é passar o fio antes, para que remova toda a placa bacteriana que fica entre os dentes, e usar a escova depois para complementar a limpeza. Muitas vezes, quando as pessoas deixam para usar depois, elas realizam a escovação e acabam sentindo que já completaram a limpeza, deixando o fio de lado — orienta a periodontista e cirurgiã-dentista Alessandra Cohen.
Alessandra afirma que pode-se usar o fio apenas uma vez no dia, e indica a escovação da noite, antes de dormir, para limpeza completa. Este produto auxilia na prevenção de doenças gengivais, cáries e manchas nos dentes:
— A maioria das pessoas usa o fio apenas para retirar aquele restinho de comida visível ao espelho. Mas sua função é limpar, principalmente, nos espaços em que não se consegue enxergar — reforça.
O fio dental age por fricção, ressalta a profissional, então, quanto maior for a superfície de contato com a superfície dentária, melhor será a limpeza.
— Para aumentar essa superfície de contato, gosto de usar a fita dental, ou fios mais espessos, ou ainda, usar o fio dental duplo, dando duas voltas — sugere Alessandra.
Hábito deve começar ainda na infância
Na vida adulta, fazer atitudes virarem hábito é bem mais difícil do que construir o costume a partir dos anos iniciais. A recomendação é que os pais incentivem os filhos a usarem o fio dental desde o nascimento dos primeiros dentinhos.
— É aconselhável que as crianças utilizem o fio dental não somente para limpeza entre os dentes, mas também para que criem o hábito de utiliza-lo sempre. Assim, na fase adulta, seguirão a rotina de limpeza mais naturalmente, acarretando em uma saúde bucal mais completa — indica Flavia Mastrorosa, dentista da Odonto Empresas, do grupo Caixa Seguradora.
A dentista relembra que, nos primeiros anos de vida, os pais devem estar junto às crianças no momento de higienização bucal:
— Nada de entregar o fio na mão da criança e deixar que ela faça a higiene sozinha. É importante participar desse momento e orientá-la, para que não ocorra nenhum acidente. Por volta dos 7 a 8 anos as crianças estão atentas e com a destreza manual mais apurada e já podem começar a utilizar o fio sozinhas — finaliza.
Como usar
O fio deve ter, aproximadamente, 40 centímetros. Enrole- em um dedo de cada mão e deixe um pedaço entre as mãos para fazer a limpeza. Passe o fio entre os dentes e a linha da gengiva. Curve o fio de modo que ele pegue toda a lateral do dente. Deixe que o fio entre cuidadosamente na linha da gengiva para limpar a região. Faça os movimentos para cima e para baixo com cuidado. Passe o fio para a frente e para trás, tirando a placa acumulada e os restos de comida. Para o próximo dente, use uma parte limpa do fio dental e repita o processo.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial