Pular para o conteúdo principal

Medicamento combate o veneno de abelhas e deverá ser liberado em 2019


Um medicamento inédito está sendo produzido pelo Instituto Vital Brazil em parceria com o Centro de Estudos e Venenos de Animais Peçonhentos da Universidade Estadual Paulista de Botucatu (Cevap/Unesp): o soro antiapílico, contra o envenenamento de abelhas. Há um ano e meio sendo testado em humanos, o soro, único no mundo, já foi usado em 16 pacientes que sofreram múltiplas picadas de abelha e apresentou bons resultados.

“Todos os pacientes que receberam o soro antiapílico neste período de testes tiveram redução significante nos sinais e sintomas do envenenamento em um período de tempo curto. Além disso, não houve nenhum caso de reação adversa, o que significa uma grande notícia”, disse o presidente do Instituto Vital Brazil, Edimilson Migowski.

Nesta etapa, chamada estudo clínico fase II, é preciso testar o soro em 20 pacientes para verificar a segurança. Depois dessa fase de estudo, será iniciada nova pesquisa, que envolverá um número maior de pacientes, para comprovar a eficiência e a dose mais adequada.

“Em seguida, esperamos que o medicamento receba o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser liberado para produção e distribuição em escala industrial. Temos uma previsão de que são grandes as probabilidades do soro entrar no mercado, para atender as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), no segundo semestre de 2019”, afirmou Migowski.

Em 2015, foram notificados quase 12 mil acidentes com envenenamento por abelhas com 42 óbitos, 14 vezes mais mortes notificadas do que em 2000, de acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. 

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar de serviç

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia