Pular para o conteúdo principal

Campanha de Doação de Leite Materno

O Dia Nacional de Doação de Leite Humano é comemorado em 1º de outubro. Para celebrar a data, o Ministério da Saúde lança a campanha “Para você é leite. Para criança é vida”. O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Com ele o bebê se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegido de infecções, diarréias e alergias. Quem está amamentando pode procurar o banco de leite mais próximo e ser uma doadora. Este gesto pode salvar vidas. A doação de leite humano é incentivada e apoiada e pelo SUS.


Quem pode doar leite humano?

Toda mulher saudável com excesso de leite e que não use medicamentos que impeçam a doação. Para isto, é só procurar o banco de leite mais próximo de sua casa e se informar sobre como fazer a doação.

O que fazer para a doação?

Procure um banco de leite pessoalmente, através de um telefone de contato ou através da internet para agendar uma visita domiciliar do corpo de enfermagem para cadastro e/ou orientações.

Preparo do frasco para guardar o leite

Leve um frasco de vidro com tampa de plástico, retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa. Coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobrindo-os com água. Ferva por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura. Escorra sobre um pano limpo até secar. Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa. O ideal é deixar vários frascos preparados ou utilizar os frascos fornecidos pelo Banco de Leite que já estão esterilizados e prontos para o uso.

Higiene pessoal antes de iniciar a coleta

Prenda os cabelos ou coloque uma touca. Colocar a máscara sobre o rosto. Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão. Lave as mamas apenas com água. Seque as mãos e as mamas com toalha limpa.
Obs.: a máscara e a touca são fornecidas pelo próprio banco de leite.

Local adequado para retirar o leite

Escolha um lugar confortável, limpo e tranquilo. Forre uma mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa. Evite conversar durante a retirada do leite.

Qual é a forma correta para fazer a retirada de leite (ordenha)?

Massageie as mamas com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares, no sentido da parte escura (auréola) para o corpo. Coloque o polegar acima da linha onde acaba a auréola. Coloque os dedos indicador e médio abaixo da auréola. Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo. Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite. Despreze os primeiros jatos ou gotas. Em seguida, abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, forrada com um pano limpo com abertura para cima. Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da auréola. Após terminar a coleta, feche bem o frasco.

Como guardar o leite coletado?

Anote na tampa do frasco a data em que iniciou a coleta do leite. Guarde imediatamente o frasco no congelador da geladeira ou freezer por até 15 dias. Se o frasco não ficou totalmente cheio, você pode completá-lo em outro momento. Para completar o volume de leite no frasco, sob o congelamento utilize um copo de vidro previamente fervido por 15 minutos e escorra sobre um pano limpo até secar. Coloque o leite recém-ordenhado sobre o que já estava congelado, até faltarem dois dedos para encher o frasco. Guardar imediatamente o frasco no freezer ou no congelador. O frasco com o leite congelado deve ser transportado refrigerado para o banco de leite humano antes de completar 15 dias da data da primeira coleta, ou deverá ser entregue ao profissional do banco de leite no agendamento da visita domiciliar.

Como conservar o leite congelado?

Na geladeira: leite cru até 12 horas.
No freezer: leite cru até 15 dias.

Curiosidades

Você sabia?

  • A produção de leite depende do esvaziamento da mama e quanto mais a mulher esvazia, mais leite ela será capaz de produzir.
  • Todo leite doado será analisado antes de sua distribuição.
  • Todo leite descongelado não deve ser congelado novamente.

O que mais o banco de leite pode fazer por você?

  • Orientações das intercorrências da mama, tais como: seios empedrados, rachaduras no mamilo.
  • Orientações sobre amamentação, tais como: pega, posição correta do bebê da mãe e oferta do leite ao bebê.
  • A importância da amamentação até os seis meses exclusiva.
  • Problemas de desmame relacionados ao uso de bicos (chupetas e mamadeiras).
  • Relactação e desmame.

Em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Leite Materno, a Biblioteca de Medicina da UFF visitou o Banco de Leite Humano/HUAP. A entrevista foi realizada com a residente Thaís em colaboração com a enfermeira Rosângela. Nossos agradecimentos à equipe do BLH/HUAP/UFF.


Clique aqui para baixar o áudio da entrevista.

Interessadas em agendar uma visita podem entrar em contato com o telefone (21) 2629-9234 ou enviar um e-mail para bancodeleite@huap.uff.br. Quem preferir visitar pessoalmente, o endereço do BLH do Huap é Avenida Marquês do Paraná, 303, térreo, Centro, Niterói.

Lembrando que o BLH do HUAP está aceitando doação de vidros com tampa plástica para coleta de leite e avisa que recebem doações espontâneas, isto é, mães que não tiveram seus filhos no próprio Hospital Antônio Pedro.

Funcionárias do BLH
Clique aqui para ver mais fotos do BLH/HUAP.

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Janeiro Branco

 Saúde mental em foco aqui na Universidade com o Janeiro Branco. 💙 O movimento criado propositalmente no primeiro mês do ano amplia a perspectiva de discussão sobre saúde mental e reforça a necessidade de ações de prevenção, que estimulem a qualidade de vida de todos.  Aqui na UFF, diferentes ações institucionais corroboram com esse propósito. Confira: ▶ Projeto Gato em teto de zinco quente: voltado para as grandes dificuldades psíquicas apresentadas por estudantes e egressos da UFF, e, também, pelas crianças e jovens do COLUNI. Para marcação, ligar: 2629-2664 ou 998117129. Mais informações: subjetividadefeuff@gmail.com ▶ Projeto Saúde e Bem estar da UFF: disponibiliza escuta psicológica para servidores e estudantes. Saiba mais em (21) 96743-8502 ou sabegra.uff@gmail.com. Siga o perfil @sabegra.uff ▶ SPA da Escola de Psicologia: disponibiliza vagas para atendimento psicoterápico à comunidade de Niterói. Oferece também espaços de cuidado grupal com a Oficina Vivências Negras, somen

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Destaque UFF

  Mais um projeto da UFF que vem para somar na cidade de Niterói. Com foco no turismo responsável, o Observatório do Turismo de Niterói (ObservaTur Niterói) busca monitorar a atividade turística da região visando à geração de empregos, implementação de políticas públicas e outros investimentos no setor.  O projeto, elaborado pela nossa Universidade em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói e a Fundação Euclides da Cunha (FEC), envolve docentes e estudantes de graduação e pós.  Como destaca o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a cidade sorriso tem um grande potencial turístico. ""A UFF está atuando junto ao município para cooperar neste processo de recuperação dos efeitos da pandemia, para que Niterói avance e se torne referência para todo o estado"". Leia a matéria completa do #DestaquesUFF  no link https://bit.ly/3FaRxBT