Data : 22 de setembro de 2011
Horário : 10:00 às 19:00 horas
Local : UFF - Campus do Gragoatá - Bloco D
Horário : 10:00 às 19:00 horas
Local : UFF - Campus do Gragoatá - Bloco D
O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.
Saiba como se cadastrar como um candidato a doador voluntário de medula óssea :
1. Você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante);
2. É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos Hemocentros dos Estados. No Rio de Janeiro, você pode realizar o cadastro no Hemorio, de segunda à sexta de 7 às 12hs e no INCA, das 7:30 às 14:30hs e aos sábados, de 8 às 12hs. Para mais informações, ligue para o disque-sangue : 0800-282-0708 oun para (21) 2506-6064;
3. Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida um ficha com informações pessoais. Após, a sua amostra de sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro do REDOME - Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.
Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.
A doação é um precedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas.
- Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema de compatibilidade entre as células do doador e do receptor.
- A chance de encontrar um medula compatível é, em média, de uma em cem mil!
- O paciente que precisa de transplante de medula óssea tem 25% de chances de encontrar um doador compatível entre irmão do mesmo pai e da mesma mãe. Quando o paciente não encontra um doador na família, procura-se um compatível que esteja inscrito no REDOME.
- A chance de cura de muitas pessoas pode estar nas suas mãos.
- CADASTRE-SE COMO VOLUNTÁRIO. ALGUÉM SÓ TEM A GANHAR. E VOCÊ, NADA A PERDER!
Comentários
Postar um comentário