Pular para o conteúdo principal

Salão da Leitura recebe a visita de estudantes no quarto dia do evento

Alunos das redes pública e privada de Niterói movimentam os estandes montados no Teatro Popular. Apresentação de Adriana Calcanhotto encantou crianças e também adultos presentes


As capas coloridas dos livros, fantoches, passatempos infantis e cirandas de leitura fizeram na segunda-feira a alegria de alunos das redes de ensino municipal, estadual e privado de Niterói, durante o 3º Salão da Leitura da cidade, que termina no sábado.

Numa busca frenética por novidades, os pequenos desbravaram cada pedaço do Teatro Popular, no Caminho Niemeyer. O evento literário foi aberto na sexta-feira, com show de Luiz Melodia.

O destaque do quarto dia do evento ficou por conta da cantora e compositora Adriana Calcanhotto que encantou crianças e adultos. Ela se aproximou do público infantil através dos CDs Adriana Partimpim e Partimpim 2. A artista, que também é autora do livro “Saga lusa - O relato de uma viagem”, participou da palestra “De conversa em conversa”, mediada pelo curador do evento Júlio Diniz.

Durante a apresentação, a artista cantou algumas das suas canções. Ao final, os fãs, entre eles poetas, escritores, músicos e jornalistas de Niterói aproveitaram para fazer breves perguntas sobre o processo de criação, parcerias, início de carreira e composições. A cantora aprovou a iniciativa do evento. “O teatro tem uma estrutura e espaço maravilhosos. Inclusive antes da palestra havia conversado com o Júlio (Diniz) sobre trazer o disco “Micróbio do Samba” para cá. Seria maravilhoso com esta acústica que o lugar propicia”, disse, referindo-se ao último CD.  

Os convidados de terça-feira são o cantor Martinho da Vila e escritor e jornalista Sérgio Cabral, que falarão de suas experiências musicais e literárias. O encontro, mediado por Diniz e Paulo da Costa e Siva, vai acontecer no teatro, às 16h. Até segunda-feira, mais de 2 mil pessoas já visitaram os estandes. O evento conta com a participação do Grupo Fluminense .

Bia Bedran dá show
O ponto alto da programação infantil, também na segunda-feira, foi a apresentação da cantora, escritora e contadora de histórias niteroiense, Bia Bedran.

“Para mim é o céu: cultura, criança e livros reunidos no mesmo espaço. Esse evento em Niterói é muito importante para mim e essas obras de Oscar Niemeyer com certeza servem de inspiração. Apesar de levar meu trabalho para o país inteiro é em Niterói que nasce toda a minha obra”, destacou Bia Bedran.

Na luta contra a dengue
Numa parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, foi lançada no Salão da Leitura, a Brigada Mirim Antidengue. A ideia é formar agentes multiplicadores entre a criançada.

O projeto consiste numa parte teórica, na qual são ministradas palestras sobre o ciclo de vida do mosquito, além de informações sobre a doença e formas de prevenção. 

Mosquitão - Também com intuito de alertar sobre o riscos da dengue, o estande da Secretária de Saúde expõe uma escultura de um mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, com mais de 2 metros de diâmetro. 

Ao termino do Salão, a obra, ainda não batizada, passará pelas escolas municipais para contribuir na conscientização de professores e estudantes. O trabalho é assinado pelo artista plástico e performer niteroiense José Francisco Abreu.

Inclusão digital
Para conscientizar professores e estudantes sobre a importância da inclusão digital, foi organizado uma série de eventos durante o Salão da Leitura. Foram oferecidos aos visitantes da sala Mário Lago atividades como quiz interativos, navegação livre, oficinas e orientação de pesquisa na internet para adultos.

A terceira edição do Salão da Leitura de Niterói, que acontece no Caminho Niemeyer, com atrações a partir das 10 horas, vai até o próximo sábado, dia 30. O Teatro Popular ganhou três estruturas, uma delas de 2.100 m2, para abrigar estandes, palcos e auditórios, além de praça de alimentação e teatro.

Fonte : O Fluminense

Comentários

Populares

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Câncer de próstata mata 48 homens por dia no Brasil; atendimento por causa da doença cresce entre jovens

                        Administrador de empresas, Luciano foi diagnosticado com câncer de próstata em 2022 — Foto: Arquivo Pessoal Luciano Ferreira, de 50 anos, só foi ao médico porque estava prestes a perder o plano de saúde. Procurava resolver um problema no estômago, mas saiu do consultório com outro pedido de exame: o PSA, marcador usado para rastrear o câncer de próstata. O tumor foi descoberto em 2022, ainda no início e, poucos meses depois, Luciano passou por cirurgia para retirar a próstata, a prostatectomia radical. Não precisou de quimioterapia nem radioterapia. “Tive sorte e diagnóstico precoce. Estou há três anos em remissão (sem sinal da doença). Hoje entendo que exame de rotina não é exagero, é cuidado com a vida”, resume. Crescimento entre homens mais jovens 📊 Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de atendimentos por câncer de próstata em homens com até 49 anos cresceu 32% entre 2020 e 2024, passand...

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Crioablação: Nova técnica em teste para tratar o câncer de mama usa congelamento; entenda

Crioablação, em teste do Hospital de Amor de Barretos, usa congelamento em tumores de até 2 cm na mama — Foto: Reprodução/EPTV O Hospital de Amor em Barretos (SP) é um dos dez centros de saúde no estado de São Paulo a participar de um estudo de fase 3, ou seja, em larga escala, que testa uma nova técnica de combate ao câncer de mama. A pesquisa avalia a eficácia da crioablação, procedimento que utiliza temperaturas extremamente baixas para congelar e destruir as células responsáveis pelo tumor no seio. O Hospital do Coração (HCor), em São Paulo (SP), é o principal responsável pelo estudo e conta com a participação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Hospital da Mulher, Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), Faculdade de Medicina de Jundiaí e Hospital Santa Marcelina, além do Hospital de Barretos, entre outras unidades. Até agora, os estudos anteriores demonstraram resultados promissores e seguros, principalmente para pacientes com tumores ...