Pular para o conteúdo principal

Terceira edição do Salão da Leitura de Niterói começa nesta sexta 0

Com mais de 100 atrações e abordagem de escala nacional, nova edição do projeto literário vai englobar personalidades de todo o Brasil

No último trimestre do ano passado, produtos de entretenimento e cultura tiveram um aumento nas vendas de 1,3% em comparação ao terceiro semestre de 2011, de acordo com dados do IBGE. Entre os produtos mais vendidos, o livro era um deles. Mesmo que tímida, a venda de livros digitais para tablet’s e smartphones também reforça a inserção do brasileiro no hábito da leitura. Para discutir e refletir os rumos da literatura brasileira, acontece, a partir desta sexta-feira, a terceira edição do Salão da Leitura de Niterói. O evento, que tem apoio da prefeitura municipal, acontece, em sua maior parte, no Teatro Popular de Niterói e propõe discutir, apresentar e informar o público sobre a cultura literária brasileira.

Desde a primeira edição, que ocorreu em 2006, o evento se propôs a ter uma nova edição a cada dois anos, contudo, em 2010, ele foi adiado por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade, voltando, agora, em 2012. Ao contrário das duas edições anteriores, a nova edição do projeto vai englobar personalidades ligadas às letras e temas não apenas restritos à cidade de Niterói.

“Nossa ideia para este ano foi dar um caráter mais amplo ao Salão da Leitura. Isto é, torná-lo mais nacional. Para isso, chamamos nomes como Maria Bethânia, Adriana Calcanhoto, Antonio Torres, o antropólogo Roberto Da Matta, os escritores Ruy Castro, Affonso Romano de Sant´anna, entre muitos outros. Claro, também teremos escritores e artistas de Niterói, como Bia Bedran”, diz o produtor do evento, João Carlos Carino.

O convite a artistas como Maria Bethânia e Adriana Calcanhoto não foi por acaso. Ambas são consideras grandes nomes dentro da Música Popular Brasileira e já ganharam prêmios nacionais e internacionais por seus trabalhos. Adriana, inclusive, já lançou um projeto voltado para crianças, o Adriana Partimpim, que reunia canções de várias gerações de compositores. Já Bethânia transita entre a religião e a cultura nordestina, trazendo em suas músicas a realidade do povo brasileiro e uma predisposição já declarada pela poesia em sua obra.

Sobre a programação deste ano, Carino revela que o salão vai contar, ainda, com quadros diversificados para atrair a atenção do público.

“Os temas são muito abrangentes. Desde o lançamento de um livro, passando por uma palestra, indo para uma mesa de debates, shows para o público infantil e adulto. Levaremos crianças e professores da rede escolar municipal e também das escolas particulares. Para os adulto, teremos o ‘Café Literário’ e o ‘Conversa Em Conversa’, na parte da tarde. Pela manhã, teremos o “Contando e ouvindo histórias”, enumera o produtor.

Cidadania
Para o curador do Salão da Leitura, o Doutor em Literatura, Júlio Diniz, o conceito do evento estimula a cultura e a arte, além de exprimir um compromisso social.

“A proposta do 3º Salão da Leitura de Niterói tem como eixo principal um conceito imprescindível ao desenvolvimento de qualquer sociedade – cidadania. A palavra, de tão usada, parece às vezes sem força suficiente para expressar a importância de seu conteúdo como concepção, valor e prática. O pleno exercício da cidadania é o único caminho possível de construção de uma sociedade plural, justa e tolerante, ou seja, fundamento de uma vida democrática”, explica.

Segundo ele, a leitura não se restringe ao ato de ler um jornal, uma revista ou um livro.

“O conceito de leitura, nos dias atuais, significa a ampliação de seu uso para distintas linguagens artísticas, práticas estéticas e comunicação cotidiana. Por acreditarmos no valor simbólico e na força da leitura como transformação social, convidamos escritores, educadores, intelectuais, artistas e pensadores importantes para, juntos, conversarmos sobre temas relevantes do mundo atual. Serão mais de 100 atividades que levarão ao público reflexão, entretenimento e prazer”, acrescenta.

Serviço: O Teatro Popular fica na Avenida Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro. Entrada franca. Livre.

Fonte : O Fluminense

Comentários

Populares

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Câncer de próstata mata 48 homens por dia no Brasil; atendimento por causa da doença cresce entre jovens

                        Administrador de empresas, Luciano foi diagnosticado com câncer de próstata em 2022 — Foto: Arquivo Pessoal Luciano Ferreira, de 50 anos, só foi ao médico porque estava prestes a perder o plano de saúde. Procurava resolver um problema no estômago, mas saiu do consultório com outro pedido de exame: o PSA, marcador usado para rastrear o câncer de próstata. O tumor foi descoberto em 2022, ainda no início e, poucos meses depois, Luciano passou por cirurgia para retirar a próstata, a prostatectomia radical. Não precisou de quimioterapia nem radioterapia. “Tive sorte e diagnóstico precoce. Estou há três anos em remissão (sem sinal da doença). Hoje entendo que exame de rotina não é exagero, é cuidado com a vida”, resume. Crescimento entre homens mais jovens 📊 Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de atendimentos por câncer de próstata em homens com até 49 anos cresceu 32% entre 2020 e 2024, passand...

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Crioablação: Nova técnica em teste para tratar o câncer de mama usa congelamento; entenda

Crioablação, em teste do Hospital de Amor de Barretos, usa congelamento em tumores de até 2 cm na mama — Foto: Reprodução/EPTV O Hospital de Amor em Barretos (SP) é um dos dez centros de saúde no estado de São Paulo a participar de um estudo de fase 3, ou seja, em larga escala, que testa uma nova técnica de combate ao câncer de mama. A pesquisa avalia a eficácia da crioablação, procedimento que utiliza temperaturas extremamente baixas para congelar e destruir as células responsáveis pelo tumor no seio. O Hospital do Coração (HCor), em São Paulo (SP), é o principal responsável pelo estudo e conta com a participação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Hospital da Mulher, Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), Faculdade de Medicina de Jundiaí e Hospital Santa Marcelina, além do Hospital de Barretos, entre outras unidades. Até agora, os estudos anteriores demonstraram resultados promissores e seguros, principalmente para pacientes com tumores ...