Pular para o conteúdo principal

Entenda o anticoncepcional masculino que funcionará como ‘vasectomia reversível’

Quase seis décadas após a comercialização da pílula anticoncepcional, em 1960, que abriu portas à revolução sexual feminina, um novo contraceptivo pode trazer avanços ao dividir a responsabilidade entre o casal. Só que, dessa vez, é direcionado aos homens. A promessa é que o “Vasalgel” esteja no mercado a partir de 2018, mas já vem levantado a curiosidade de muitos. Nos últimos dias, uma matéria do EXTRA de 2014, que explicava o anticoncepcional masculino, voltou a ser muito compartilhada nas redes sociais.

— Não chega a ser uma pílula masculina, funciona como uma vasectomia reversível. É uma ideia bem atraente, mas ainda é cedo para dizer, porque só foram feitos estudos em animais — explica Eduardo Bertero, chefe do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia.



O remédio, diferente da pílula, não leva hormônios e não exige que o homem faça uso diariamente: uma injeção única faria efeito por longo período. Comparado à vasectomia, o novo método parece ter a preferência dos homens: 87,3% disseram que prefeririam o Vasalgel, mesmo se o produto não fosse reversível, segundo uma pesquisa conduzida pela organização que investe na sua produção, a Parsemus Foundation.

— A vasectomia, embora 100% eficaz, é tabu, muitos homens têm medo de ficar impotente, embora isso não seja verdade — diz o médico.

Segundo a Parsemus, a indústria farmacêutica “não tem interesse em um medicamento com efeitos de longo prazo”. Esse seria um dos motivos para que, mesmo com o avanço da ciência, até hoje ainda não se tenha criado um contraceptivo masculino. Eduardo destaca que os produtos testados até hoje falharam:

— O grande dilema da pílula masculina é que os medicamentos já testados interrompiam a fertilidade do homem, mesmo quando ele parava com o uso.



O Vasalgel é inspirado no Risug, tecnologia da Índia em fase de testes avançados que também utiliza gel injetado nos vasos deferentes, mas com outra fórmula. Há, ainda, mais contraceptivos para homens em fase de teste. Um deles é a gendarussa, planta que poderia interromper a fertilização impedindo que o espermatozoide libere uma enzima capaz de romper o óvulo.

Outro, menos avançado, é o “clean sheets pill” (“pílula dos lençóis limpos”, em português), que impede que o homem ejacule na hora do orgasmo. Esse último, porém, é polêmico: 20% dos homens disseram, a uma pesquisa americana, que não usariam “de jeito nenhum” o método, por acreditarem que um orgasmo sem ejaculação não seria tão prazeroso. Outros 60% disseram que precisam saber mais sobre este contraceptivo.

Benefícios também para as mulheres

A psicóloga e sexóloga Priscila Junqueira afirma que a revolução do anticoncepcional masculino favoreceria até o relacionamento entre o casal.

— O homem poderia ir para a relação mais tranquilo e a mulher teria a liberdade de decidir não entupir seu corpo com hormônio — diz a especialista, que afirma que a responsabilidade recair só sobre a mulher é um resquício do machismo: — É muito fácil falarem que não querem ter o filho, mas não usam a camisinha e jogam a responsabilidade todinha na mulher.

O risco, segundo Tomás Accioly, chefe do serviço de Urologia do Hospital Federal da Lagoa, é que o homem abandone o uso do preservativo, aumentando os riscos de o contrair doenças sexualmente transmissíveis (DSTs):

— O perigo disso seria diminuir o uso da camisinha. A coisa já está complicada com a juventude achando que só acontece com os outros.

Comentários

Populares

UFF Responde: Sífilis

  Outubro é marcado pela campanha nacional Outubro Verde, que visa combater a sífilis e a sífilis congênita no território brasileiro. Segundo o Boletim Epidemiológico sobre a doença, divulgado pelo Ministério da Saúde, revelou que, entre 2021 e 2022, a taxa de detecção de casos de sífilis cresceu 23%, enquanto a detecção em gestantes aumentou 15%. O aumento dos casos gera preocupação entre os especialistas. Neste UFF Responde, convidamos a professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), Sandra Costa Fonseca, para esclarecer detalhes sobre a doença, meios de prevenção e de tratamento. O que é Sífilis? Como podemos identificar os sintomas? Sandra Costa Fonseca:   A sífilis é uma infecção sistêmica de evolução crônica, causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão é predominantemente sexual e em gestantes pode ocorrer a transmissão vertical para o feto (sífilis congênita). Quando não tratada, progride ao longo dos anos por vários ...

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Câncer de mama em homens: doença causa cerca de 230 mortes a cada ano no Brasil; saiba os sinais

  O câncer de mama é o principal tipo de câncer que acomete as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Entretanto, o que pouca gente sabe é que esse tipo de tumor também pode se desenvolver em homens. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 1% dos casos da doença ocorrem em homens, o que corresponde a cerca de 750 casos por ano no Brasil. — Temos que lembrar que o câncer de mama não é exclusivo das mulheres e pode acontecer nos homens — diz o cirurgião oncológico e mastologista Juliano Rodrigue da Cunha, diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). No entanto, a falta de informação sobre a doença e os sinais de alerta podem levar a diagnósticos em estágios tardios, quando o tratamento é mais difícil. Dados do DataSUS mostram que, nos últimos cinco anos, o Brasil registrou uma média de 230 mortes anuais por câncer de mama em homens. — Os homens são mais negligentes com a saúde de forma geral. Quando falamos em rastreamento ou ...

Dengue: sorotipo 3 registra aumento no país e preocupa especialistas; entenda impactos

  Os casos de dengue ligados ao sorotipo 3 dispararam no Brasil, especialmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Amapá e Paraná. Segundo dados do Ministério da Saúde, esse crescimento foi mais evidente nas últimas semanas de dezembro de 2024, quando o chamado sorotipo DENV3 começou a se espalhar de forma mais significativa, representando 31,8% dos casos no Amapá, 28,7% em São Paulo, 18,2% em Minas Gerais e 9,3% no Paraná. Esses estados lideram a circulação do DENV3, que tem mostrado um crescimento preocupante em comparação com os outros sorotipos predominantes, como o DENV1 e o DENV2 (entenda mais abaixo). E segundo infectoligistas ouvidos pelo g1, essa taxa de crescimento acende um alerta para o serviço de saúde de todo o país já que o avanço do DENV3 pode levar a um cenário alarmante, com um aumento expressivo no número de casos em um curto prazo. E tudo isso após um ano já marcado por recordes de diagnósticos, como foi 2024. "Agora, com seu retorno, o risco de infecção c...

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar ...