Pular para o conteúdo principal

Campanha arrecada 200 doações de cabelo para mulheres com câncer



A campanha “Amor em cada Fio” realizada no dia (21), no Huap reuniu muitas pessoas que quiseram contribuir com o objetivo que era arrecadar as mechas de cabelo para a confecção de perucas para mulheres que passam por tratamento quimioterápico. A ação organizada pela Liga Acadêmica de Medicina da UFF e Trote Cultural em parceria com a Associação de Amigos da Mama (Adama) conseguiu arrecadar 200 mechas de cabelo.
Depois de preencher uma ficha autorizando a doação de cabelo os voluntários faziam o corte, pela equipe de profissionais do Espaço Juliana Paes. Mariana Paes, coordenadora da rede de salões, ficou muito feliz em participar da campanha. “Estamos muito satisfeitos de participar desse projeto social em meio a toda a violência que o nosso país está vivendo. Poder ajudar essas mulheres a levantar sua autoestima é algo muito gratificante. Tomou uma proporção maior do que a gente esperava”, afirma.
Alunos de diversos cursos participaram da campanha. O estudante de engenharia de telecomunicações Rafael Barros, acha que se pintar faz parte do trote, mas que essa iniciativa de poder ajudar o próximo também é muito importante “Eu já tinha uma amiga que fazia esse tipo de doação, mas eu ainda não tinha tido oportunidade. Hoje depois de deixar meu cabelo crescer por dois anos, decidi fazer a doação”.
Moradora de Magé, A administradora Monica Tavares, veio acompanhada do filho e do sobrinho para fazer a doação. “Eu soube da campanha pelas redes sociais, trouxe um cabelo que eu já tinha cortado e vou cortar mais um pedaço hoje. Meu filho que não tem o tamanho de cabelo suficiente para a doação trouxe leite em pó. Incentivo ele desde pequeno a participar dessas ações”.
Maria Eduarda Carvalho, residente de farmácia também doou o cabelo duas vezes. “Eu sempre tenho a vontade de cortar o cabelo, mas não em vão. Como surgiu a campanha eu trouxe um pedaço que já tinha em casa e também vou cortar aqui”.
Camilla Figueiroa, aluna de medicina e uma das organizadoras do evento estava empolgada com o alcance da campanha. “O trote cultural conscientiza os alunos desde o início da faculdade a ajudar o próximo. Estamos muito felizes e emocionados com a repercussão e envolvimento da comunidade acadêmica e de toda a população, e pretendemos dar continuidade Essa foi só a 1ª edição”, acrescentou.
A ação também recebeu doações de leite em pó e suplementos que foram encaminhados à Comissão de Aids através da Associação de Colaboradores do Hospital Universitário Antonio Pedro ( Achuap )  e à Unidade de Atendimento Oncológico do Huap. Durante o evento foram feitas orientações sobre "Prevenção e cuidados na saúde da mulher".
Projeto trote cultural
O Projeto Trote Cultural UFF foi criado há 17 anos na Universidade Federal Fluminense com a finalidade de receber os novos universitários com atividades socioculturais. Implantado em 2001 com a proposta de se tornar uma alternativa ao trote tradicional, o projeto incentiva o respeito à vida, à pessoa e ao meio ambiente. O trabalho conta com a participação de veteranos e dos calouros que ingressam nos diversos cursos de graduação. As atividades são propostas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelos Diretórios Acadêmicos (DAs) e realizadas no início de cada período letivo.

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Janeiro Branco

 Saúde mental em foco aqui na Universidade com o Janeiro Branco. 💙 O movimento criado propositalmente no primeiro mês do ano amplia a perspectiva de discussão sobre saúde mental e reforça a necessidade de ações de prevenção, que estimulem a qualidade de vida de todos.  Aqui na UFF, diferentes ações institucionais corroboram com esse propósito. Confira: ▶ Projeto Gato em teto de zinco quente: voltado para as grandes dificuldades psíquicas apresentadas por estudantes e egressos da UFF, e, também, pelas crianças e jovens do COLUNI. Para marcação, ligar: 2629-2664 ou 998117129. Mais informações: subjetividadefeuff@gmail.com ▶ Projeto Saúde e Bem estar da UFF: disponibiliza escuta psicológica para servidores e estudantes. Saiba mais em (21) 96743-8502 ou sabegra.uff@gmail.com. Siga o perfil @sabegra.uff ▶ SPA da Escola de Psicologia: disponibiliza vagas para atendimento psicoterápico à comunidade de Niterói. Oferece também espaços de cuidado grupal com a Oficina Vivências Negras, somen

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Destaque UFF

  Mais um projeto da UFF que vem para somar na cidade de Niterói. Com foco no turismo responsável, o Observatório do Turismo de Niterói (ObservaTur Niterói) busca monitorar a atividade turística da região visando à geração de empregos, implementação de políticas públicas e outros investimentos no setor.  O projeto, elaborado pela nossa Universidade em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói e a Fundação Euclides da Cunha (FEC), envolve docentes e estudantes de graduação e pós.  Como destaca o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a cidade sorriso tem um grande potencial turístico. ""A UFF está atuando junto ao município para cooperar neste processo de recuperação dos efeitos da pandemia, para que Niterói avance e se torne referência para todo o estado"". Leia a matéria completa do #DestaquesUFF  no link https://bit.ly/3FaRxBT