Umidade e altas temperaturas: este é o ambiente ideal para a proliferação de fungos, os principais causadores das micoses. As duas manifestações mais comuns da doença que ataca as unhas dos pés e das mãos são a onicomicose e a candidíase.
— As lesões provocadas pela onicomicose apresentam, em geral, sinais como o espessamento da unha, aumento da fragilidade (unhas quebradiças), distorções na forma, perda do brilho natural e escurecimento. No caso da candidíase, o primeiro sintoma é uma vermelhidão que se desloca para o chamado leito ungueal, a parte abaixo das unhas das mãos e dos pés — explica Luciana Maluf, dermatologista e consultora de beleza da Condor.
Pessoas que precisam higienizar as mãos várias vezes ao dia, como profissionais da saúde e da limpeza, e aquelas que têm contato com produtos químicos correm mais risco de terem candidíase nas unhas da mão, por causa do excesso de contato com a água. Segundo Regina Schechtman, Coordenadora do Departamento de Micologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a micose nas unhas dos pés são mais comuns.
— Com o uso de calçados fechados, praticamente quase todo mundo vai adquirir, uma vez na vida, a onicomicose. É muito fácil se contaminar quando você usa o sapato de outra pessoa ou o mesmo calçado em dias seguidos.
Enquanto o problema não é tratado de maneira adequada, a infecção da unha continua. Ao detectar os sintomas da micose nas unhas, é importante ir o mais rápido possível ao dermatologista.
— A maioria das receitas caseiras eliminam só a bactéria e não o fungo. É importante não se automedicar para não camuflar o agente da micose e prejudicar o tratamento.

Fonte: Jornal Extra
Comentários
Postar um comentário