Pular para o conteúdo principal

Inscrições abertas para diversos cursos 'lato sensu'

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) iniciou 2019 com inscrições abertas para diversos cursos lato sensu. Especialização, atualização, aperfeiçoamento são algumas das modalidades oferecidas. Acesse a Plataforma SigaLS e confira todos os cursos que seguem com inscrições abertas. Confira, abaixo, a lista de cursos disponíveis.
Especialização
Gestão da Atenção Básica
Inscrições: até 23 de janeiro

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD (CDEAD) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC), abre processo seletivo para o Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica, na modalidade à distância. O objetivo do curso é especializar professores, técnicos, conselheiros e gestores da educação pública, qualificando-os para a formulação de Projetos de Investimentos no âmbito da Educação, para enfrentar problemas pedagógicos, administrativos e técnicos, envolvendo a análise situacional, de riscos e a estruturação de um plano operativo, que englobe a necessidade de recursos, as estratégias para a implantação de ações, os resultados esperados e seus respectivos indicadores de avaliação, de modo que os investimentos sejam sustentáveis. O curso é coordenado pela pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz), Luisa Regina Pessoa.

Cuidados Paliativos com ênfase na APS
Inscrições: até 8 de fevereiro

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca está com inscrições abertas, até dia 8 de fevereiro, para o Curso de Especialização em Cuidados Paliativos com Ênfase na Atenção Primária - 2019. O curso é destinado a profissionais de nível superior da área de Saúde, com prioridade para aqueles que atuam na Atenção Primária da rede pública. Seu objetivo é capacitar profissionais da área de saúde para a assistência em cuidados paliativos, em uma perspectiva interdisciplinar com ênfase na Atenção primária. São ofertadas 25 vagas, sendo 3 para ações afirmativas. A especialização tem coordenação de Valeria Lino, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Marcos Besserman Vianna e Ernani Costa Mendes, ambos do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP.

Gestão e Tecnologias do Saneamento 2019
Inscrições: até 22 de fevereiro

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) torna pública as normas para o processo de seleção do Curso de Especialização em Gestão e Tecnologias do Saneamento 2019, na modalidade presencial. São ofertadas 30 vagas, sendo 24 para candidatos de ampla concorrência, 3 para ações afirmativas e 3 para candidatos estrangeiros. As inscrições estão abertas até o dia 22 de fevereiro. Sob a coordenação geral do pesquisador Paulo Roberto de Abreu Bruno e coordenação da pesquisadora Rosália Maria Borges de Oliveira, o curso se destina aos profissionais de nível superior com atuação ou interesse nas áreas de Saneamento e Saúde Ambiental.

Aperfeiçoamento
Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana
Inscrições: até 18 de janeiro

O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cesteh/ENSP/Fiocruz), em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria - Rio Grande do Sul, está com inscrições abertas, até 18 de janeiro, para o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, na modalidade presencial. Ao todo, 25 vagas estão disponíveis. O curso tem por objetivo qualificar profissionais de saúde e de áreas afins para que possam contribuir na implantação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nos diferentes níveis de atuação, de forma intersetorial e interdisciplinar, buscando soluções para os problemas concretos das relações entre saúde, trabalho e ambiente. Coordenado pelas pesquisadoras do Cesteh, Maria Cristina Strausz e Letícia Pessoa Masson, busca capacitar profissionais para o planejamento, organização e avaliação de ações na área de Saúde do Trabalhador e Saúde Ambiental com ênfase em ações intersetorias de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Antropometria aplicada à avaliação nutricional em serviços de saúde
Inscrições: até 15 de fevereiro

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para o Curso de Qualificação Profissional em Antropometria aplicada à avaliação nutricional em serviços de saúde. Oferecido em nível de aperfeiçoamento, na modalidade presencial, o curso tem o objetivo de capacitar e treinar profissionais de saúde para aferir medidas antropométricas com qualidade em indivíduos das diversas etapas da vida. O curso intenciona, ainda, fomentar a visão crítica quanto ao uso da antropometria como um procedimento gerador de informações indispensáveis para a atenção à saúde do indivíduo e da coletividade

Atualização
Curso sobre prevenção de doenças crônicas não transmissíveis
Inscrições: até 25 de janeiro

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) torna públicas as normas para o processo de seleção para as vagas de alunos do curso Prevenindo Doenças Crônicas não Transmissíveis: Tabaco, Álcool, Alimentação Inadequada e Inatividade Física - 2019, de qualificação profissional em nível de atualização, na modalidade presencial. Os objetivos do curso são: conhecer a importância dos fatores de risco envolvidos nas doenças crônicas não transmissíveis com particular ênfase nos fatores passíveis de prevenção através de políticas públicas e conhecer o marco teórico da prevenção e promoção da saúde, suas principais estratégias e impacto de programas multidisciplinares em diversos contextos com ênfase no tabaco, álcool, atividade física e hábitos alimentares saudáveis.

Oficinas Clínicas Sobre o Cuidado: qualificação profissional
Inscrições: até 12 de fevereiro

Estão abertas as inscrições para o Curso de Qualificação Profissional Oficinas Clínicas Sobre o Cuidado: Narrando Casos e (Re) construindo sentidos para o Trabalho em Saúde, desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O curso objetiva ajudar para a compreensão e (re) construção de sentidos acerca das questões ligadas à dimensão (inter) subjetiva do trabalho em saúde e da produção do cuidado.

Fundamentos da Experiência Psicanalítica
Inscrições: até 31 de janeiro

Estão abertas as inscrições para o curso de Atualização em Fundamentos da Experiência Psicanalítica, coordenado pela pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Clarice Gatto. O curso tem por objetivo contribuir para uma perspectiva crítica ante a práxis que se exerce nos espaços institucionais de trabalho, além de propiciar aos participantes uma reflexão sobre os conceitos fundamentais na abordagem do trabalho clínico da psicanálise e fornecer referências teóricas que orientem as ações na atenção à saúde, em especial, na saúde dos trabalhadores em ambulatórios da rede pública de saúde. Ao todo, 15 vagas estão disponíveis, para profissionais de nível superior que articulem o exercício de seu trabalho (clínico) ao saber da psicanálise, especialmente: médicos, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros e terapeutas ocupacionais.

Fonte: Fiocruz

Comentários

Populares

UFF Responde: Hanseníase

  A hanseníase carrega um histórico marcado por preconceito e exclusão. Por décadas, pacientes foram afastados do convívio social, confinados em colônias devido ao estigma em torno da doença. Hoje, embora os avanços no diagnóstico e no tratamento tenham transformado essa realidade, o combate ao preconceito ainda é um desafio. No Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, neste ano celebrado em 26 de janeiro, a campanha do “Janeiro Roxo” reforça a importância da conscientização, do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento gratuito oferecido pelo SUS, que ajuda a desconstruir mitos e ampliar o acesso à saúde. Em 2023, de acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados 22.773 novos casos da doença no Brasil. Por isso, a Estratégia Nacional para Enfrentamento à Hanseníase, estabelecida para o período 2024-2030, trouxe metas importantes, como a capacitação de profissionais de saúde e a ampliação do exame de contatos, que visam à eliminação da hanseníase como problema de...

Morte de turista no Cristo Redentor: cardiologista explica como um desfibrilador poderia ter evitado a tragédia

  A morte do turista gaúcho Jorge Alex Duarte, de 54 anos, no Cristo Redentor, no último domingo, trouxe à tona a falta de estrutura para atendimentos de emergência em um dos principais cartões-postais do Brasil. Jorge sofreu um infarto fulminante logo após subir parte da escadaria do monumento, mas não havia socorristas nem um desfibrilador disponível no local. Para o cardiologista e professor do Curso de Medicina da Unig, Jorge Ferreira, o uso rápido do equipamento poderia ter feito toda a diferença no desfecho da tragédia. "O desfibrilador é o principal aparelho que precisa estar disponível em casos de parada cardíaca. Ele funciona como um relógio da sobrevida: a cada minuto sem atendimento, as chances de sobrevivência diminuem. Se o paciente tiver um ritmo chocável (quando é necessário um choque elétrico para voltar à normalidade), o desfibrilador pode aumentar significativamente as chances de salvá-lo", explica o médico, que também é coordenador do Laboratório de Habili...

Anvisa aprova 1ª insulina semanal do país para o tratamento de diabetes tipo 1 e 2

  A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (7) a primeira insulina semanal do mundo para o tratamento de pacientes com diabetes tipo 1 e 2. O medicamento insulina basal icodeca é comercializado como Awiqli e produzido pela farmacêutica Novo Nordisk, a mesma que produz Ozempic. A aprovação foi baseada nos resultados de testes clínicos que mostraram que o fármaco é eficaz no controle dos níveis de glicose em pacientes com diabetes tipo 1, alcançando controle glicêmico comparável ao da insulina basal de aplicação diária. Os pacientes que utilizarama insulina basal icodeca mantiveram níveis adequados de glicemia ao longo da semana com uma única injeção. O medicamento também demonstrou segurança e controle glicêmico eficaz, comparável ao das insulinas basais diárias, em pacientes com diabetes tipo 2. A insulina icodeca permitiu um controle estável da glicemia ao longo da semana com uma única injeção semanal, sendo eficaz em pacientes com diferentes ...

Vacina brasileira contra dengue estará no SUS em 2026, diz governo

  O governo anunciou, nesta terça-feira, a incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS) da primeira vacina brasileira contra a dengue de dose única, produzida pelo Instituto Butantan. Isso vai valer a partir de 2026. O imunizante será destinado para toda a faixa etária de 2 a 59 anos e será produzido em larga escala, de acordo com o governo. O anúncio foi feito em cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Segundo o governo, a partir do próximo ano, serão ofertadas 60 milhões de doses anuais, com possibilidade de ampliação do quantitativo conforme a demanda e a capacidade produtiva. Fonte: Jornal Extra

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...