
A perda de cabelo faz parte do processo de envelhecimento. Isso ocorre quando o fio atinge o seu estágio final do ciclo de crescimento e começa a cair, geralmente o cabelo novo nasce no mesmo folículo piloso, mas muitos fatores podem prejudicar o seu desenvolvimento. Estresse , alterações hormonais ou níveis de açúcar no sangue fora de controle, sinônimo de diabetes tipo 2 são as principais causas de prejuízos capilares. Os primeiros sinais de diabetes tipo 2 podem ser encontrados de três maneiras diferentes no couro cabeludo.
Os primeiros sinais de diabetes encontrados no cabelo podem incluir:
- Crescimento capilar prejudicado;
- Cabelo crescendo mais que o normal;
- A paralisação da formação de novos cabelos.
Um estudo publicado na revista científica National Library of Medicine, investigou as características do folículo piloso e se eles seriam um indicador de diabetes tipo 2. A pesquisa observou que o folículo piloso, como muitos outros órgãos, é suscetível a danos elevados no sangue (hiperglicemia). Isso é possível pela relação entre hiperglicemia e alopecia androgenética e a perda de cabelo de pacientes. O estudo descobriu que ter diabetes tipo 2 pode de fato afetar o folículo piloso, mas “ainda não é totalmente compreendido” o porquê.
Sintomas iniciais do diabetes tipo 2
Outras indicações precoces da condição podem incluir:
- Aumento da sede
- Micção frequente
- Fadiga
- Náusea e vômito
- Falta de ar
- Dor de estômago
- Odor de hálito frutado
- Uma boca muito seca
- Um batimento cardíaco rápido.
- Maneiras de aumentar o crescimento do cabelo
Alimentos ricos em biotina podem ajudar a aumentar o crescimento do cabelo.
Alimentos ricos em biotina incluem:
- ovos inteiros
- Fígado e rim
- Nozes, amêndoas e amendoins
- Salmão
- Abacate
- Batata doce
- Couve-flor
- Fermento.
É importante ter acompanhamento médico se estiver sofrendo com os primeiros sinais de diabetes tipo 2 ou simplesmente preocupado com a perda de cabelo recente. Especialistas afirmam que, fazendo as mudanças apropriadas, a perda de cabelo pode ser reduzida e até interrompida. Gerenciar medicações, dieta e estilo de vida, o paciente deve notar uma redução na perda de cabelo.
Fonte: Jornal Extra
Comentários
Postar um comentário