Papa Francisco: entenda o que são as almofadas nasais para oxigenoterapia, procedimento realizado pelo Pontífice no hospital
Hospitalizado há mais de uma semana, o Papa Francisco, de 88 anos, apresentou uma crise respiratória asmática de longa duração no último sábado que exigiu uma terapia de alto fluxo de oxigênio por meio de almofadas nasais, segundo o Vaticano. Ontem, a Santa Sé afirmou que a terapia continua.
A oxigenoterapia de alto fluxo é um tratamento indicado quando o paciente tem baixos níveis de oxigênio no corpo, segundo informações da Sociedade Torácica Americana. Isso porque o ar que se respira tem apenas 21% de concentração do oxigênio, o que é suficiente para um indivíduo saudável.
Porém, para aqueles com condições de saúde que estão afetando a absorção do gás essencial, como a grave pneumonia enfrentada pelo Pontífice, a técnica o fornece em um fluxo maior do que o normal.
De acordo com o Hospital de Pulmão St. Vincent, na Austrália, o oxigênio utilizado na terapia é aquecido a 37ºC e umidificado. Ele é fornecido ao pulmão por meio de um tubo inserido nas narinas, também chamado de cânula. O paciente respira normalmente pelo nariz durante o processo.
“A oxigenoterapia de alto fluxo ajuda a reduzir o esforço que o corpo precisa fazer para respirar. Ao diminuir o esforço da respiração e criar uma pequena quantidade de pressão positiva nas vias aéreas superiores, essa terapia ajuda a melhorar o fornecimento de oxigênio”, explica a instituição.
Fonte: Jornal Extra
Comentários
Postar um comentário